Cibercrime dispara em Portugal. “Já foi roubado muito dinheiro”

O cibercrime está aumentar em Portugal desde o início da pandemia de covid-19. Muitas pequenas e médias empresas (PME), por exemplo, já sofreram danos pesados.

Na semana passada, ficou a saber-se que a rede internacional de piratas informáticos Cyberteam atacou os serviços da EDP e da Altice Portugal. De acordo com a rádio TSF, estas são apenas duas das dezenas de empresas que foram atacadas este mês.

A rádio avança que na lista de vítimas também se encontram o Ministério da Saúde, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Portal das Finanças, o Ministério da Administração Interna (MAI), o Sporting, o Benfica, o Portimonense, a Universidade dos Açores e de Lisboa, a Caixa Agrícola, o BBVA Portugal, entre muitos outros.

“Já foi possível roubar muito dinheiro. Tem sido assustador“, diz à TSF Bruno Castro, fundador da Visionware, empresa especializada em segurança informática, cibercrime e ciberterrorismo. Em 15 anos no mercado, o especialista diz que nunca teve tanto trabalho como nos últimos dois meses.

“Estamos em trabalho contínuo. São fins-de-semana e noites para conseguir responder ao volume de pedidos de ajuda que temos recebido porque, efetivamente, tem havido um crescimento exponencial de ataques com sucesso, comparativamente ao que teríamos há três meses”.

Segundo a TSF, os ataques aumentaram devido ao crescimento do teletrabalho, na sequência da pandemia de covid-19. “Estamos completamente expostos às ameaças do mundo cibernauta, sem estarmos protegidos pelo ‘guarda-chuva’ da nossa empresa.

Como as empresas tiveram de se adaptar à pressa a este novo regime de trabalho, houve muitas pequenas e médias empresas (PME) que já sofreram danos pesados, onde já houve ataques “com cinco ou seis transferências de meio milhão de euros ao longo de semanas, que não foram detetadas até o banco avisar que já não havia saldo na conta”, exemplifica Bruno Castro.

As crianças são outro alvo, segundo o especialista em segurança informática. “Com a pandemia, é impossível dizer que não às crianças. Têm de continuar na Internet para acompanhar as aulas e comunicar com os amigos, mas os pais não devem baixar a guarda. Vamos ter muitos casos de crimes sobre crianças. Não tenho dúvidas sobre isso.”

A rádio diz que o grupo de hackers tem em marcha a chamada “Operação 25 de abril” e já anunciou que se apoderou de 86 bancos de dados desde o início de abril.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto não são “piratas informáticos” são mesmo bandidagem reles e sem escrúpulos devem mesmo ser tratados por sabujos chungosos os piratas informáticos atacam para combater e denunciar o que está mal no reino da internet.

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …