Conselho de Ministros aprova nomeação de Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

Manuel de Almeida / Lusa

António Sampaio da Nóvoa

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a nomeação de Sampaio da Nóvoa para a chefia da missão permanente de Portugal junto da UNESCO, depois de os diplomatas terem contestado esta escolha do Governo.

“Foi proposta a nomeação de António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa para a chefia permanente de Portugal junto da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)”, informa o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Esta decisão de escolher o professor e antigo candidato presidencial já tinha sido contestada, na terça-feira, pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, que manifestaram “completa surpresa e estranheza” perante esta escolha.

Os diplomatas pediram ao Governo que reconsiderasse esta escolha, mas o executivo garantiu então “que o processo seguirá o seu curso“.

Contactado pela Lusa, o presidente da assembleia-geral da associação, o embaixador Manuel Marcelo Curto considerou que “para um posto diplomático, nomeia-se um diplomata”.

Já na quarta-feira, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, sublinhou que quem escolhe os embaixadores é o Governo e “não uma classe profissional” e indicou que Sampaio da Nóvoa, nomeado para representar Portugal na UNESCO, será o único “embaixador político”.

“A nomeação de embaixadores que não são diplomatas, na tradição portuguesa, que é uma boa tradição, é absolutamente excecional. Com a sua nomeação, o professor Sampaio da Nóvoa será o único chefe de missão que não é diplomata”, afirmou então aos jornalistas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu também que “a tradição portuguesa é também reservar ou apenas indicar os chamados embaixadores políticos para organizações multilaterais como o Conselho da Europa, OCDE ou a UNESCO” e, “quando o têm feito vários governos, os resultados têm sido positivos”.

O Governo decidiu reabrir este posto, encerrado em 2012 pelo anterior executivo, na sequência da eleição do país para o conselho executivo deste organismo.

Em declarações à Lusa na semana passada, quando foi conhecida a decisão do executivo, Santos Silva sublinhou que esta escolha se deveu, entre outras razões, ao facto de o ex-reitor ser uma “autoridade internacionalmente reconhecida” na educação.

Para o ministro dos Negócio Estrangeiros, o convite do Governo ao professor assentou em “três razões essenciais”, nomeadamente a de ser “uma autoridade internacional” na educação, “uma das áreas fundamentais na missão da UNESCO”.

Além disso, o executivo entende que Sampaio da Nóvoa “combina a sua experiência como académico e perito nas áreas da educação e da ciência” com uma experiência “não menos relevante de gestão e direção em instituições culturais, científicas e académicas”, nomeadamente como reitor, durante vários mandatos, da Universidade de Lisboa.

Santos Silva também apontou a experiência do professor universitário na própria organização, para a qual tem trabalhado como perito.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes

Portimão "revoltado" com atraso no desconfinamento. Autarca do PS encosta Governo à parede

Portimão é um dos municípios forçados a um retrocesso no desconfinamento devido ao número de novos casos de covid-19 e a presidente da Câmara local, a socialista Isilda Gomes, não se conforma, criticando a "falta …

Com o concentrado vindo da Rússia, fábrica de Sintra pode produzir 400 milhões de vacinas por ano

Portugal pode entrar na linha de produção de vacinas contra a covid-19. Carlos Carreiras diz que a fábrica de Sintra consegue produzir 400 milhões de doses por ano, mas, para isso, a Rússia tem de …

Nova imagem de marca da Madeira

Meio milhão de euros por imagem com "erros" e ilegível. Polémica da nova marca Madeira no Parlamento

A nova imagem da marca Madeira está a criar uma onda de espanto e indignação. Tudo porque o novo logotipo que pretende promover o turismo no arquipélago é considerado confuso e pouco original, apesar de …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o telemóvel do Rúben bloqueia a baliza do São Garrido

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/farense-0-1-sporting-o-musical No primeiro dia de mais uma jornada do principal campeonato português de futebol, que em breve vai deixar de estar ligado a todos nós para passar a ter o nome só de quem ganha, houve …

Contar com Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz, é um "orgulho". Ventura deixa recado a Rio

Esta sexta-feira, na apresentação formal de vários candidatos às eleições autárquicas, o líder do Chega disse que acabou por concluir que Hugo Ernano é "uma escolha acertada e legítima". André Ventura confessou que pensou "muito antes …

Rússia responde aos Estados Unidos com expulsão de dez diplomatas

A Rússia anunciou que vai expulsar dez diplomatas norte-americanos em Moscovo, numa resposta à medida tomada pelos Estados Unidos no dia anterior. A Rússia anunciou, esta sexta-feira, que vai proibir a entrada no seu território aos …

Brasil recomenda adiar gravidez até a pandemia melhorar

O Brasil recomendou as mulheres do país a ponderarem o adiamento da gravidez durante a pandemia de covid-19. Em causa está a estirpe brasileira (P.1), que poderá ser mais agressiva em gestantes. O Governo brasileiro recomendou, …

Operação Marquês. Julgamentos de Salgado e Vara já têm juízes

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, vai ser julgado pelo coletivo presidido por Francisco Henriques, e Armando Vara, ex-ministro socialista, terá Rui Coelho como juiz. O juiz Ivo Rosa mandou esta sexta-feira para julgamento as acusações contra …

Arranca este sábado vacinação de quase 170 mil professores e não docentes

Este fim de semana, cerca de 170 mil professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário, trabalhadores das chamadas “respostas sociais”, que incluem creches, centros de atividades ocupacionais e …

Com o PS fora e a esquerda a mexer-se, lei de ocultação de riqueza está nas mãos de Rio

A estratégia de combate à corrupção deixou de fora a criminalização do enriquecimento ilícito, mas há um caminho alternativo. A proposta da Associação Sindical dos Juízes deixa cair o "enriquecimento ilícito" e avança com a …