Supremo validou uma das escutas que apanhou Costa (acidentalmente) no caso do hidrogénio

António Cotrim / Lusa

Uma das escutas telefónicas entre o primeiro-ministro e o ministro do Ambiente, interceptadas no âmbito do caso do hidrogénio, foi validada pelo Supremo Tribunal de Justiça e, por isso, vai integrar o processo judicial que ainda não tem arguidos.

Das três escutas telefónicas entre António Costa e José Matos Fernandes que foram interceptadas no domínio da investigação ao chamado caso do hidrogénio, apenas uma foi validada pelo Supremo Tribunal de Justiça, conforme avançam o Expresso e o Público.

As duas outras escutas foram consideradas irrelevantes para a investigação e deverão ser destruídas, embora o Ministério Público (MP) reclame que podem ser importantes, nomeadamente em eventuais recursos.

Caso do hidrogénio verde. António Costa apanhado em escutas

O processo judicial envolve suspeitas de corrupção e de tráfico de influências no âmbito do mega-projecto do hidrogénio em Sines.

Costa foi “apanhado acidentalmente” em conversas telefónicas com Matos Fernandes, o verdadeiro alvo das escutas, como aponta o Expresso.

Os dois políticos falavam da estratégia energética nacional e o teor das conversas será algo “normal entre dois governantes”, como sustenta o semanário.

Na conversa validada pelo Supremo, Costa perguntará ao ministro do Ambiente “onde se localizaria a refinaria de lítio“, ainda segundo o mesmo jornal.

No âmbito do caso, há suspeitas em torno das actuações de Matos Fernandes e de João Galamba, secretário de Estado da Energia que também já foi alvo de escutas.

O processo ainda não tem arguidos, segundo revelou a Procuradoria Geral da República.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Tem medo do Ventura e acusam-no de corrupto, bem não digo que não seja. Mas está visto que eles sabem, todos muito bem, o que é corrupção. A esquerda muito amiga do povo, nestes últimos 4 anos suportou um governo que mais enganou o povo. Pergunto eu onde está o ouro e o fundo de estabilização para suportar os trabalhadores num cenário como este. O apoio à família é reduzido e ainda contam que sejam as empresas a suportar, pois muito bem, o problema é que a maioria das empresas são familiares. PERDA DE RENDIMENTO foi o que tivemos nos últimos anos pelo governo dito de ESQUERDA. Mas tenham calma que temos um Afonso Henriques do PC com a sua bíblia na mão, A CONSTITUIÇÃO.

    VOLTA TROIKA ESTÁS PERDOADA

RESPONDER

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …