Colapso do hospital de Penafiel provocou surto em Amarante

O colapso do hospital de Penafiel obrigou à transferência de pacientes para o hospital de Amarante, provocando um surto nesta unidade hospitalar que não estava preparada para receber doentes covid.

O Hospital Padre Américo, em Penafiel, atingiu o ponto de colapso, de tal forma que a Ordem dos Enfermeiros do Norte chegou mesmo a denunciar como sendo uma “situação insustentável”. No final do mesmo passado, a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados covid-19.

“Isto para quatro enfermeiros. O conselho de administração tenta gerir, conseguiu um reforço de enfermeiros a meio da noite, mas não é humanamente possível (…). A tutela tem de tomar uma decisão importantíssima e olhar para este hospital, o mais preocupante a norte, de forma incisiva”, disse o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O número insuportável de casos obrigou o hospital de Penafiel a transferir pacientes para o hospital de Amarante. No entanto, este último é uma unidade de retaguarda, com uma urgência básica e apenas um serviço de internamento, esclarece o Expresso.

Desde o início da pandemia, o hospital de Amarante nem sequer aceitava infetados. Como tal, não tinha circuitos específicos para casos positivos nem formação para lidar com o novo coronavírus. Esta transferência repentina de pacientes criou um surto entre os doentes que já estavam no hospital de Amarante.

Em Penafiel, “os doentes começaram a acumular-se na urgência, amontoados, sem distância de segurança entre si” e ao lado de doentes com covid-19 esperavam outros ainda sem confirmação dos resultados.

De Penafiel para Amarante apenas eram transferidos pacientes com teste negativo. Todavia, enquanto aguardavam pelo resultado no caos do Hospital Padre Américo, acabavam por testar positivo à covid-19 mais tarde.

No dia 28 de outubro, a diretora clínica do hospital de Amarante foi informada de 11 casos positivos que anteriormente tinham tido teste negativo. Apenas um dia depois, mais “cerca de uma dezena” de casos foram confirmados.

A permanência de doentes positivos junto de doentes negativos na mesma ala gerou preocupação entre os enfermeiros desta unidade hospitalar.

“Na altura não existiam circuitos nessa ala, os enfermeiros não tinham recebido formação sobre os equipamentos de proteção individual e não sabiam como proceder”, explicou um médico de Amarante ouvido pelo Expresso.

“Os circuitos não eram viáveis. Era um mesmo corredor, os mesmos 
auxiliares”, confirmou a enfermeira de serviço do hospital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …

Governo vai criar uma agência de emprego para pessoas com deficiência

O Governo vai criar uma agência de emprego para deficientes, um programa de investimento de apoio ao trabalho, mas também às empresas que contratem, que será de âmbito nacional e que deverá arrancar no primeiro …

Investigadores espanhóis descobrem nova estirpe do vírus num caso de reinfeção

Uma equipa de investigadores do serviço de Microbiologia e Doenças Infeciosas do Hospital Gregorio Marañón de Madrid descobriu que a reinfeção pelo novo coronavírus numa mulher teve origem numa estirpe diferente do SARS-CoV-2. O estudo baseia-se …