Centeno diz que ajudas do Estado podem exceder 20 mil milhões de euros

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças afirmou, esta quinta-feira, que o mecanismo de lay-off simplificado já chegou a um milhão e 18 mil trabalhadores e que as ajudas do Estado podem exceder os 20 mil milhões de euros este ano.

Falando sobre a rede de proteção social e do emprego do Estado, Mário Centeno referiu, na sua intervenção inicial na audição na Comissão de Orçamento e Finanças, que o regime de lay-off “já protegeu mais de um milhão de empregos em Portugal”.

Mais tarde, o ministro das Finanças detalhou que, esta manhã, os números apontavam para um milhão e 18 mil trabalhadores. Em resposta ao deputado do PSD Duarte Pacheco, o governante referiu que para cada milhão e meio de trabalhadores em lay-off, o Estado gastará mil milhões de euros.

Centeno disse ainda que, no primeiro mês de reinício de atividade, há um apoio extraordinário às empresas. “Esse esforço, que é idêntico neste momento a um salário mínimo por trabalhador, tem um impacto financeiro, que é one-off, no momento da reabertura, que é também muito significativo e dependerá do número de trabalhadores que ao longo deste tempo entrem em lay-off“, referiu.

O ministro disse ainda que, para 1,5 milhões de trabalhadores, isto tem um custo para o Estado de mil milhões de euros. Além disso, “o esforço de execução de despesa adicional no SNS aponta para valores que durante o ano ultrapassarão os 500 milhões de euros”, quantificou.

O ministro acrescentou que os valores são “da mesma ordem de grandeza quer no reforço do subsídio de desemprego, quer de outras prestações sociais, que vão necessariamente ser reforçadas”.

“Estamos a falar de esforços de liquidez, com o desfasamento da receita fiscal, que podem facilmente atingir quatro mil ou cinco mil milhões de euros, com o esquema que foi proposto às empresas e ao qual elas têm ao longo do mês de abril vindo a aderir, quer na Autoridade Tributária, quer na Segurança Social”, referiu.

“Tudo somado, estamos a falar de valores que podem exceder, se somarmos as moratórias de apoio às empresas, os 20 mil milhões de euros ao longo do ano de 2020″, referiu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não é com empréstimos que as empresas se vão salvar, isso apenas vai adiar o seu enterro tornando a situação pior, a solução e única é suspender os impostos, IVA, IRS, IRC, TSU e outros.
    A minha empresa já não tem almofada financeira, bateu no fundo, mas não me atrevo a pedir um cêntimo aos gatunos dos bancos, quando precisaram foram ajudados, agora é o que se vê, só podemos contar como apoio do governo e espero que pensem na solução proposta.

  2. Ajudas? AJUDAS? Desde quando é que um empréstimo é uma ajuda? Criam dívidas, moratórias, mas o dinheiro tem de ser pago. Se for dinheiro nosso pagaremos todos, com impostos (mas sem austeridade…, pois já se percebeu que vão inventar um outro palavrão qualquer), com diminuição da qualidade dos serviços públicos, etc., por aí fora….porque os déficits têm de ser pagos (um Estado que gasta mais do que recebe, cria dívida e essa dívida são os cidadãos a pagá-la. UMA VERGONHA, APOIADA POR ESTES JORNALEIROS DE MERD…QUE DIZEM AQUILO QUE O PAERTIDO DO GOVERNO LHES ENCOMENDA.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …