Um conselho para chefes de governo: não façam jogging com o guarda-costas

Ale-Mi/DepositPhotos

Ulf Kristersson, primeiro-ministro da Suécia.

Aplicação de fitness revelou localização e outros detalhes privados do primeiro-ministro sueco.

A vítima foi o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e o culpado foi o seu guarda-costas.

Esta terça-feira, o jornal Dagens Nyheter conta como os seguranças do chefe de Estado publicaram pelo menos 35 sessões de treino numa plataforma de fitness, com detalhes sensíveis sobre o alto responsável para quem trabalham.

Kristersson viu serem expostos, na aplicação Strava, os locais onde corre, onde pernoita durante viagens e até a sua morada privada.

Um dos exemplos da preocupante falha de segurança citado pelo Politico, dá conta da partilha, por parte de um segurança dos serviços secretos, de um percurso de corrida em Bodø, na Noruega, enquanto Kristersson participava num encontro com os líderes daquele país vizinho e da Finlândia. E verificou-se: mais tarde, o próprio primeiro-ministro publicou uma foto dos três a correr juntos.

As fugas de informação privada não se limitaram ao chefe do governo: também terão revelado movimentos relacionados com a família real sueca, nomeadamente os passos da ex-primeira-ministra Magdalena Andersson e Jimmie Åkesson, líder do partido de extrema-direita Democratas da Suécia, que apoia o governo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.