Colapso do hospital de Penafiel provocou surto em Amarante

O colapso do hospital de Penafiel obrigou à transferência de pacientes para o hospital de Amarante, provocando um surto nesta unidade hospitalar que não estava preparada para receber doentes covid.

O Hospital Padre Américo, em Penafiel, atingiu o ponto de colapso, de tal forma que a Ordem dos Enfermeiros do Norte chegou mesmo a denunciar como sendo uma “situação insustentável”. No final do mesmo passado, a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.

“Isto para quatro enfermeiros. O conselho de administração tenta gerir, conseguiu um reforço de enfermeiros a meio da noite, mas não é humanamente possível (…). A tutela tem de tomar uma decisão importantíssima e olhar para este hospital, o mais preocupante a norte, de forma incisiva”, disse o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O número insuportável de casos obrigou o hospital de Penafiel a transferir pacientes para o hospital de Amarante. No entanto, este último é uma unidade de retaguarda, com uma urgência básica e apenas um serviço de internamento, esclarece o Expresso.

Desde o início da pandemia, o hospital de Amarante nem sequer aceitava infetados. Como tal, não tinha circuitos específicos para casos positivos nem formação para lidar com o novo coronavírus. Esta transferência repentina de pacientes criou um surto entre os doentes que já estavam no hospital de Amarante.

Em Penafiel, “os doentes começaram a acumular-se na urgência, amontoados, sem distância de segurança entre si” e ao lado de doentes com covid-19 esperavam outros ainda sem confirmação dos resultados.

De Penafiel para Amarante apenas eram transferidos pacientes com teste negativo. Todavia, enquanto aguardavam pelo resultado no caos do Hospital Padre Américo, acabavam por testar positivo à covid-19 mais tarde.

No dia 28 de outubro, a diretora clínica do hospital de Amarante foi informada de 11 casos positivos que anteriormente tinham tido teste negativo. Apenas um dia depois, mais “cerca de uma dezena” de casos foram confirmados.

A permanência de doentes positivos junto de doentes negativos na mesma ala gerou preocupação entre os enfermeiros desta unidade hospitalar.

“Na altura não existiam circuitos nessa ala, os enfermeiros não tinham recebido formação sobre os equipamentos de proteção individual e não sabiam como proceder”, explicou um médico de Amarante ouvido pelo Expresso.

“Os circuitos não eram viáveis. Era um mesmo corredor, os mesmos 
auxiliares”, confirmou a enfermeira de serviço do hospital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …