Diplomatas contestam nomeação de Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A associação de Diplomatas fez, esta terça-feira, um apelo ao Governo para que reconsidere a nomeação de Sampaio da Nóvoa para embaixador da UNESCO.

Esta terça-feira, a Associação de Diplomatas reagiu à nomeação de Sampaio da Nóvoa como embaixador de Portugal junto do Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com “completa surpresa”.

Em comunicado enviado ao Expresso, a associação afirma que “o valor demonstrado pela diplomacia portuguesa possa ser suspenso pela nomeação de um embaixador político para um posto diplomático quando não existe um excecionalismo de circunstâncias que o pudesse vir a tentar sustentar”.

Para a Associação de Diplomatas, esta representação deve assentar “no exercício profissional do ofício diplomático”, que se aprende durante uma vida “dedicada ao serviço público”.

A nota termina, segundo o jornal, com um apelo por parte da associação ao Governo, para reconsiderar a intenção de nomear o ex-candidato à Presidência da República para o cargo.

A escolha do Governo, que incidiu em Sampaio da Nóvoa, foi revelada na passada sexta-feira. A nomeação aconteceu depois de Portugal ter sido eleito até 2021 para o conselho executivo da organização, e de a semana passada o ex-reitor, que não tem experiência na diplomacia, ter mostrado abertura para uma nova candidatura presidencial.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que a nomeação de Sampaio da Nóvoa assentava em três fatores.”A primeira é que o professor é uma autoridade internacionalmente reconhecida”, a segunda por ser um “perito nas áreas da Educação e da Ciência” e, por último, pelo conhecimento da própria atividade da UNESCO.

Pela UNESCO passaram “embaixadores ditos políticos” como Maria de Lurdes Pintassilgo, José Augusto Seabra, Manuel Maria Carrilho, e em breve António Sampaio da Nóvoa. Atualmente, o representante da delegação permanente de Portugal junto da UNESCO é o embaixador José Filipe Morais Cabral, que acumula com o de embaixador em Paris.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um palhaço político, seria de esperar.
    Autoridade internacionalmente reconhecida?, da onde?, perito na área da educação?, senhores ele era reitor e ninguém sabe como lá chegou, ou até se tem credenciais reconhecidas para o cargo,mas…

    • O senhor direito não será melhor que os esquerdalhos…
      Sim mais um tacho para um zé minguem que saio sei lá de onde…
      Não estou a defender qualquer cor o partido sobre tudo dois o PS e o PSD/CDS que são e covis de ladroeis e corruptos…

RESPONDER

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …

Parlamento aprova renovação do estado de emergência. IL votou contra

O decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril foi aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento. De acordo com a rádio TSF, a renovação do estado …

Mesmo à porta fechada, PSG-Dortmund foi foco de contágio de coronavírus em Paris

O encontro da Liga dos Campeões entre PSG e Dortmund foi jogado à porta fechada, mas milhares de adeptos reuniram-se à porta do estádio. Este foi um grande foco de contágio de coronavírus em Paris. O …

Espanha pode estar a pagar os cortes da crise de 2008 (e arrisca atingir 25 mil mortes daqui a 15 dias)

O novo centro do coronavírus na Europa é Espanha, onde o número de mortes já ultrapassa as 9 mil. O país arrisca atingir as 25 mil mortes daqui a 15 dias se a tendência de …