O presidente do Supremo Tribunal de Justiça mandou destruir escutas em que o primeiro-ministro António Costa foi apanhado acidentalmente. O Expresso avança que o Ministério Público já recorreu da destruição.
O Ministério Público (MP) terá intercetado conversas entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no âmbito do caso do hidrogénio verde. O alvo das escutas era este último.
Na mesma investigação, terão também sido ouvidos o secretário de Estado-adjunto e da Energia, João Galamba, e o ministro da Economia, Siza Vieira. Vários membros do Governo estarão a ser investigados, apesar de nenhum deles ter sido constituído arguido.
A notícia é avançada esta sexta-feira pelo semanário Expresso. As escutas em que Costa foi apanhado foram apreciadas pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Piçarra, uma vez que, sempre que um primeiro-ministro é visado numa interceção telefónica, a validade da mesma tem de ser apreciada pelo presidente do STJ.
António Piçarra mandou-as destruir por considerar que não tinham matéria ou indício criminal relevante. No entanto, o MP recorreu da decisão e agora será um juiz-conselheiro a decidir se são destruídas ou se se juntam ao processo.
O semanário escreve que, no total, foram duas as escutas que já foram apreciadas por António Piçarra, faltando ainda a decisão sobre uma terceira.
Em novembro, a revista Sábado noticiou Pedro Siza Vieira e João Galamba estavam a ser investigados sobre a atuação do Governo na promoção do hidrogénio verde, na sequência de uma denúncia recebida pelo Ministério Público no final de 2019.
Os governantes “são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no milionário projeto do hidrogénio verde para Sines”, estando em causa um dos maiores projetos que em 2020 foram selecionados para uma candidatura nacional a um estatuto de interesse comum da Comissão Europeia, que visa facilitar a obtenção de apoios ao financiamento.
A Sábado noticiou ainda que Siza Vieira e Galamba estiveram sob escuta, tendo o DCIAP negado que o ministro da Economia tivesse sido escutado. Desde então não houve desenvolvimentos sobre a candidatura portuguesa no quadro do hidrogénio.
O Expresso contactou o gabinete de António Costa, que disse “ignorar” qualquer escuta e “[agradeceu] a informação”. Já a Procuradoria-Geral da República não deu qualquer resposta ao jornal em tempo útil.
Claro… se o cabrão dissesse que tinha assassinado alguém, ou que tinha roubado milhões ao Estado, iam destruir a cassete/prova… muito bom, este nosso país. Temos cada vigarista…! Fosca-se!
Eu já por aqui disse diversas vezes que ainda iremos ver o ministro do ambiente num banco de réus daqui a uns anos…
E só ministros larápios! O português não se incomoda com esta corja? Não há um pingo de vergonha com estes gatunos.
Não se esqueçam de mim!
??????????
Em quem podemos acreditar?
São umas atras das outras.
É esse o nosso maior problema …. não temos alternativas
E como sempre, o que ira acontecer? Nada!
Que raio de estado de direito este em que a classe politica está sempre um degrau acima dos cidadãos comuns. Onde está a igualdade de tratamento perante a lei. Pais sem justiça independente nunca terá futuro.
Ou são os JORNALISTAS a salvarem os interesses deste desgraçado povo, ou vai ficar tudo no fundo do baú sem ver a luz do dia e os corruptos ficaram sempre na sombra a sorri.
Infelizmente já há poucos jornalistas com a coragem dos de antigamente. Talvez não mereçamos mais porque, ao fim e ao cabo, votamos sempre nos mesmos…
Estou certo que a oposição será contundente com estes atos (ou não?) Não deixará passar em branco. A nossa oposição ao governo vê tudo. É omnipresente e omnipotente, (ou não?). É uma oposição forte que deixe os cidadãos tranquilos (ou não?). Acho que não.
Fosca-se. Se fosse outro partido que estivesse a governar, já estava com apenas 18% das intenções de voto. Os portugueses estarão bem da cabeça?
O Natal fez-lhes/fez-nos muito mal.
Quem é o presidente? Um tipo pequenino dos tempos dos socas44??
Não sei. Quem é?
É o indiano PM que, praticamente também manda no ingénuo Presidente da República.
Ele é um Zé das Golas mais escuro, e corrupto.
Estamos feitos. O dinheiro manda sempre mais. Seja qual for o governante, vigente ou candidato, se não cumprir com os favores que o meteram lá, salta fora da carroça em três tempos.
Ou quando os candidatos aos cargos andam nas campanhas e romarias, o que acham que fazem as figuras da alta finança? Organizam almoçaradas para o beija mão dos candidatos! E deste amigalhismo só escapam os que não têm qualquer hipótese de lá chegar.
No meu entender a razão das conversas era mudar de hidrogénio verde para hidrogénio vermelho com sede na catedral da 2ª circular, portanto tudo normal e nada de razão para desconfianças!
Então e onde estão as escutas para os portugueses também poderem fazer o seu julgamento?
As escutas foram destruídas como fazia o pintainho monteiro com tudo o que dizia respeito ao socas44 e sua matilha.
Foram mesmo? Está certo…??
Como sempre somos todos iguais mas os políticos são sempre mais “iguais” que os outros…