Diplomatas contestam nomeação de Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A associação de Diplomatas fez, esta terça-feira, um apelo ao Governo para que reconsidere a nomeação de Sampaio da Nóvoa para embaixador da UNESCO.

Esta terça-feira, a Associação de Diplomatas reagiu à nomeação de Sampaio da Nóvoa como embaixador de Portugal junto do Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com “completa surpresa”.

Em comunicado enviado ao Expresso, a associação afirma que “o valor demonstrado pela diplomacia portuguesa possa ser suspenso pela nomeação de um embaixador político para um posto diplomático quando não existe um excecionalismo de circunstâncias que o pudesse vir a tentar sustentar”.

Para a Associação de Diplomatas, esta representação deve assentar “no exercício profissional do ofício diplomático”, que se aprende durante uma vida “dedicada ao serviço público”.

A nota termina, segundo o jornal, com um apelo por parte da associação ao Governo, para reconsiderar a intenção de nomear o ex-candidato à Presidência da República para o cargo.

A escolha do Governo, que incidiu em Sampaio da Nóvoa, foi revelada na passada sexta-feira. A nomeação aconteceu depois de Portugal ter sido eleito até 2021 para o conselho executivo da organização, e de a semana passada o ex-reitor, que não tem experiência na diplomacia, ter mostrado abertura para uma nova candidatura presidencial.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que a nomeação de Sampaio da Nóvoa assentava em três fatores.”A primeira é que o professor é uma autoridade internacionalmente reconhecida”, a segunda por ser um “perito nas áreas da Educação e da Ciência” e, por último, pelo conhecimento da própria atividade da UNESCO.

Pela UNESCO passaram “embaixadores ditos políticos” como Maria de Lurdes Pintassilgo, José Augusto Seabra, Manuel Maria Carrilho, e em breve António Sampaio da Nóvoa. Atualmente, o representante da delegação permanente de Portugal junto da UNESCO é o embaixador José Filipe Morais Cabral, que acumula com o de embaixador em Paris.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um palhaço político, seria de esperar.
    Autoridade internacionalmente reconhecida?, da onde?, perito na área da educação?, senhores ele era reitor e ninguém sabe como lá chegou, ou até se tem credenciais reconhecidas para o cargo,mas…

    • O senhor direito não será melhor que os esquerdalhos…
      Sim mais um tacho para um zé minguem que saio sei lá de onde…
      Não estou a defender qualquer cor o partido sobre tudo dois o PS e o PSD/CDS que são e covis de ladroeis e corruptos…

RESPONDER

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …