Coronavírus faz primeira morte em Espanha. Trata-se de um doente mal diagnosticado

Franck Robichon / EPA

As autoridades da Comunidade Valenciana confirmaram esta terça-feira a morte, em 13 de fevereiro, de um homem contagiado pelo novo coronavírus, a primeira vítima mortal por Covid-19 em Espanha, um caso só conhecido agora após uma investigação retrospetiva.

A informação foi confirmada em conferência de imprensa pela conselheira de Saúde (secretária regional) valenciana, Ana Barceló, adiantando que a causa da morte foi uma pneumonia de origem desconhecida ligada ao novo coronavirus.

O jornal espanhol El País precisa que a autópsia ao corpo confirmou agora que o doente estava infetado com o novo coronavírus.

Esta é a primeira morte relacionada com o novo coronavírus em Espanha, que regista 150 casos da doença, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde.

A região com mais casos, 49, é a de Madrid, 15 estão localizados na Catalunha e outros 15 em Valência, 13 no País Basco e também 13 na Andaluzia, 10 na Cantábria, oito em Castela e Leão, sete em Castela-Mancha e mais sete nas Canárias, seis na Extremadura, três em A Rioja, dois nas ilhas Baleares, um nas Astúrias e também um em Navarra.

Há ainda 211 pessoas em isolamento doméstico no País Basco por terem tido contacto com pessoas infetadas, das quais 100 são profissionais de saúde.

Número de mortes sobe para 79 em Itália

As autoridades de Itália confirmaram esta terça-feira o registo até agora de 79 mortes causadas pelo novo coronavírus naquele país, mais 27 casos mortais em relação ao balanço oficial divulgado na segunda-feira.

O chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, informou ainda, que o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus em Itália situa-se neste momento nos 2.263 casos, contra os 2.036 casos anunciados na segunda-feira.

Entre o número total de vítimas mortais, 55 foram verificadas na região de Lombardia, que engloba Milão, a capital económica do país, que é a zona de Itália mais afetada pelo surto do novo coronavírus.

A Itália é o país europeu mais afetado com casos de Covid-19, o nome atribuído pela Organização Mundial Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus que foi detetado pela primeira vez no final do ano em Wuhan, na província de Hubei (centro da China).

A epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infeções graves respiratórias como pneumonia, causou até à data mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo quatro em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Quatro casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetados quatro casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …

MP investiga “festa covid” que terá gerado contágio entre estudantes do Politécnico da Guarda

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com o …

Não é só Vieira. Trio de capitães do Benfica também quer Jesus

O Correio da Manhã (CM) escreve esta quarta-feira que o trio de capitães do Benfica - Jardel, André Almeida e Pizzi - querem ver Jorge Jesus de volta ao leme da equipa encarnada, depois da …

Conhecer a dieta dos pinguins pode ajudar a salvar vida marinha

Conhecendo melhor a dieta dos pinguins, os cientistas ficam capacitados com mais ferramentas para salvar vida marinha. Uma equipa de investigadores fez grandes progressos nesse sentido. As águas do sudeste australiano são um hotspot das alterações …