Marcelo “perplexo”. Costa não abriu o jogo sobre futuro de Centeno

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, não abriu o jogo com o Presidente da República sobre o futuro do ministro das Finanças, Mário Centeno, nem explicou a polémica em torno da injeção de 850 milhões de euros no Novo Banco.

Primeiro-ministro e Presidente da República almoçaram esta quinta-feira, em Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa, conta o semanário Expresso, queria neste almoço privado ouvir sobre o futuro de Mário Centeno que, após a polémica em torno do Novo Banco, se preparou para apresentar demissão em São Bento, mas acabou por ficar no Governo, vendo reafirmada a confiança “política” e “pessoal” de António Costa.

O mesmo semanário revela nesta sexta-feira que Marcelo Rebelo de Sousa saiu deste almoço como entrou – com pouca ou nenhuma informação.

António Costa não esclareceu o Presidente da República sobre se Mário Centeno fica no Governo a prazo, até meados do verão, dando-lhe tempo para elaborar o Orçamento Suplementar e terminar o seu mandato na presidência do Eurogrupo, que tem de ser liderada por um ministro das Finanças da Zona Euro.

Esta situação terá deixado Marcelo Rebelo de Sousa perplexo.

O primeiro-ministro terá fugido várias vezes a entrar em pormenores sobre “questões internas do Governo” e esta atitude pode ser motivada por duas situações, frisa o Expresso: ou António Costa não quis abrir o jogo com o Presidente ou então o primeiro-ministro não abriu ainda ele próprio o jogo com o ministro das Finanças sobre o futuro.

Sobre a injeção de capital no Novo Banco, que motivou críticas de quase todos os partidos e até levou o líder do PSD, Rui Rio, a pedir a demissão de Mário Centeno, António Costa também não esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa sobre a “falha de comunicação” entre o ministério das Finanças e o primeiro-ministro.

Apesar da falta de esclarecimentos, Marcelo Rebelo de Sousa ficou aliviado por António Costa ter segurado Mário Centeno nesta altura de pandemia e de reuniões importantes em Bruxelas. “Há um Conselho Europeu importantíssimo sobre os apoios aos países atingidos pela pandemia, há várias reuniões do Eurogrupo, e seria um absurdo o ministro das Finanças sair agora”, confirmam fontes da Presidência.

Do almoço privado, Marcelo Rebelo de Sousa trouxe uma certeza: a relação entre Mário Centeno e António Costa é feita de algumas reservas e o Presidente acredita ainda que os contornos do futuro do ministro ainda não foram claramente definidos entre ambos.

ZAP //

 

 

 

 

 

 

 

 

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. até apetece rir em relação a este assunto…
    Alguém no seu juízo perfeito acredita que se iria fazer uma transferência daquele montante sem o PM ter conhecimento??? só um louco…
    Mas querem-nos fazer crer que sim…
    Com isto tentam juntar o útil ao agradável. Faz-se a transferência e o Costa alega desconhecimento para não ser “culpado”. O Centeno que quer sair mas não consegue justificar a sua saída passou a ter um bilhete para sair e assumir o cargo que anseia – banco de portugal.
    O Marcelo faz o papel se vem fazendo e assim está a pedir responsabilidades quando até ele certamente sabia de todo o jogo e sai disto como o bom samaritano que pede justificações a tudo e a todos.

    O Novo Banco recebeu aquilo que já sabia e que à muito estava definido em orçamento de estado e como prémio até vai pagar prémios aos seus administradores e muitos dos partidos políticos que votaram a favor do orçamento ou se abstiverem estão agora a tentar juntar pontos pedindo responsabilidades sobre aquilo que eles próprios votaram a favor ou simplesmente não quiseram saber abstendo-se…

    É este o N/ portugal cada vez mais habitual. Os políticos fazem as suas politicisses, os grandes continuam a ser “mantidos” pelo estado e o zé povinho paga tudo isto.
    Ainda que o fundo criado pelos banco seja quem esteja a dar o dinheiro esse dinheiro resulta daquilo que os bancos nos cobram em taxas e taxinhas logo quem paga é no final o zé povinho…

    • Há quem goste fazer intrigas, talvez veja demasiadas novelas, ou o ” quem quer casar com o agricultor”… não sei… A movimentação do dinheiro está explicada, e já estava ordenada por reunião do Conselho de Ministros… porque havia um prazo a cumprir.
      Um primeiro ministro, um gerente de uma multinacional…. não tem de saber e lembrar-se de tudo… ele delega poderes nos seus ministros ou diretores para que o trabalho possa ser feito… muitas vezes também pode receber louros de coisas que são feitas e nem tem conhecimento que foram feitas. aqui levou na cabeça, porque não se lembrou que.. e porque o Ministro não lembrou que… ainda por cima numa situação documentada através do OE 2020, e pelo acordo de compra do ex-Bes… histórias da carochinha…

  2. Marcelo larga a bombano meio da sala e agora quer fazer de conta que os estilhaços não o atingiram. É típico dele. Está na hora de ir dar um mergulho no Tejo…

  3. Antonio, tudo o que o Armindo diz é verdade, sendo do mais básico em politica, e é exatamente o que está a acontecer. Estar a atacar chamando intrigas e novelas é sinal apenas que não tens grandes capacidades, porque até um burro percebe facilmente esta intriga básica. Enfim, mais valia estares calado sinceramente.

  4. Já estamos habituados a estas encenações de encobrimento. Ninguém quer assumir as suas responsabilidades na venda em 2017 do Novo Banco e nas péssimas condições que o fizeram, apesar de garantirem na altura que não teria custos para os portugueses. E não venham distrair os portugueses com o ataque à decisão de 2014, em que se procurou preservar alguma parte do BES e evitar a sua falência total, que teria consequências desastrosas na confiança do sector bancário em Portugal. É de perguntar ao PS qual seria a sua decisão, se confrontado em 2014 com tal problema e que tenha a coragem de o dizer na praça pública. Aguardemos pelos próximos capítulos e Marcelo esteja mais atento ao que Costa vai fazer, pois este não olha a meios para atingir os seus fins. Usa e descarta.

    • Andas distraído…
      Quem garantiu que os portugueses “nem um cêntimo iriam pagar” do BES foi o Passos aquando do seu espectacular resgate!!
      “Passos sobre BES: «Não é dinheiro dos contribuintes»”
      Primeiro-ministro argumenta que eventuais perdas com a venda do Novo Banco terão apenas «consequências indiretas» para os portugueses, por via da CGD. Em agosto, tinha dito que «nem um cêntimo» iriam pagar
      tvi24.iol.pt/economia/passos-coelho/passos-sobre-bes-nao-e-dinheiro-dos-contribuintes
      10-10-2014
      .
      Aquando da venda do Novo Banco, o Costa disse:
      “não terá impacto direto ou indireto nas contas públicas, nem novos encargos para os contribuintes”.
      http://www.dn.pt/portugal/antonio-costa-esta-assegurada-a-continuidade-do-banco-5762962.html
      31-03-2017
      Ele não disse que não teria custos; disse que não teria NOVOS custos – além dos já assumidos pelo Estado (os tais que o Passos dizia que não iriam existir)!…

      • Distraído anda o EU, pois na sua resposta até refere que Costa disse … “nem novos encargos para os contribuintes”, quando é certo que estes 850 milhões, que agora entraram no NB, são provenientes exclusivamente das condições de venda do Banco realizada em 2017 pelo mesmo Costa. Se se sentiu tocado com o meu comentário, diga lá qual a decisão que tomaria em 2014, quando, perante o incumprimento dos rácios mínimos de solvabilidade e da suspensão do acesso do BES a operações de política monetária e, portanto, à liquidez do Eurosistema, com forte pressão da UE, bem como dos elevados prejuízos registados nos primeiros meses de 2014, a acumular aos que já vinham detrás.
        Só tinha 2 saídas: 1) empurrá-lo para a falência, com os nefastos efeitos sistémicos no sistema bancário; 2) ou tentar a resolução. Entre os 2 males, foi escolhido o que pareceu melhor.
        Mas diga, qual a decisão que tomaria, se tem outra, para corrigirmos a nossa eventual desatenção.
        Não me diga que também acredita que os portugueses não vão pagar, pois se trata de um empréstimo ao fundo de resolução…

  5. O comentador-mór não consegue ficar calado nem respeitar os limites da sua função, e depois expõe-se ao ridículo de telefonar ao Centeno a pedir desculpa, ou pelo menos a justificar-se.
    O “verdadeiro artista” é aquele que cria os “factos políticos” e depois é ultrapassado pela suas próprias palavras.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …