Cibercrime dispara em Portugal. “Já foi roubado muito dinheiro”

O cibercrime está aumentar em Portugal desde o início da pandemia de covid-19. Muitas pequenas e médias empresas (PME), por exemplo, já sofreram danos pesados.

Na semana passada, ficou a saber-se que a rede internacional de piratas informáticos Cyberteam atacou os serviços da EDP e da Altice Portugal. De acordo com a rádio TSF, estas são apenas duas das dezenas de empresas que foram atacadas este mês.

A rádio avança que na lista de vítimas também se encontram o Ministério da Saúde, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Portal das Finanças, o Ministério da Administração Interna (MAI), o Sporting, o Benfica, o Portimonense, a Universidade dos Açores e de Lisboa, a Caixa Agrícola, o BBVA Portugal, entre muitos outros.

“Já foi possível roubar muito dinheiro. Tem sido assustador“, diz à TSF Bruno Castro, fundador da Visionware, empresa especializada em segurança informática, cibercrime e ciberterrorismo. Em 15 anos no mercado, o especialista diz que nunca teve tanto trabalho como nos últimos dois meses.

“Estamos em trabalho contínuo. São fins-de-semana e noites para conseguir responder ao volume de pedidos de ajuda que temos recebido porque, efetivamente, tem havido um crescimento exponencial de ataques com sucesso, comparativamente ao que teríamos há três meses”.

Segundo a TSF, os ataques aumentaram devido ao crescimento do teletrabalho, na sequência da pandemia de covid-19. “Estamos completamente expostos às ameaças do mundo cibernauta, sem estarmos protegidos pelo ‘guarda-chuva’ da nossa empresa.

Como as empresas tiveram de se adaptar à pressa a este novo regime de trabalho, houve muitas pequenas e médias empresas (PME) que já sofreram danos pesados, onde já houve ataques “com cinco ou seis transferências de meio milhão de euros ao longo de semanas, que não foram detetadas até o banco avisar que já não havia saldo na conta”, exemplifica Bruno Castro.

As crianças são outro alvo, segundo o especialista em segurança informática. “Com a pandemia, é impossível dizer que não às crianças. Têm de continuar na Internet para acompanhar as aulas e comunicar com os amigos, mas os pais não devem baixar a guarda. Vamos ter muitos casos de crimes sobre crianças. Não tenho dúvidas sobre isso.”

A rádio diz que o grupo de hackers tem em marcha a chamada “Operação 25 de abril” e já anunciou que se apoderou de 86 bancos de dados desde o início de abril.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto não são “piratas informáticos” são mesmo bandidagem reles e sem escrúpulos devem mesmo ser tratados por sabujos chungosos os piratas informáticos atacam para combater e denunciar o que está mal no reino da internet.

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …