Sampaio da Nóvoa será único “embaixador político” português, garante Santos Silva

“A quem compete propor ao Governo as personalidades para chefiar missões” diplomáticas é o Governo, referiu Augusto Santos Silva, acrescentando que Sampaio da Nóvoa será o “único embaixador político” português.

O ministro dos Negócios Estrangeiros frisou esta quarta-feira que quem escolhe os embaixadores é o Governo e “não uma classe profissionais”, referindo-se à Associação de Diplomatas, acrescentando que Sampaio da Nóvoa, nomeado para representar Portugal na UNESCO, será o único “embaixador político” português.

Questionado sobre as críticas da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses à escolha do professor universitário para chefiar a representação permanente de Portugal junto da UNESCO, Augusto Santos Silva afirmou que “a nomeação de embaixadores que não são diplomatas, na tradição portuguesa, é absolutamente excecional“.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros referiu também que “a tradição portuguesa é reservar ou apenas indicar os chamados embaixadores políticos para organizações multilaterais como o Conselho da Europa, OCDE ou a UNESCO” e, “quando o têm feito vários governos, os resultados têm sido positivos”.

O professor Sampaio da Nóvoa será assim o “único chefe de missão que não é diplomata”.

Em relação às críticas da Associação de Diplomatas, que contestou a nomeação do professor universitário e pediu ao Governo para reconsiderar esta nomeação, Augusto Santos Silva disse que a “opinião é livre“, mas aponta o dedo à autoridade para o fazer.

“Lamento, mas a quem compete propor ao Governo as personalidades para chefiar missões é a mim próprio e o Governo depois propõe ao Presidente da República. É o Estado que escolhe os seus representantes, não é uma classe profissional”, sublinhou.

Além disso, Santos Silva rejeita por completa a ideia de que esta contestação pode prejudicar o desempenho de Sampaio da Nóvoa naquele cargo. “Um embaixador ou embaixadora responde é perante o Governo, não responde perante os seus pares”, frisou.

Santos Silva deixou claras as razões pelas quais Sampaio da Nóvoa foi o escolhido. “É uma autoridade internacionalmente reconhecida na educação e na ciência; tem experiência de gestão, de empenhamento cívico, de participação política, designadamente como reitor da Universidade de Lisboa, e porque ele próprio conhece pessoalmente o trabalho da UNESCO”, disse.

Não podíamos fazer melhor escolha“, concluiu o ministro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …