Costa apanhado em quatro escutas a Matos Fernandes. Uma foi considerada suspeita

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro António Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, no âmbito do caso do hidrogénio verde. Um delas foi considerada suspeita.

Na semana passada, o semanário Expresso avançou que o Ministério Público (MP) teria intercetado conversas entre o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente, mas que o presidente do Supremo Tribunal tinha determinado a destruição de duas delas por ter entendido que não havia matéria ou indício criminal relevante.

Esta semana, o mesmo semanário adianta que Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a Matos Fernandes, sendo que uma delas foi considerada suspeita.

No dia 28 de dezembro de 2020, Costa telefonou a Matos Fernandes para falar sobre o negócio do lítio e do hidrogénio verde, que pode atrair para Portugal fundos europeus e investimentos de milhares de milhões de euros.

No telefonema, o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente falaram das negociações que estão a decorrer para definir a futura localização, conversações sobre uma refinaria de lítio, possíveis interessados no negócio e uma eventual parceria com Espanha.

Esta escuta entre Costa e Matos Fernandes foi validada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça que, apesar de considerar que não havia indícios de crime, cedeu à vontade do MP.

No mesmo despacho em que validou esta interceção telefónica, António Joaquim Piçarra mandou destruir outra em que o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente falavam sobre o apoio às famílias e às empresas no consumo de energia durante o confinamento.

Antes dessa, António Piçarra já tinha mandado destruir duas escutas: uma foi considerada meramente institucional e a outra pessoal, uma vez que Costa se queixava a Matos Fernandes dos efeitos do isolamento profilático e este se oferecia para lhe emprestar um livro.

O MP recorreu da decisão. O recurso vai ser apreciado pelo juiz conselheiro Nuno Gonçalves, um procurador de carreira que passou pelo Tribunal de Contas e foi representante do MP na Madeira.

Em novembro, a revista Sábado noticiou que Pedro Siza Vieira e João Galamba estavam a ser investigados sobre a atuação do Governo na promoção do hidrogénio verde, na sequência de uma denúncia recebida pelo Ministério Público no final de 2019.

Os governantes “são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no milionário projeto do hidrogénio verde para Sines”, estando em causa um dos maiores projetos que em 2020 foram selecionados para uma candidatura nacional a um estatuto de interesse comum da Comissão Europeia, que visa facilitar a obtenção de apoios ao financiamento.

A Sábado noticiou ainda que Siza Vieira e Galamba estiveram sob escuta, tendo o DCIAP negado que o ministro da Economia tivesse sido escutado. Desde então não houve desenvolvimentos sobre a candidatura portuguesa no quadro do hidrogénio.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Para além de incompetentes ainda são ladrões…
    O Sócrates tinha muitos defeitos mas incompetência não era seguramente um deles.

  2. Não é preciso procurar muito. Basta prender todos os súcialistas porque já foram corruptos, são neste momento corruptos e ainda vão ser corruptos no futuro. São duas condições mutuamente indisociaveis a de súcialista e a de corrupto!

  3. E preciso carradas de juízes para estarem atentos às manobras destes corruptos do governo. Estes gajos dão que fazer !

  4. A minha surpresa é não haver um único comentário dos avençados a tentar justificar e brabquear mais esta trapalhada. Estarão em isolamento profilático?

RESPONDER

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …