Caso do hidrogénio verde. António Costa apanhado em escutas

Hugo Delgado / Lusa

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça mandou destruir escutas em que o primeiro-ministro António Costa foi apanhado acidentalmente. O Expresso avança que o Ministério Público já recorreu da destruição.

O Ministério Público (MP) terá intercetado conversas entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do caso do hidrogénio verde. O alvo das escutas era este último.

Na mesma investigação, terão também sido ouvidos o secretário de Estado-adjunto e da Energia, João Galamba, e o ministro da Economia, Siza Vieira. Vários membros do Governo estarão a ser investigados, apesar de nenhum deles ter sido constituído arguido.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo semanário Expresso. As escutas em que Costa foi apanhado foram apreciadas pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Piçarra, uma vez que, sempre que um primeiro-ministro é visado numa interceção telefónica, a validade da mesma tem de ser apreciada pelo presidente do STJ.

António Piçarra mandou-as destruir por considerar que não tinham matéria ou indício criminal relevante. No entanto, o MP recorreu da decisão e agora será um juiz-conselheiro a decidir se são destruídas ou se se juntam ao processo.

O semanário escreve que, no total, foram duas as escutas que já foram apreciadas por António Piçarra, faltando ainda a decisão sobre uma terceira.

Em novembro, a revista Sábado noticiou Pedro Siza Vieira e João Galamba estavam a ser investigados sobre a atuação do Governo na promoção do hidrogénio verde, na sequência de uma denúncia recebida pelo Ministério Público no final de 2019.

Os governantes “são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no milionário projeto do hidrogénio verde para Sines”, estando em causa um dos maiores projetos que em 2020 foram selecionados para uma candidatura nacional a um estatuto de interesse comum da Comissão Europeia, que visa facilitar a obtenção de apoios ao financiamento.

A Sábado noticiou ainda que Siza Vieira e Galamba estiveram sob escuta, tendo o DCIAP negado que o ministro da Economia tivesse sido escutado. Desde então não houve desenvolvimentos sobre a candidatura portuguesa no quadro do hidrogénio.

O Expresso contactou o gabinete de António Costa, que disse “ignorar” qualquer escuta e “[agradeceu] a informação”. Já a Procuradoria-Geral da República não deu qualquer resposta ao jornal em tempo útil.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Claro… se o cabrão dissesse que tinha assassinado alguém, ou que tinha roubado milhões ao Estado, iam destruir a cassete/prova… muito bom, este nosso país. Temos cada vigarista…! Fosca-se!

  2. Que raio de estado de direito este em que a classe politica está sempre um degrau acima dos cidadãos comuns. Onde está a igualdade de tratamento perante a lei. Pais sem justiça independente nunca terá futuro.

  3. Ou são os JORNALISTAS a salvarem os interesses deste desgraçado povo, ou vai ficar tudo no fundo do baú sem ver a luz do dia e os corruptos ficaram sempre na sombra a sorri.
    Infelizmente já há poucos jornalistas com a coragem dos de antigamente. Talvez não mereçamos mais porque, ao fim e ao cabo, votamos sempre nos mesmos…

  4. Estou certo que a oposição será contundente com estes atos (ou não?) Não deixará passar em branco. A nossa oposição ao governo vê tudo. É omnipresente e omnipotente, (ou não?). É uma oposição forte que deixe os cidadãos tranquilos (ou não?). Acho que não.

  5. Estamos feitos. O dinheiro manda sempre mais. Seja qual for o governante, vigente ou candidato, se não cumprir com os favores que o meteram lá, salta fora da carroça em três tempos.

    Ou quando os candidatos aos cargos andam nas campanhas e romarias, o que acham que fazem as figuras da alta finança? Organizam almoçaradas para o beija mão dos candidatos! E deste amigalhismo só escapam os que não têm qualquer hipótese de lá chegar.

  6. No meu entender a razão das conversas era mudar de hidrogénio verde para hidrogénio vermelho com sede na catedral da 2ª circular, portanto tudo normal e nada de razão para desconfianças!

RESPONDER

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …