China aprova testes em humanos de duas vacinas contra a Covid-19

Luca Zennaro / EPA

A China aprovou que duas vacinas experimentais desenvolvidas para combater a pandemia da Covid-19 sejam testadas em humanos, avançou esta terça-feira a agência estatal chinesa Xinhua.

Segundo noticiou a Reuters, citada pela Rádio Renascença, as vacinas estão a ser desenvolvidas pela sede de Pequim da empresa Sinovac Biotech, listada na Nasdaq (mercado bolsista norte-americano), e pelo Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, empresa afiliada do Grupo Farmacêutico Nacional da China (instituição governamental).

Na sexta-feira, a Nature contabilizava 115 vacinas candidatas contra a Covid-19, 78 ativas e cinco em fase de ensaios clínicos.

Do total, 37 não foram confirmadas como ativas por falta de informação disponível. Entre as 78 vacinas candidatas ativas, 73 encontram-se em fase exploratória ou pré-clínica. As restantes cinco estão a ser testadas em pessoas.

A primeira vacina começou a ser testada a 16 de março, nos Estados Unidos, depois de ter sido publicada, a 11 de janeiro, a sequência genética do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença respiratória aguda.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Concordo plenamente. Evitar produtos Made in China. Se o inculto do “user do vinho” que de deixou um comentário de m tivesse alguma sapiência entendia que China é um inferno e fazem tudo a pensar em serem donos disto tudo. Mesmo os próprios produtos de baixa qualidade vindos da China são produzidos mesmo para serem assim. Quanto mais fraca qualidade tiverem melhor, mais lucro terão…

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …