Sampaio da Nóvoa será único “embaixador político” português, garante Santos Silva

“A quem compete propor ao Governo as personalidades para chefiar missões” diplomáticas é o Governo, referiu Augusto Santos Silva, acrescentando que Sampaio da Nóvoa será o “único embaixador político” português.

O ministro dos Negócios Estrangeiros frisou esta quarta-feira que quem escolhe os embaixadores é o Governo e “não uma classe profissionais”, referindo-se à Associação de Diplomatas, acrescentando que Sampaio da Nóvoa, nomeado para representar Portugal na UNESCO, será o único “embaixador político” português.

Questionado sobre as críticas da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses à escolha do professor universitário para chefiar a representação permanente de Portugal junto da UNESCO, Augusto Santos Silva afirmou que “a nomeação de embaixadores que não são diplomatas, na tradição portuguesa, é absolutamente excecional“.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros referiu também que “a tradição portuguesa é reservar ou apenas indicar os chamados embaixadores políticos para organizações multilaterais como o Conselho da Europa, OCDE ou a UNESCO” e, “quando o têm feito vários governos, os resultados têm sido positivos”.

O professor Sampaio da Nóvoa será assim o “único chefe de missão que não é diplomata”.

Em relação às críticas da Associação de Diplomatas, que contestou a nomeação do professor universitário e pediu ao Governo para reconsiderar esta nomeação, Augusto Santos Silva disse que a “opinião é livre“, mas aponta o dedo à autoridade para o fazer.

“Lamento, mas a quem compete propor ao Governo as personalidades para chefiar missões é a mim próprio e o Governo depois propõe ao Presidente da República. É o Estado que escolhe os seus representantes, não é uma classe profissional”, sublinhou.

Além disso, Santos Silva rejeita por completa a ideia de que esta contestação pode prejudicar o desempenho de Sampaio da Nóvoa naquele cargo. “Um embaixador ou embaixadora responde é perante o Governo, não responde perante os seus pares”, frisou.

Santos Silva deixou claras as razões pelas quais Sampaio da Nóvoa foi o escolhido. “É uma autoridade internacionalmente reconhecida na educação e na ciência; tem experiência de gestão, de empenhamento cívico, de participação política, designadamente como reitor da Universidade de Lisboa, e porque ele próprio conhece pessoalmente o trabalho da UNESCO”, disse.

Não podíamos fazer melhor escolha“, concluiu o ministro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …