/

Covid-19 afunda aviação na China. Há bilhetes à venda por 13 dólares

Roman Pilipey / EPA

A aviação chinesa está a sofrer uma grande quebra devido ao novo coronavírus, havendo bilhetes de aviação à venda por 13 dólares.

À medida que o número de infetados e mortos aumenta, há cada vez menos pessoas nas ruas e mais em quarentena, situação que está a afetar os negócios e a economia chinesa.

Um dos negócios que está a ser muito afetado pela nova pneumonia é a aviação: depois de ter começado bem o ano, com uma maior procura do que os Estados Unidos, o setor viu agora grande parte dos passageiros a desaparecer, tal como escreve a Bloomberg.

De acordo com a mesma agência, o setor levou um enorme rombo, ficando mesmo, no fim de janeiro, mais pequeno do que o setor português.

A quebra na procura fez com que os preços dos bilhetes diminuíssem de forma significativa, havendo companhias aéreas a vender bilhetes a 13 dólares.

Este fim-de-semana, conta a Bloomberg, foram vendidos bilhetes entre Xangai e Chengdu, o equivalente a uma viagem entre as cidades norte-americanas de Nova Iorque e Nova Orleães a apenas 13 dólares mais dez de taxas (cerca de 20 e poucos euros).

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.980 mortos e infetou mais de 87 mil pessoas, de acordo com dados reportados por 60 países.

Das pessoas infetadas, mais de 41 mil recuperaram.

Além de 2.873 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas. Portugal tem dois casos positivos registados, não havendo registo de mortes.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”. A Direção-Geral da Saúde manteve o risco da epidemia para a saúde pública em “moderado a elevado”.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.