/

Vacina contra a covid-19 poderá estar pronta dentro de três meses

Massimo Percossi / EPA

Uma equipa de investigadores israelitas está a desenvolver uma cura para a covid-19 e acredita que terá uma vacina pronta dentro de um prazo de três meses.

A comunidade científica está focada em encontrar uma cura para a covid-19, numa altura em que o mundo continua a tentar conter a disseminação do vírus. Naquela que pode ser vista como uma luz de esperança, uma equipa de investigadores israelitas, do Instituto de Pesquisa da Galileia, garante estar perto de desenvolver uma vacina contra a doença.

“Dentro de algumas semanas, teremos a primeira vacina contra o coronavírus”, atira a equipa de cientistas, que está prestes a iniciar testes em humanos, de acordo com o jornal Expresso.

“Estou confiante de que teremos rápidos progressos, permitindo-nos providenciar a resposta necessária para a séria ameaça global da covid-19”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis, citado pelo The Jerusalem Post. Akunis indica que a vacina pode estar disponível dentro de 90 dias.

“Dada a urgente necessidade global de uma vacina contra o coronavírus, estamos a fazer todos os possíveis para acelerar o desenvolvimento”, diz David Zigdon, diretor do Instituto de Pesquisa da Galileia.

A vacina contra a tuberculose ou vacina BCG surge também como uma nova esperança contra a covid-19, sendo apontada em vários estudos como possível arma para combater o coronavírus. Uma médica e investigadora búlgara dá mesmo o exemplo de Portugal, onde fez parte do Plano Nacional de Vacinação, para reforçar a ideia, em oposição a Espanha, onde nunca foi dada em massa à sua população.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.