Depois da EDP, hackers ameaçam ataque de larga escala a 25 de abril (e deitar abaixo a rede da MEO)

A rede internacional de piratas informáticos, Cyberteam, que inclui um hacker português conhecido das autoridades, reivindicou o ataque aos serviços informáticos da EDP e ameaçou fazer um ataque de larga escala às empresas nacionais no dia 25 de abril.

De acordo com o Correio da Manhã, o Cyberteam é um grupo de pirataria informática composto por hackers brasileiros, franceses e holandeses, mas que também inclui portugueses. Um deles é um hacker português de 19 anos conhecido das autoridades nacionais pelo nome de Zambrius.

Este grupo reivindicou o ataque de segunda-feira aos serviços informáticos da EDP, que deixou sem serviço muitas pessoas que estavam em teletrabalho. O ataque afetou “os sistemas de atendimento ao cliente”. Segundo o Jornal de Notícias, os responsáveis pelo ataque “reclamam um resgate de 10 milhões de euros”.

Agora, o Cyberteam ameaça voltar a atacar, desta vez a 25 de abril, o feriado em que se celebra a Revolução dos Cravos. Segundo o CM, o grupo ameaça fazer um ataque de larga escala a empresas e instituições portuguesas.

Além disso, também ameaça deitar abaixo a rede da MEO, através de servidores da Altice.

Este grupo, recorde-se, divulgou na Internet milhares de endereços de email e palavras-passe de acesso de entidades públicas, nomeadamente da Presidência da República, da Procuradoria-Geral da República, da Segurança Social, das polícias, de Bancos, de partidos e de clubes de futebol em março. Alguns dos dados foram “apanhados” em sites para adultos.

Em janeiro, o mesmo grupo atacou a página oficial da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) na Internet em defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Na página de abertura do site, foi possível ver, durante uma hora, uma fotografia de Rui Pinto, ladeada pelos emblemas da Federação Portuguesa de Futebol e da APAF, bem como um texto sobre a corrupção no futebol.

ZAP //

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Meu caros agora com a decisão tomada no caso Rui Pinto, legalizaram-se os hackers, estão todos á procura de trabalho e um T1 na policia Judiciária.
    Claro que têm direito, só mexerem em tudo que quiserem e ficam logos empregados e com casa própria.
    Diria que ser criminoso nesta terra é uma benção, ainda mais quando se têm na mão dados de certa pessoas que não podem vir a publico.
    Grande pais e grande justiça.
    VERGONHA

  2. O casstigo tem de ser exemplar, a começar por esse Rui Pinto, senão todos os pretendentes a hackers irão tentar… Dá até fama…?

  3. Que façam, mas espero que tenham fortes motivos éticos e morais.
    Sejam activistas mas não prejudiquem a vida do cidadão comum, porque todos os serviços digitais são mais necessários que nunca nestes tempo de crise.

    • Que motivo mais ético pode haver, tal como na EDP eles pedem dinheiro.

      A seguir se forem apanhados vem a Ana pedir a libertação e que ajudem a Polícia a encontrar provas de corrupção.

  4. A imbecilidade nestes comentários é simplesmente assombrosa… para alguém pedir a morada para enviar CV para a Cybertime é evidente que não tem capacidades para fazer parte desse grupo. Se são criminosos? Claro que sim! Se devem ser punidos? Claro que sim! No entanto como tudo na vida nem tudo é preto e nem tudo é branco… O referido Rui Pinto é o responsável por exemplo pelo caso Angolaleaks e consequentemente pelo arresto pelo estado português de bens á D. Isabel dos Santos, arresto esse no valor de vários milhões de €, se ele tivesse sido condenado a prisão efetiva alguém acredita que ele diria alguma coisa? Nem a nossa PJ (considerada uma das melhores do mundo) nem a Interpol conseguiram desencriptar 10 discos rígidos apreendidos ao RP, ora se com 2 discos que a PJ já acedeu deu nos processos e megaprocessos que já correm na justiça, como será agora que o RP está a colaborar e vai ceder toda a informação dos restantes discos rígidos? Será esse o vosso medo? É mesmo muito bom para o nosso país ter alguém com as capacidades do RP a trabalhar com a nossa policia, várias policias europeias lhe reconheceram essas capacidades e tentaram por vários métodos ter a colaboração dele. Mas realmente nem tudo é preto e branco, todos aqueles que fazem ataques informáticos como os citados acima apenas para extorquir dinheiro devem ser processados e penalizados sim, eu sei que o RP a dada altura também o fez mas esse para além de prisão domiciliária antes do repatriamento já cumpriu mais de um ano de prisão no nosso país.

RESPONDER

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …