Catalunha vai declarar a independência “dentro de dias”

Quique Garcia / EPA

Carles Puigdemont

O presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou na noite desta terça-feira em entrevista à BBC que irá declarar a independência da Catalunha “em questão de dias”.

O governo da Catalunha “agirá no fim desta semana ou princípio da próxima”, acrescentou Carles Puigdemont, que falava à BBC momentos antes de o Rei Filipe VI ter proferido uma declaração institucional em que acusa as autoridades autonómicas catalãs de uma “deslealdade inadmissível”.

Na entrevista à BBC, o presidente da Generalitat da Catalunha considerou que “seria um erro, que mudaria tudo, se o Governo espanhol decidisse assumir o controlo do Executivo regional catalão”.

Puigdemont descreveu como “muito decepcionante” a reacção da União Europeia à actuação das autoridades policiais durante o referendo convocado pelo seu governo para o passado domingo.

Após o apuramento dos resultados, as autoridades catalãs dizem terem sido contabilizados 90% de votos favoráveis à independência.

“Deslealdade inadmissível” e “conduta irresponsável”

O rei de Espanha, Felipe VI, acusou hoje “determinadas autoridades” da Catalunha de “deslealdade” institucional e de terem uma “conduta irresponsável”, totalmente à margem do direito e da democracia.

Numa mensagem transmitida pela televisão, Felipe VI explicou que tinha decidido dirigir-se “diretamente aos espanhóis” porque se estão a “viver momentos muito graves para a vida democrática” do país.

A Espanha vive uma crise institucional depois de as autoridades da Comunidade Autónoma da Catalunha terem organizado no último domingo um referendo de autodeterminação da região que foi considerado ilegal pelo Estado espanhol.

ZAP // 20 Minutos / BBC

 

12 COMENTÁRIOS

  1. Este ato chama-se “revolução”, isto num estado de democracia não se compreende!
    Não é c/ este tipo de atitudes que os catalães vão a algum lado. Reclamam que o governo espanhol não entra em dialogo, por sua parte eles tão pouco. Se passaram p/ a atitude de referendo quando este é ilegal estão á espera de quê? Os politicos catalães estão é c/ SEDE de poder e GANANCIA, infelizmente o povo não pensa, mas é o povo que paga c/ as grandes consequências.
    SEnão vejam o Pais Basco andou décadas, c/ atentados terroristas, mataram civis etc e nada conseguiram. A que propósito seria aceite a independencia da Catalunha? Esta região faz parte de 1 país = ESPANHA. Por esta ordem daqui a nada cada cidade vai pedir independencia e passa a país!! Haja bom senso. Povo acordem não se deixem manipular por politicos c/ SEDE de poder e ganancia de dinheiro, porque no final é disso que se trata.

    • Nem é revolução, o nome certo para isto é alta-traição. Declarar independência é traição e deviam todos ser julgados como tal.

  2. Porque não declaram também a independência do Rossillon, que é a Catalunha francesa? Ou são mais democráticos com o centralismo chauvinista francês? O Rossillon também pode usar oficialmente a língua catalâ? Não. Na República Francesa até as touradas são permitidas e o estado de excepção passou a ser a lei da República.
    Haja verdade democrática. Não às eleições à cubana.
    Haja democracia e diálogo democrático.
    A monarquia espanhola e as monarquias europeias restantes são muito mais repúblicas democráticas do que a maioria das repúblicas do mundo, inclusive a portuguesa.
    Querem liberdade, mas já a têm toda e nem querem reconhecer os direitos dos que não falam catalão e querem impor uma língua à força. Haja vergonha. Façam um acordo como fizeram com o País Basco. O problema são negócios e dinheiro.
    Ao menos os bascos também se referiam ao País Basco francês. Estes têm medo da França.

  3. Para onde caminhamos? A Bíblia diz: “E [o rei do norte = Rússia desde a segunda metade do século XIX. (Daniel 11:27)] tornará para a sua terra com muitos bens [1945], e o seu coração será contra a santa aliança [a hostilidade em relação aos cristãos. A União Soviética introduziu o ateísmo estatal]; e vai agir [isso significa alta atividade no cenário internacional], e voltará para a sua terra [1991-1993. A dissolução da União Soviética e o Pacto de Varsóvia. As tropas russas retornaram a sua terra]. No tempo designado voltará [isso significa crise, que irá eclipsar a Grande Depressão; a desintegração não só da área do euro, mas também da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa].” (Daniel 11:28, 29a)

  4. O Costa se fosse esperto apoiava os catalães e no final encostava-os para o lado e assumia o governo da Catalunha!!! Portugal ficaria muito mais rico com o novo enclave… a seguir vendia-o aos franceses e pagava a dívida pública portuguesa!

  5. Correcção: O actual Rei de Espanha é Filipe VI não Filipe IV (este último reinava quando Portugal restaurou a independência)

  6. Esse repas e compinchas devem tê-la armada bem grossa para estarem tão fanáticos a respeito da independência custe o que custar. É a chamada fuga para a frente, para não terem de enfrentar a justiça. Perante a gigantesca barafunda que foi o “referendo”, com 58% de abstenção, a sua legitimidade é nenhuma. O Estado espanhol tem todo o direito de declarar lei marcial e de prender todos esses traidores à pátria.

    • logicamente!!!!… a armaçao que a catalunha tem feito para alem da corrupçao geral dos seus dirigentes ao longo de anos e decadas, tem usado os dinheiros publicos nao se sabe onde(digo eu) e tem dito ao povo que o estado espanhol nao lhes entrega o que lhes pertençe….barcelona clube desportivo ,sabe se que e das sociedades desportivas mais corruptas da europa, lembrar o negocio neymar e o famigerado rosel!!! para nao falar nos “feitos” da equipe de futebol….com a conivencia de platini e blater||| os suiços correram com uns mas o rei de espanha, ainda nao teve a coragem de correr com os outros, que dizem as mas linguas sao os dirigentes na europa que alberga mais jihiadistas islamicos e criaram um fundo de 1 milhao de euros para os sustentar e subsidiar. a catalunha esta prestes a se tornar um enclave do quatar na europa!!!! com piquet guardiola e quejandos…..batendo palmas!!!!. traiçao á patria devia dar expulsao de espanha dessa quadrilha!!! a começar por ada colau e puijdemon

  7. Pois, no meu prédio decidimos que queremos ser independentes de portugal. Eu e uns amigos do 2.ª esquerdo fizemos um referendo e todos concordámos com a independência, e juntos já somos mais ou menos 40% dos inquilinos.
    Amanhã vamos proclamar a independência do prédio, o que é óptimo. Não é que sejamos perseguidos e mal tratados, mas assim já não vamos ter obrigações com o estado português, como pagar o IMI, cumprir leis e essas coisas chatas.
    O Paulo, um dos que vive no 2.º esquerdo, joga futebol e diz que não se importa de jogar pela selecção de portugal. Aliás, chegámos à conclusão que nos sentimos ainda portugueses. A nossa ideia é sermos mais ou menos como um filho de 18 anos que sai da casa dos pais, mas queremos continuar a visitá-los à hora das refeições, para lavar a roupa, pedir o carro emprestado e umas coisas desse tipo…
    Gostava que os que me compreendem, os que são a favor da independência da catalunha, viessem ajudar-nos a tornar o nosso prédio independente.

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …