Chefe da Aviação Civil da Malásia demite-se após relatório sobre MH370

Aero Icarus / Flickr

O chefe da Autoridade para a Aviação Civil da Malásia anunciou esta terça-feira a demissão depois de ter sido divulgado um relatório que destaca deficiências no sistema de controlo de tráfego aéreo com o voo MH370.

O relatório que foi divulgado na segunda-feira refere que o aparelho da Malaysian Airlines, com 239 pessoas a bordo, pode ter sido desviado “por terceiros”, mas não apresenta provas sobre a mudança da rota inicialmente estabelecida entre Kuala Lumpur e Pequim.

Segundo o relatório dos investigadores, no dia 8 de março de 2014, o avião terá “mudado de rumo” após sete horas de comunicações “difíceis” com a torre de controlo.

Azharuddin Abdul Rahman, o chefe da Autoridade para a Aviação Civil da Malásia, afirma que o relatório, apesar de não culpabilizar o departamento pela perda do aparelho, menciona falhas operacionais no procedimento de comunicações entre o centro de controlo de tráfego aéreo e o avião.

“Por isso, depois de ter refletido muito, é com muita pena que decidi demitir-me do cargo de presidente da Autoridade para a Aviação Civil da Malásia”, afirmou acrescentando que se vai afastar totalmente de funções dentro das próximas duas semanas.

O avião transportava 239 pessoas, na maior parte cidadãos de origem chinesa, entre Kuala Lumpur e Pequim, no dia 8 de março de 2014, e terá desaparecido no Índico.

O relatório internacional elaborado por uma equipa de 19 elementos diz que a causa do desaparecimento não pode ser apurada porque não foram encontradas as duas caixas negras nem partes da fuselagem do aparelho.

Mesmo assim, o relatório menciona falhas nas comunicações no controlo de tráfego aéreo, incluindo deficiências nas iniciativas de emergência; acompanhamento contínuo por radar e demora no contacto com as autoridades militares da Malásia.

Entretanto, o novo ministro dos Transportes do governo de Kuala Lumpur anunciou a criação de uma comissão destinada a investigar as falhas mencionadas no relatório.

O documento que foi apresentado na segunda-feira indica que não existe informação suficiente para determinar se o aparelho, eventualmente, explodiu no ar ou se acabou por se despenhar no mar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …