Centeno a prazo no Governo após raspanete (e pedido de desculpa) de Marcelo

Miguel A. Lopes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (E), e o ministro das Finanças, Mário Centeno (D),

António Costa e Mário Centeno estiveram reunidos e chegaram ao consenso que o governante vai-se manter na pasta das Finanças, após a polémica relativamente à transferência para o Novo Banco.

Por enquanto, apesar de toda a polémica e tensão, Mário Centeno vai mesmo continuar como ministro das Finanças e nunca sairá antes da aprovação do Orçamento suplementar. Esta foi a conclusão de uma reunião que aconteceu esta quarta-feira à noite, em São Bento, entre o primeiro-ministro e o líder da pasta das Finanças.

No final da reunião, os dois emitiram um comunicado conjunto. Costa diz que “ficaram esclarecidas as questões relativas à falha de informação atempada do primeiro-ministro” sobre a transferência para o Novo Banco.

“O primeiro-ministro reafirma publicamente a sua confiança pessoal e política no Ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno”, atirou.

Marcelo Rebelo de Sousa também falou publicamente esta quarta-feira, dando razão a António Costa na sua atuação.

“O senhor primeiro-ministro esteve muito bem no Parlamento, quando disse que fazia sentido que o Estado cumprisse as suas responsabilidades, mas naturalmente se conhecesse previamente a conclusão da auditoria”, disse o presidente da República, citado pelo jornal Público.

“É politicamente diferente o Estado assumir responsabilidades dias antes de a auditoria ser conhecida ou a auditoria ser conhecida dias antes de o Estado assumir responsabilidades”, acrescentou, após a visita à fábrica da Volkswagen em Palmela.

De acordo com o Expresso, Marcelo terá transmitido a Costa que esta seria a pior ocasião para Centeno sair do Governo, numa altura em que o país está em estado de calamidade e aproximam-se reuniões importantes em Bruxelas.

“Há um Conselho Europeu importantíssimo sobre os apoios aos países atingidos pela pandemia, há várias reuniões do Eurogrupo, e seria um absurdo o ministro das Finanças sair agora”, confirmam na Presidência.

Fonte próxima ao primeiro-ministro e ao presidente português, ouvida pelo Público, afiança que “Mário Centeno quer sair do Governo e António Costa quer que ele saia”. No entanto, para já, o ministro das Finanças mantém-se na liderança da pasta.

Entretanto, o Correio da Manhã avançou ao fim da manhã desta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ligou a Mário Centeno para pedir desculpa e argumentar que se equivocou.

Na conversa telefónica, conta o mesmo matutino, Chefe de Estado terá dado a entender que se tratou de um equívoco a afirmação que fez na Autoeuropa, quando disse que “o primeiro-ministro esteve muito bem” ao dizer que a transferência para o Novo Banco só deveria ter lugar após a conclusão da auditoria.

O CM, que cita várias fonte próximas do processo, diz que Centeno não terá gostado de ver o Presidente da República tirar-lhe o tapete num dossiê em que havia já várias falhas de comunicação no Governo e pediu a António Costa que o recebesse em São Bento.

O ministro das Finanças seguiu para a residência oficial do primeiro-ministro com a intenção de apresentar a demissão a António Costa, depois daquilo que considerou ser uma “ingerência” de Marcelo Rebelo de Sousa.

Almoço privado esta quinta-feira

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa têm um almoço privado esta quinta-feira onde será discutido o futuro de Mário Centeno. O presidente quer perceber melhor o que esteve na origem da descoordenação entre Costa e Centeno quanto à necessidade ou não de esperar pela auditoria ao Novo Banco, escreve o Expresso.

“Perante um cenário de rutura entre o ministro das Finanças e o primeiro-ministro, em que o ministro foi fazendo declarações que pareciam desmentir o chefe do Governo, o Presidente só podia dar força ao PM, o contrário seria abrir uma crise política”, disse fonte próxima de Marcelo.

O Bloco de Esquerda foi um dos partidos que reagiu às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa a defender o chefe de Governo: “Ou estamos a assistir a uma remodelação em direto e o ministro das Finanças sairá do Governo porque considera o seu primeiro-ministro ‘irresponsável’; ou já assistimos a uma remodelação e o ministro das Finanças passou a dirigir o Governo”, disse Mariana Mortágua.

Por sua vez, o líder do PSD, Rui Rio, disse que Centeno “não tem condições para continuar” no Governo e, se estivesse no lugar de Costa, caso o ministro das Finanças “não se demitisse, seria demitido”.

Francisco Rodrigues dos Santos, do CDS, atirou: “Seria prudente que neste processo o Presidente da República zelasse pelo regular funcionamento das instituições e evitasse ser arrastado para o conflito, não lhe cabendo coordenar o Governo”.

A possível saída de Mário Centeno já foi dada como certa em momentos anteriores, sendo falado para substituir Carlos Costa como governador do Banco de Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ai Agostinho!
    Ai Agostinha!
    Que rico vinho
    Vai uma pinguinha?
    Este país perdeu o tino
    A armar ao fino!
    Este país é um colosso
    Está tudo grosso!
    Está tudo grosso!
    Anda tudo a fazer pouco
    Da gente…..
    Realmente nada mudou neste tempo todo!!!

  2. A culpa é minha.
    O Centeno é muita bom e o sr. Primeiro não sabia de nada, nem agora nem quando era vice do Sócrates.
    Nunca sabe de nada. Mas vai se chegando com uns subsídios para a comunicação social e continua em alta e eles a dizerem mal de mim.

  3. Enfim! Gente que não está à altura dos cargos que ocupa! Não podemos falar de alteração ao normal funcionamento das instituições porque este é de facto o funcionamento normal com gente desta.

  4. Será que foi o Centeno irresponsável? Ele apenas cumpriu com o acordado.
    Parece-me que foi mais o António Costa a divagar e a mentir mais uma vez ao parlamento…

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …