Comissão executiva da PT não aprovou nem discutiu aplicações na Rioforte

telecom.pt

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro na CE da PT

A administração da Portugal Telecom (PT) esclareceu esta quinta-feira que as aplicações no papel comercial da Rio Forte, do Grupo Espírito Santo (GES), não foram aprovadas nem discutidas pelo conselho de administração e comissão executiva da operadora.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração “clarifica que, em relação às aplicações de tesouraria na Rio Forte Investments S.A., nem o conselho de administração nem a comissão executiva da PT aprovaram ou discutiram, antes das notícias veiculadas na comunicação social no final de junho, essas aplicações”.

Uma das dúvidas que fica é saber quem aprovou a subscrição de 897 milhões de euros na Rio Forte, empresa do Grupo Espírito Santo, que falhou o pagamento na data prevista.

Acrescenta ainda que “mandatou diretamente a PriceWaterhouseCoopers (PWC) para analisar, de forma independente, os procedimentos e atos relativos a este assunto até à data e realizar uma análise abrangente de todos os aspetos relevantes relacionados com as aplicações de tesouraria em entidades do Grupo Espírito Santo”.

Henrique Granadeiro apresentou esta quinta-feira, na reunião do conselho de administração, a renúncia a todos os cargos que mantém na empresa.

A sua demissão acontece um dia depois do ministro da Economia, António Pires de Lima, ter tecido duras críticas à atuação da administração da PT, no âmbito da crise do BES/Grupo Espírito Santo.

O investimento de quase 900 milhões de euros na Rioforte já tinha tido consequências, no âmbito da fusão entre a PT e a brasileira Oi.

A 29 de julho, num comunicado ao mercado, a Oi dava conta das novas etapas da operação de reorganização societária, depois de um novo acordo que acomodou a situação da PT ter investido na Rio Forte, e avançava que Granadeiro já não faria parte do conselho de administração da nova empresa resultante da fusão, cujo acordo inicial, divulgado em outubro de 2013, previa que fosse vice-presidente.

A assembleia geral de acionistas da PT está agendada para 08 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …