Costa apanhado em quatro escutas a Matos Fernandes. Uma foi considerada suspeita

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro António Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, no âmbito do caso do hidrogénio verde. Um delas foi considerada suspeita.

Na semana passada, o semanário Expresso avançou que o Ministério Público (MP) teria intercetado conversas entre o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente, mas que o presidente do Supremo Tribunal tinha determinado a destruição de duas delas por ter entendido que não havia matéria ou indício criminal relevante.

Esta semana, o mesmo semanário adianta que Costa terá sido intercetado em quatro das escutas feitas a Matos Fernandes, sendo que uma delas foi considerada suspeita.

No dia 28 de dezembro de 2020, Costa telefonou a Matos Fernandes para falar sobre o negócio do lítio e do hidrogénio verde, que pode atrair para Portugal fundos europeus e investimentos de milhares de milhões de euros.

No telefonema, o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente falaram das negociações que estão a decorrer para definir a futura localização, conversações sobre uma refinaria de lítio, possíveis interessados no negócio e uma eventual parceria com Espanha.

Esta escuta entre Costa e Matos Fernandes foi validada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça que, apesar de considerar que não havia indícios de crime, cedeu à vontade do MP.

No mesmo despacho em que validou esta interceção telefónica, António Joaquim Piçarra mandou destruir outra em que o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente falavam sobre o apoio às famílias e às empresas no consumo de energia durante o confinamento.

Antes dessa, António Piçarra já tinha mandado destruir duas escutas: uma foi considerada meramente institucional e a outra pessoal, uma vez que Costa se queixava a Matos Fernandes dos efeitos do isolamento profilático e este se oferecia para lhe emprestar um livro.

O MP recorreu da decisão. O recurso vai ser apreciado pelo juiz conselheiro Nuno Gonçalves, um procurador de carreira que passou pelo Tribunal de Contas e foi representante do MP na Madeira.

Em novembro, a revista Sábado noticiou que Pedro Siza Vieira e João Galamba estavam a ser investigados sobre a atuação do Governo na promoção do hidrogénio verde, na sequência de uma denúncia recebida pelo Ministério Público no final de 2019.

Os governantes “são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no milionário projeto do hidrogénio verde para Sines”, estando em causa um dos maiores projetos que em 2020 foram selecionados para uma candidatura nacional a um estatuto de interesse comum da Comissão Europeia, que visa facilitar a obtenção de apoios ao financiamento.

A Sábado noticiou ainda que Siza Vieira e Galamba estiveram sob escuta, tendo o DCIAP negado que o ministro da Economia tivesse sido escutado. Desde então não houve desenvolvimentos sobre a candidatura portuguesa no quadro do hidrogénio.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Para além de incompetentes ainda são ladrões…
    O Sócrates tinha muitos defeitos mas incompetência não era seguramente um deles.

  2. Não é preciso procurar muito. Basta prender todos os súcialistas porque já foram corruptos, são neste momento corruptos e ainda vão ser corruptos no futuro. São duas condições mutuamente indisociaveis a de súcialista e a de corrupto!

  3. E preciso carradas de juízes para estarem atentos às manobras destes corruptos do governo. Estes gajos dão que fazer !

  4. A minha surpresa é não haver um único comentário dos avençados a tentar justificar e brabquear mais esta trapalhada. Estarão em isolamento profilático?

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …