Constitucional já notificou administradores da CGD para entregarem declarações

Lusa

-

O Tribunal Constitucional notificou esta quarta-feira os membros da administração da CGD para que entreguem as declarações de rendimentos, disse à Lusa fonte oficial do Palácio Ratton.

Questionada pela agência Lusa,  fonte oficial do Tribunal Constitucional respondeu que os serviços já iniciaram os procedimentos administrativos para notificar os novos administradores da Caixa a entregarem as suas declarações de rendimentos.

As notificações seguiram hoje de manhã para o novo grupo de administradores, na sequência de um plenário dos juízes conselheiros durante a tarde de terça-feira.

De acordo com a lei 4/83, os gestores, liderados por António Domingues, têm agora 30 dias para entregar os respetivos documentos.

Desde que assumiram funções, os gestores da CGD consideram que não estão obrigados a entregar estas declarações e muitos pensam mesmo demitir-se caso o tenham de fazer.

Nas últimas semanas, todos os partidos defenderam que estes administradores têm de apresentar as declarações, assim como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que apelou à necessidade da “transparência”.

Como porta-voz do Governo, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares também confirmou que estes gestores “têm de apresentar a declaração de rendimentos” porque não houve qualquer alteração na lei sobre esta matéria.

“Aos gestores da CGD não se aplica o estatuto de gestor público mas eles têm de apresentar a declaração de rendimentos porque a lei de 1983 (…) disse isso mesmo e essa não foi alterada e portanto há um conjunto de outras matérias, nomeadamente do ponto de vista remuneratório, que não se aplica”, afirmou Pedro Nuno Santos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A COP26 ainda não começou, mas parece condenada ao fracasso. Matos Fernandes está "pouco otimista"

Cimeira tem início a 31 de outubro, mas os sinais que chegam não são positivos, com muitos dos líderes e representantes dos principais países a apontar dedos aos que ainda não se comprometeram com metas …

Líder do CDS-PP compara Estado a centro comercial por devolver "míseros cêntimos" do combustível

Líder centrista anunciou que o CDS vai apresentar novamente no Parlamento uma proposta para acabar com o adicional dos produtos petrolíferos — algo que já tinham feito no passado, mas que mereceu o chumbo de …

Crescem os apelos a que o Reino Unido avance com o Plano B contra a covid, mas Governo continua reticente

Em público, o governo de Boris Johnson afirma que ainda não é tempo de apertar as medidas de combate à pandemia, mas em privado já está a ponderar como pode avançar com o Plano B. Depois …

Um telemóvel com redes sociais instaladas, como o Twitter e o LinkedIn

Disparam as ofertas de emprego que exigem vacinação contra a covid-19

Nos últimos dois meses, o número de ofertas de emprego que impõem como requisito de recrutamento a vacinação contra a covid-19 disparou. O LinkedIn avançou à revista Forbes que o número de ofertas que exigem vacinação …

ERSE prepara proposta sobre margens dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estará a ponderar avançar com uma proposta ao Governo sobre as margens de comercialização dos combustíveis. "A ERSE desencadeou de imediato todos os processos de operacionalização desta medida, dentro …

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Erdogan ameaça expulsar dez embaixadores que pediram libertação de Osaman Kavala

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pediu a libertação de Osaman Kavala em 2019 e o Conselho da Europa declarou que a Turquia tem até novembro para libertar o opositor do regime, sob pena …

PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022

A dois dias da votação na generalidade, Jerónimo de Sousa anuncia que o PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 na generalidade. Com o Bloco de Esquerda a votar contra, o PS …

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …