Diplomatas contestam nomeação de Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A associação de Diplomatas fez, esta terça-feira, um apelo ao Governo para que reconsidere a nomeação de Sampaio da Nóvoa para embaixador da UNESCO.

Esta terça-feira, a Associação de Diplomatas reagiu à nomeação de Sampaio da Nóvoa como embaixador de Portugal junto do Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com “completa surpresa”.

Em comunicado enviado ao Expresso, a associação afirma que “o valor demonstrado pela diplomacia portuguesa possa ser suspenso pela nomeação de um embaixador político para um posto diplomático quando não existe um excecionalismo de circunstâncias que o pudesse vir a tentar sustentar”.

Para a Associação de Diplomatas, esta representação deve assentar “no exercício profissional do ofício diplomático”, que se aprende durante uma vida “dedicada ao serviço público”.

A nota termina, segundo o jornal, com um apelo por parte da associação ao Governo, para reconsiderar a intenção de nomear o ex-candidato à Presidência da República para o cargo.

A escolha do Governo, que incidiu em Sampaio da Nóvoa, foi revelada na passada sexta-feira. A nomeação aconteceu depois de Portugal ter sido eleito até 2021 para o conselho executivo da organização, e de a semana passada o ex-reitor, que não tem experiência na diplomacia, ter mostrado abertura para uma nova candidatura presidencial.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que a nomeação de Sampaio da Nóvoa assentava em três fatores.”A primeira é que o professor é uma autoridade internacionalmente reconhecida”, a segunda por ser um “perito nas áreas da Educação e da Ciência” e, por último, pelo conhecimento da própria atividade da UNESCO.

Pela UNESCO passaram “embaixadores ditos políticos” como Maria de Lurdes Pintassilgo, José Augusto Seabra, Manuel Maria Carrilho, e em breve António Sampaio da Nóvoa. Atualmente, o representante da delegação permanente de Portugal junto da UNESCO é o embaixador José Filipe Morais Cabral, que acumula com o de embaixador em Paris.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um palhaço político, seria de esperar.
    Autoridade internacionalmente reconhecida?, da onde?, perito na área da educação?, senhores ele era reitor e ninguém sabe como lá chegou, ou até se tem credenciais reconhecidas para o cargo,mas…

    • O senhor direito não será melhor que os esquerdalhos…
      Sim mais um tacho para um zé minguem que saio sei lá de onde…
      Não estou a defender qualquer cor o partido sobre tudo dois o PS e o PSD/CDS que são e covis de ladroeis e corruptos…

RESPONDER

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada na manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo com o …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …