Siza Vieira e João Galamba terão estado sob escuta telefónica

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

O Ministério Público terá colocado sob escuta telefónica o ministro da Economia e o secretário de Estado da Energia, no âmbito do inquérito que investiga suspeitas de corrupção em torno das candidaturas aos negócios do hidrogénio verde.

As escutas telefónicas ao ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e ao secretário de Estado da Energia, João Galamba, são uma das notícias avançadas, esta quinta-feira, pela revista Sábado.

A mesma publicação avança que as escutas em questão, feitas no âmbito da operação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), decorreram durante a fase de pré-escolha das empresas candidatas aos negócios do hidrogénio verde.

Esta é, segundo a revista, a primeira vez que o Ministério Público coloca sob escuta membros de um Governo em funções, destacando que um deles (Siza Vieira) é, neste momento, o número dois do Executivo socialista.

Entretanto, no mesmo dia, o DCIAP negou que o ministro da Economia tenha sido alvo de escutas telefónicas. “Na sequência de uma notícia surgida na imprensa de hoje e relacionada com um inquérito a correr termos no DCIAP, ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, esclarece-se que o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital não foi alvo de interceções telefónicas”, esclarece numa nota à comunicação social, citada pelo semanário Expresso.

Na semana passada, a Sábado noticiou que os dois governantes estão a ser investigados no âmbito de um inquérito que investiga indícios de tráfico de influência e corrupção, entre outros crimes económico-financeiros, em torno dos negócios do hidrogénio verde.

A revista adiantou que ambos são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no projeto do hidrogénio verde para Sines. António Mexia e João Manso Neto, ex-administradores da EDP, são outros dos visados, assim como o administrador da Galp, Costa Pina.

Na altura, a Procuradoria-Geral da República confirmou que está a decorrer um inquérito no DCIAP sobre esta matéria, mas deixou claro que não tem arguidos constituídos.

Tanto Pedro Siza Vieira como João Galamba já avançaram com uma queixa-crime por denúncia caluniosa.

As candidaturas ao negócio do hidrogénio terminaram em julho deste ano e, segundo o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, foram apresentados 74 projetos que, após avaliação do Comité de Admissão de Projetos, foram reduzidos a uma lista de 37.

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, já destacou que ainda não há nenhuma aprovação de projeto, nem nenhum financiamento, tendo considerado que a denúncia  “é caluniosa e completamente infundada”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …