“Relativamente rápido”. Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

Stephanie Lecocq / EPA

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma “relativamente rápida”.

Em entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag, Centeno disse que esta crise não é a mesma de 2008 e que, face a esse período, agora, a União Europeia tem “instituições mais fortes, bancos mais fortes, finanças públicas mais fortes e uma posição comercial equilibrada”.

Na entrevista, de acordo com a Renascença, o presidente do Eurogrupo elogiou a proposta conjunta de França e Alemanha, dizendo ser “um passo corajoso na direção para ultrapassar a crise”.

“Este enorme estímulo acelerará fortemente a recuperação económica. Na atual previsão da UE, a Alemanha atingirá os níveis de PIB de 2019, no final de 2021. Nem todos os países da UE são capazes de combater a crise com tanto sucesso quanto a Alemanha, porque não possuem o mesmo poder. Mas até ao final de 2022, a maioria, senão todos, dos países da UE retornará aos níveis do PIB em 2019″, afiança.

O plano conjunto de Angela Merkel e Emmanuel Macron para responder à crise da covid-19 consiste um fundo de recuperação de 500 mil milhões a entregue a fundo perdido às economias mais afetadas. Os Países Baixos, Áustria, Suécia e Dinamarca opõem-se a este plano e propõem um veículo de empréstimos “temporários”, em “condições favoráveis”, concedidos tendo como contrapartida que os países beneficiários promovam reformas estruturais nas suas economias para assegurar que estarão “mais bem preparados para a próxima crise“.

De acordo com a TSF, o ministro reconheceu que as negociações vão ser difíceis, mas pretende que haja acordo antes do verão, para dar garantias aos cidadãos, empresas, mercados e dar credibilidade à resposta europeia.

“[As pessoas] temem pela sua saúde e pela segurança: isto é uma questão de vida ou de morte. As pessoas perderam os seus pais, as suas mães e os seus avós nas últimas semanas e estão extremamente sensíveis em relação a esta questão – e, com razão, têm uma expectativa de solidariedade por parte da UE”, explicou o ministro.

Para Centeno, apesar destes dados não serem “motivo para celebrar”, a crise “não é o fim do mundo”. “Podemos ter certeza de uma recuperação relativamente rápida“, sublinhou.

Recandidatura ao Eurogrupo

Questionado sobre a sua continuação como presidente do Eurogrupo, de acordo com o Notícias ao Minuto, Centeno não falou sobre a sua decisão, dizendo apenas ser expetável que o seu futuro não passe pelo cargo, tendo em conta que deixará o Governo este ano. “O meu mandato termina no dia 13 de julho e vou informar os meus colegas, durante as próximas semanas, se vou concorrer a um segundo mandato”, disse.

Quanto ao regresso dos turistas alemães a solo português, Centeno disse não vê “problema” e mostrou-se confiante de que o país poderá receber turistas no verão.

“Portugal foi relativamente bem sucedido no combate à pandemia. Estamos agora a trabalhar com a Alemanha e outros países para garantir que o turismo e as viagens aéreas estão prontas e seguras para o período de verão. Portanto, estou certo de que no verão poderemos receber turistas”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. QUE FALTA DE ÉTICA E DE CHARME!….
    Que moralidade e que ética terá um ministro que se diz a prazo, em pronunciar-se sobre um futuro que segundo ele já não lhe pertence?…Já está a fazer um “Caderno de Encargos”, que ele sabe impossível de cumprir ao seu substituto…

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …