Diplomatas contestam nomeação de Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

sampaiodanovoa2016 / Facebook

António Sampaio da Nóvoa

A associação de Diplomatas fez, esta terça-feira, um apelo ao Governo para que reconsidere a nomeação de Sampaio da Nóvoa para embaixador da UNESCO.

Esta terça-feira, a Associação de Diplomatas reagiu à nomeação de Sampaio da Nóvoa como embaixador de Portugal junto do Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com “completa surpresa”.

Em comunicado enviado ao Expresso, a associação afirma que “o valor demonstrado pela diplomacia portuguesa possa ser suspenso pela nomeação de um embaixador político para um posto diplomático quando não existe um excecionalismo de circunstâncias que o pudesse vir a tentar sustentar”.

Para a Associação de Diplomatas, esta representação deve assentar “no exercício profissional do ofício diplomático”, que se aprende durante uma vida “dedicada ao serviço público”.

A nota termina, segundo o jornal, com um apelo por parte da associação ao Governo, para reconsiderar a intenção de nomear o ex-candidato à Presidência da República para o cargo.

A escolha do Governo, que incidiu em Sampaio da Nóvoa, foi revelada na passada sexta-feira. A nomeação aconteceu depois de Portugal ter sido eleito até 2021 para o conselho executivo da organização, e de a semana passada o ex-reitor, que não tem experiência na diplomacia, ter mostrado abertura para uma nova candidatura presidencial.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, explicou que a nomeação de Sampaio da Nóvoa assentava em três fatores.”A primeira é que o professor é uma autoridade internacionalmente reconhecida”, a segunda por ser um “perito nas áreas da Educação e da Ciência” e, por último, pelo conhecimento da própria atividade da UNESCO.

Pela UNESCO passaram “embaixadores ditos políticos” como Maria de Lurdes Pintassilgo, José Augusto Seabra, Manuel Maria Carrilho, e em breve António Sampaio da Nóvoa. Atualmente, o representante da delegação permanente de Portugal junto da UNESCO é o embaixador José Filipe Morais Cabral, que acumula com o de embaixador em Paris.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais um palhaço político, seria de esperar.
    Autoridade internacionalmente reconhecida?, da onde?, perito na área da educação?, senhores ele era reitor e ninguém sabe como lá chegou, ou até se tem credenciais reconhecidas para o cargo,mas…

    • O senhor direito não será melhor que os esquerdalhos…
      Sim mais um tacho para um zé minguem que saio sei lá de onde…
      Não estou a defender qualquer cor o partido sobre tudo dois o PS e o PSD/CDS que são e covis de ladroeis e corruptos…

RESPONDER

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …