Chumbada proposta do PS para nova Lei de Bases da Saúde

Miguel A. Lopes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República

A proposta do PS para a nova Lei de Bases da Saúde, que enquadrava as parcerias público-privadas (PPP), foi chumbada esta terça-feira.

Segundo a RTP, todos os partidos votaram contra, com exceção do PS. O grupo de trabalho para a revisão da Lei de Bases da Saúde reuniu-se hoje para tentar chegar a um consenso mas, como já se previa, não houve acordo.

O tema tinha já sido abordado esta tarde, durante o debate quinzenal, com António Costa a responsabilizar o Bloco de Esquerda caso votasse contra a proposta do Governo para uma nova Lei de Bases da Saúde.

“Se a lei de bases chumbar, a responsabilidade é exclusivamente sua e do seu grupo parlamentar”, atirou o primeiro-ministro à líder do Bloco mesmo no final da sua intervenção, depois de ter avisado que “manterá em vigor a lei de bases que a direita aprovou em 1990 quem chumbar em votação final global” a atual proposta.

Antes, Catarina Martins tinha dito ao chefe do Executivo que não podia “impor a aceitação das parcerias público-privadas (PPP) como condição de aprovação da nova lei”.

“O Bloco já propôs uma solução para este impasse: Revoguemos a lei atual e deixemos a próxima legislatura decidir se esta porta deve ser deixada aberta aos privados. Essa é a nossa proposta para daqui a pouco, no grupo de trabalho”, anunciou.

Todo o processo está bloqueado pela questão das PPP. O Bloco e o PCP rejeitam que este tipo de contratos com privados pudesse existir, argumentando que seria em benefício dos grandes grupos económicos e que, por isso, essa porta deveria permanecer fechada. Mas os socialistas discordam, considerando que a nova Lei de Bases da Saúde não deve proibir, mas sim limitar este tipo de contratos. Apesar de terem surgido várias propostas de alteração, a verdade é que nenhuma delas convenceu até agora.

A votação final desta lei será feita no plenário da Assembleia da República, sendo que ainda tem de passar pelo crivo da Comissão Parlamentar da Saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …