Contas do ex-gestor de fortunas de Isabel dos Santos no EuroBic congeladas pela Justiça

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A Justiça portuguesa mandou congelar as contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o ex-gestor das fortunas de Isabel dos Santos no EuroBic, que se suicidou no mês passado.

As contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o gestor do EuroBic que foi encontrado morto no mês passado e que era gestor das fortunas de Isabel dos Santos no banco, foram congeladas pela Justiça portuguesa. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Jornal Económico, que explica que o bloqueio afeta a mulher do gestor falecido.

Nuno Ribeiro da Cunha foi encontrado sem vida no dia 23 de janeiro no Restelo, em Lisboa. O corpo foi encontrado numa garagem, com as autoridades a acreditarem que se tenha tratado de um suicídio por enforcamento.

O ex-gestor foi autor de algumas das transferências suspeitas da Sonangol que estão a ser atualmente investigadas pelo Ministério Público português e pela Justiça angolana.

O antigo diretor do private banking validou mais de 100 milhões de euros de operações de transferência bancária efetuadas da conta da Sonangol no EuroBic com destino a um offshore de uma empresa de consultoria no Dubai. A única acionista desta empresa era Paulo Oliveira, amiga de Isabel dos Santos, mas acredita-se que a verdadeira dona da empresa seja a filha de José Eduardo dos Santos.

Confrontado com o congelamento das contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o EuroBic recusou-se responder a qualquer tipo de questão.

Ainda esta semana, a Justiça portuguesa mandou congelar dezenas de contas bancárias de Isabel dos Santos e de empresas em que é titular de contas. As contas do seu marido, Sindika Dokolo, também foram congeladas naquele que é um esforço de cooperação entre as autoridades competentes de Angola e Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Neste assunto da isabel dos santos, só não compreendo porque é que o governo angolano protege tanto o manuel vicente. Afinal a isabel dos santos disse que quando foi para a sonangol o manuel vicente já tinha um esquema de corrupção montado nessa empresa. E na operação fizz o manuel vicente voltou a ser protegido de imediato pelo governo angolano impedindo que ele fosse julgado em Portugal.

RESPONDER

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …