O corte nos salários dos políticos continua em 2020

Mário Cruz / Lusa

O corte de 5% sobre o vencimento mensal bruto dos titulares de cargos políticos vai manter-se em 2020, avança o Expresso esta quarta-feira, dando conta que esta redução foi aplicada pela primeira vez por José Sócrates.

Em causa estão os salários do Presidente da República, do Presidente da Assembleia da República, do primeiro-ministro, bem como dos membros do Governo e dos deputados da Assembleia da República, detalha o semanário.

O primeiro-ministro, António Costa, e o líder do PSD, Rui Rio, já defenderam publicamente o fim deste corte, que reúne pouca popularidade entre a opinião pública. Ainda assim, a redução de 5% nos vencimentos vai continuar a vigorar em 2020.

“Tenho confiança de que ao longo da próxima legislatura esse último corte irá desaparecer. Acho que é importante para devolver normalidade ao quadro remuneratório também dos políticos”, disse o líder do Executivo socialista em entrevista ao Expresso no Verão passado, recordando que as que estão já concluídas as reposições para os restantes trabalhadores e pensionistas.

O líder social democrata partilha da mesma opinião. “Entendo que, uma vez que já acabaram com os cortes todos, só falta um, então deve-se acabar mesmo com os cortes todos. Não tenho dúvidas sobre isso. Pode ser muito impopular, mas é a minha convicção”, disse à época Rui Rio, em resposta a António Costa.

A proposta de Orçamento de Estado para 2020, que Mário Centeno apresentou esta terça-feira, não tem qualquer referência a este tema, o que significa que os cortes se mantêm.

Tal como escreve o Expresso, que ouviu fonte do Ministério das Finanças, a redução foi definida por lei e, a ser revertida, terá de ser também por lei. Resta saber se o Governo pretende ou não fazer a reposição num outro ano da legislatura.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O corte devia de ser de 50% e não de 5%. O que a grande maioria dos deputados fazem e NADA é o mesmo. Deviam também de reduzir o numero de deputados para METADE. Para quê tanto deputado num país que não mais é do que um quintal.

  2. Coitados esqueceram de por um zero, mas o povo desculpa.
    Pronto réctifiquem o erro sim 50% é o minimo, podia ser mais, mas valá para a próxima é o ordenado minimo, não merecem mais.
    E já agora era reduzir os deputados em vez dos 230 cigarras era só preciso 150 no máximo, porque as 230 cantam muito alto e assim o som ficava mais baixo,,,
    Coitados, e não deveriam ter o cartão de saúde, dado que deveriam ir como a maioria do povo aos Hospitais Públicos e Centros de Saúde, porque assim viam a miséria nos Hospitais nos corredores e casas de banho e Centros de Saúde, para ter médico no dia tens que estar á porta ás 5 horas da manhã!
    E ainda o vosso almoço custa 3€ na Assembleia da Répública,porque o povo paga o resto!

  3. ” reúne pouca popularidade entre a opinião pública ”
    NÃO NÃO, TUDO O QUE SEJA CORTES NOS VENCIMWNTOS DOS POLÍTICOS AGRADA À OPINIÃO PÚBLICA !!!

RESPONDER

Boston Consulting Group eleita para elaborar o plano de reestruturação da TAP

A Boston Consulting Group foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP, anunciou esta quarta-feira o presidente do Conselho de Administração do grupo, Miguel Frasquilho, numa carta aos colaboradores a …

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …