Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está bem e que não foi operado

(h) KCNA

O Serviço Nacional de Informações da Coreia do Sul (NIS) acredita que o líder norte coreano, Kim Jong-un, está bem de saúde e não se submeteu recentemente a qualquer procedimento médico, como indicaram informações publicadas na última semana.

“Considera-se que Kim Jong-un não se submeteu a nenhuma operação ou procedimento médico relacionado com o coração”, explicou à agência Yonhap, o deputado do Partido Democrático, no poder, Kim Byung-kee, após participar numa reunião em sede de comissão parlamentar.

A reunião, no Parlamento de Seul, decorreu à porta fechada e contou com a presença de Suh Hoon, diretor dos serviços de informações.

Citando fontes anónimas, a imprensa sul coreana publicou várias notícias sobre uma eventual intervenção cirúrgica ao coração do líder do regime de Pyongyang e que justificava a ausência de Kim Jong-un em eventos públicos desde meados de abril.

A imprensa norte-coreana transmitiu esta semana e pela primeira vez em 21 dias imagens de Kim Jong-un.

Os representante do NIS disseram na comissão que mesmo um procedimento cardiovascular de caráter simples obrigaria a quatro ou cinco semanas de recuperação sendo que a ausência de Kim Jong-un só durou três semanas.

Kim Jong-un não fazia aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril.

Imagens de satélite mostravam movimentos recentes de barcos de luxo frequentemente usados por Kim Jong-un que sugeriram que o líder norte-coreano estivesse num resort costeiro. Além disso, uma semana antes, imagens de satélite mostravam o que se acreditava ser o comboio pessoal de Kim Jong-un estacionado numa estação reservada para o seu uso na vila de Wonsan.

Em 2014, durante 40 dias, não houve sinais de Kim Jong-un. As dúvidas terminaram quando surgiu de bengala na mão. Os meios estatais defenderem que sofria de uma “condição física desconfortável”.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.