Supremo validou uma das escutas que apanhou Costa (acidentalmente) no caso do hidrogénio

António Cotrim / Lusa

Uma das escutas telefónicas entre o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente, interceptadas no âmbito do caso do hidrogénio, foi validada pelo Supremo Tribunal de Justiça e, por isso, vai integrar o processo judicial que ainda não tem arguidos.

Das três escutas telefónicas entre António Costa e José Matos Fernandes que foram interceptadas no domínio da investigação ao chamado caso do hidrogénio, apenas uma foi validada pelo Supremo Tribunal de Justiça, conforme avançam o Expresso e o Público.

As duas outras escutas foram consideradas irrelevantes para a investigação e deverão ser destruídas, embora o Ministério Público (MP) reclame que podem ser importantes, nomeadamente em eventuais recursos.

Caso do hidrogénio verde. António Costa apanhado em escutas

O processo judicial envolve suspeitas de corrupção e de tráfico de influências no âmbito do mega-projecto do hidrogénio em Sines.

Costa foi “apanhado acidentalmente” em conversas telefónicas com Matos Fernandes, o verdadeiro alvo das escutas, como aponta o Expresso.

Os dois políticos falavam da estratégia energética nacional e o teor das conversas será algo “normal entre dois governantes”, como sustenta o semanário.

Na conversa validada pelo Supremo, Costa perguntará ao ministro do Ambiente “onde se localizaria a refinaria de lítio“, ainda segundo o mesmo jornal.

No âmbito do caso, há suspeitas em torno das actuações de Matos Fernandes e de João Galamba, secretário de Estado da Energia que também já foi alvo de escutas.

O processo ainda não tem arguidos, segundo revelou a Procuradoria Geral da República.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Tem medo do Ventura e acusam-no de corrupto, bem não digo que não seja. Mas está visto que eles sabem, todos muito bem, o que é corrupção. A esquerda muito amiga do povo, nestes últimos 4 anos suportou um governo que mais enganou o povo. Pergunto eu onde está o ouro e o fundo de estabilização para suportar os trabalhadores num cenário como este. O apoio à família é reduzido e ainda contam que sejam as empresas a suportar, pois muito bem, o problema é que a maioria das empresas são familiares. PERDA DE RENDIMENTO foi o que tivemos nos últimos anos pelo governo dito de ESQUERDA. Mas tenham calma que temos um Afonso Henriques do PC com a sua bíblia na mão, A CONSTITUIÇÃO.

    VOLTA TROIKA ESTÁS PERDOADA

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …