Colapso do hospital de Penafiel provocou surto em Amarante

O colapso do hospital de Penafiel obrigou à transferência de pacientes para o hospital de Amarante, provocando um surto nesta unidade hospitalar que não estava preparada para receber doentes covid.

O Hospital Padre Américo, em Penafiel, atingiu o ponto de colapso, de tal forma que a Ordem dos Enfermeiros do Norte chegou mesmo a denunciar como sendo uma “situação insustentável”. No final do mesmo passado, a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.

“Isto para quatro enfermeiros. O conselho de administração tenta gerir, conseguiu um reforço de enfermeiros a meio da noite, mas não é humanamente possível (…). A tutela tem de tomar uma decisão importantíssima e olhar para este hospital, o mais preocupante a norte, de forma incisiva”, disse o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O número insuportável de casos obrigou o hospital de Penafiel a transferir pacientes para o hospital de Amarante. No entanto, este último é uma unidade de retaguarda, com uma urgência básica e apenas um serviço de internamento, esclarece o Expresso.

Desde o início da pandemia, o hospital de Amarante nem sequer aceitava infetados. Como tal, não tinha circuitos específicos para casos positivos nem formação para lidar com o novo coronavírus. Esta transferência repentina de pacientes criou um surto entre os doentes que já estavam no hospital de Amarante.

Em Penafiel, “os doentes começaram a acumular-se na urgência, amontoados, sem distância de segurança entre si” e ao lado de doentes com covid-19 esperavam outros ainda sem confirmação dos resultados.

De Penafiel para Amarante apenas eram transferidos pacientes com teste negativo. Todavia, enquanto aguardavam pelo resultado no caos do Hospital Padre Américo, acabavam por testar positivo à covid-19 mais tarde.

No dia 28 de outubro, a diretora clínica do hospital de Amarante foi informada de 11 casos positivos que anteriormente tinham tido teste negativo. Apenas um dia depois, mais “cerca de uma dezena” de casos foram confirmados.

A permanência de doentes positivos junto de doentes negativos na mesma ala gerou preocupação entre os enfermeiros desta unidade hospitalar.

“Na altura não existiam circuitos nessa ala, os enfermeiros não tinham recebido formação sobre os equipamentos de proteção individual e não sabiam como proceder”, explicou um médico de Amarante ouvido pelo Expresso.

“Os circuitos não eram viáveis. Era um mesmo corredor, os mesmos 
auxiliares”, confirmou a enfermeira de serviço do hospital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …