Comissão executiva da PT não aprovou nem discutiu aplicações na Rioforte

telecom.pt

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

A administração da Portugal Telecom (PT) esclareceu esta quinta-feira que as aplicações no papel comercial da Rio Forte, do Grupo Espírito Santo (GES), não foram aprovadas nem discutidas pelo conselho de administração e comissão executiva da operadora.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração “clarifica que, em relação às aplicações de tesouraria na Rio Forte Investments S.A., nem o conselho de administração nem a comissão executiva da PT aprovaram ou discutiram, antes das notícias veiculadas na comunicação social no final de junho, essas aplicações”.

Uma das dúvidas que fica é saber quem aprovou a subscrição de 897 milhões de euros na Rio Forte, empresa do Grupo Espírito Santo, que falhou o pagamento na data prevista.

Acrescenta ainda que “mandatou diretamente a PriceWaterhouseCoopers (PWC) para analisar, de forma independente, os procedimentos e atos relativos a este assunto até à data e realizar uma análise abrangente de todos os aspetos relevantes relacionados com as aplicações de tesouraria em entidades do Grupo Espírito Santo”.

Henrique Granadeiro apresentou esta quinta-feira, na reunião do conselho de administração, a renúncia a todos os cargos que mantém na empresa.

A sua demissão acontece um dia depois do ministro da Economia, António Pires de Lima, ter tecido duras críticas à atuação da administração da PT, no âmbito da crise do BES/Grupo Espírito Santo.

O investimento de quase 900 milhões de euros na Rioforte já tinha tido consequências, no âmbito da fusão entre a PT e a brasileira Oi.

A 29 de julho, num comunicado ao mercado, a Oi dava conta das novas etapas da operação de reorganização societária, depois de um novo acordo que acomodou a situação da PT ter investido na Rio Forte, e avançava que Granadeiro já não faria parte do conselho de administração da nova empresa resultante da fusão, cujo acordo inicial, divulgado em outubro de 2013, previa que fosse vice-presidente.

A assembleia geral de acionistas da PT está agendada para 08 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …