Costa confirma 6,9 milhões de doses. Vacinação será “universal e gratuita”

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro afirmou, esta quinta-feira, que Portugal autorizou a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a covid-19, uma medida à qual o Estado alocará 20 milhões de euros.

“A União Europeia (UE) coordenou uma aquisição conjunta para os diferentes países. Hoje, num Conselho de Ministros eletrónico, autorizámos a aquisição do primeiro lote de 6,9 milhões de vacinas. A UE selecionou seis das diversas vacinas que estão em desenvolvimento a nível mundial como as seis onde valia a pena investir”, disse António Costa, que falava em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, numa visita ao centro hospitalar local.

Também o comunicado do Conselho de Ministros Extraordinário entretanto divulgado refere que a autorização para o investimento é de 20 milhões de euros e que, desta forma, “o Estado português se associa assim à aquisição de vacinas contra a covid-19 no âmbito do procedimento europeu centralizado”.

Em Gaia, o primeiro-ministro, que esteve ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido, visitou as obras do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, empreitada que integra o Plano de Reabilitação Integrado e está dividida por fases sendo que, neste momento, está em conclusão a fase B, que representa um investimento de 13 milhões de euros em infraestruturas e dois milhões de euros em equipamentos.

Hoje é um dia importante porque demos um passo fundamental para podermos acreditar que está ao nosso alcance aquele dia fundamental sem o qual não podemos dar esta crise por ultrapassada, que é o dia em que há uma vacina desenvolvida pela ciência e produzida pela indústria, mas devidamente comercializada, distribuída e acessível à população”, disse o primeiro-ministro, acrescentando que caberá à DGS definir os critérios que serão utilizados para essa “vacinação progressiva, universal e gratuita“.

António Costa recordou, no entanto, que “até haver uma imunização geral da população ou um tratamento” é preciso estar preparado.

“Os otimistas acreditam que no final deste ano haverá os primeiros lotes. Os realistas têm de acreditar que os otimistas têm razão, mas temos de nos preparar para que assim possa não ser. Até haver uma imunização geral da população ou um tratamento para esta doença, temos de estar preparados para o pior para que o melhor se consiga fazer”.

“O vírus é muito novo e ninguém sabe muito bem como se comporta, mas uma coisa sabemos: os seres humanos adoecem mais no outono e no inverno do que na primavera e no verão. Temos de nos preparar”, disse o chefe do Governo, citado pelo semanário Expresso.

“O ano letivo não pode decorrer com as escolas encerradas, não podemos voltar a encerrar empresas porque isso significa milhares de postos de trabalho em risco e uma destruição coletiva da riqueza do país e do funcionamento da sociedade”, alertou ainda.

Na mesma visita, a ministra da Saúde anunciou também que foi aprovado, esta quarta-feira, um programa de 26 milhões de euros para criar insfraestruturas, até ao final do ano, nos serviços de cuidados intensivos dos hospitais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Cuidado com as vacinas, tanto para crianças como para adultos!

    Nem tudo o que é gratuito, assim como nem tudo o que é caro, é necessariamente bom!

    Assim como em princípio há vacinas boas para evitar doenças, também há as que são produzidas intencionalmente para provocar doenças em pessoas sãs. Por exemplo, eu e um familiar meu fomos testemunhas que assim é. Também na ciência há corrupção, como em qualquer outra área!

    Por isso, deve-se ter cuidado! É melhor não tomar! Mais depressa se pode morrer ou ganhar sérios problemas de saúde se se tomar!

    • “também há as que são produzidas intencionalmente para provocar doenças em pessoas sãs. Por exemplo, eu e um familiar meu fomos testemunhas que assim é.”

      Hahahahaaa…. muito bom!…

    • O crescente aumento de doenças autoimunes deve-se, em grande parte, a sermos bombardeados todos os dias com substâncias nocivas e que interagem com o nosso sistema imunitário, substâncias esses que estão incluídas as vacinas (leiam as bulas de cada uma delas). há ingredientes que entram diretamente na nossa corrente sanguínea, que nem sequer deveríamos ingerir, quanto mais injetar. E não me venham com essa treta de serem quantidades ínfimas. Têm efeito cumulativo, e muitos dos problemas só aparecem a longo prazo e nem sequer irão atribuir às vacinas, que foram dando ao longo da vida, excetuando aqueles que sentem os efeitos secundários logo após a vacinação.
      O meu corpo, a minha escolha. Não quero que me alterem ADN com vacinas que editam o mesmo, nem quero vírus criados em células diplóides humanas, AKA células de fetos abortados nos anos 60, cujo ADN se encontra alterado e com mutações muito graves, que pode dar cancro (só um exemplo de doença) a qualquer um que tome. Felizmente, não há muitas vacinas com este “ingrediente”.
      Só um aparte sobre o PNV – Portugal não tem a quantidade enorme e ridícula de vacinas a ministrar aos bebés, como nos EUA, mas para lá se caminha. Ainda estou à espera que me expliquem a verdadeira utilidade da vacina HBV num recém nascido, pois os bebés nascidos de uma mãe HBs Ag positiva deve-se administrar, nas primeiras 24 horas, uma dose de imunoglobulina específica anti HBV…
      Não sou anti vacinas, pois acredito na sua grande utilidade na prevenção, apenas sou contra ingredientes nocivos e aproveitam-se da ingenuidade da população em geral, pois acreditem que há muito médicos que se recusam a imunizar-se, mas muitos outros há que não conseguem ver além do “dogma”.

  2. Qual é a verdadeira intenção da comunidade científica em inventar ou provocar intencionalmente doenças víricas, dizendo que não são tratáveis com antivíricos, que é preciso tomar vacina, praticamente ao mesmo tempo que andou a espalhar que os que têm sangue RH negativo são descendentes híbridos de extraterrestres? Dado o diferente tipo de sangue, a ciência sabe da diferente perigosidade quando se contrai doenças infeciosas. Portanto, que pessoas concretamente é que a comunidade cientifica pretenderia intencionalmente debilitar ou matar, usando um conjunto de artifícios e pretextos todo ele cheio de mentiras?

    Eu, que tenho RH negativo, fui infetada com uma enorme quantidade de vírus com a (suposta) vacina da gripe A passadas algumas semanas de a tomar, e pelos vistos, mais gente também foi. Fiquei com uma gripe tão forte como nunca tive, e a um familiar meu, que tomou a vacina aquando eu, aconteceu o mesmo, mas, graças a Deus, passado algum tempo curou, sem tratamento.

    Ora, como eu sou RH negativo, e por esse motivo, segundo a comunidade científica, sou descendente híbrida de extraterrestres, tenho portanto a dizer, modéstia à parte, graças ao meu elevadíssimo grau de QI e de intuição – características dos da minha raça híbrida (conforme a comunidade científica afirma) – não apenas que é mentira que as infeções víricas, incluindo as causadas por coronavírus, não sejam todas elas tratáveis com medicamentos antivirais, como também sei que a comunidade científica e companhia limitada, que se puseram com toda essa mentira e maldade, são descendentes do cruzamento híbrido entre burro e égua, que, com o decorrer do tempo e após sucessivos cruzamentos, as mulas que não eram estéreis, deram origem a seres semelhantes a humanos, e que ocupam seus cargos porque os conseguiram com uma cunha – assim como as suas aprovações em exames e diplomas, os que os tenham- porque o seu QI é praticamente nulo.

    Aliás, pelo meu nome, vê-se logo que sou uma marciana pura. E já agora, também o meu nome foi escolhido por extraterrestres, remotamente, usando os seus poderes no espaço sideral de telepatia e controlo mentais sobre outros seres.

    • Estás a precisar seriamente de tratamento. O primeiro passo para a cura é acreditares que é possível. Não há de ser difícil acreditares, atendendo à prosa que aqui discorreste.

      • O meu poder telepático extraterrestre está a dizer-me que algo de errado se passa com este site. Por exemplo, a postagem deste comentário ao qual respondo, de alguém que se precipitou porque não entendeu a minha ironia própria de extraterrestre, sobre a linhagem extraterrestre, está errada, o que é estranho. O comentário não foi feito às 14:34 como aqui é visto, mas sim muito depois. Quem afirme o contrário mente, porque os meus poderes extraterrestres são reais.

RESPONDER

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …