Caso Sócrates tem mais um arguido

d.r. publituris.pt

Diogo Gaspar Ferreira, CEO da Vale do Lobo Resort

Há mais um arguido no caso da Operação Marquês, que implica José Sócrates. Trata-se de Diogo Gaspar Ferreira, o presidente da empresa que gere o empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, que lamenta estar a ser vítima de “uma cabala”.

Diogo Gaspar Ferreira é a figura de capa do semanário Expresso deste sábado, depois de ter decidido falar com o jornal antes de ser interrogado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) da Procuradoria-Geral da República.

O jornal refere que Diogo Gaspar Ferreira esteve no DCIAP esta sexta-feira, depois de se ter queixado de estar a ser vítima de “uma cabala que não faz sentido nenhum” — declarações feitas ao semanário antes de estar sujeito ao Segredo de Justiça.

Diogo Gaspar Ferreira revela ao Expresso que foi ele quem se dispôs a prestar declarações no DCIAP, depois de ver o empreendimento do Vale do Lobo associado às suspeitas de corrupção em torno de José Sócrates.

O Ministério Público suspeita do pagamento de “luvas” ao ex-governante no âmbito da aprovação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve, quando era primeiro-ministro, em 2007, que permitiu a construção do empreendimento.

“Quando comprámos Vale do Lobo, já todos os projectos imobiliários estavam aprovados”, garante, contudo, Diogo Gaspar Ferreira no Expresso.

O Correio da Manhã noticiou a existência de transferências suspeitas de elementos ligados ao empreendimento para a conta de Joaquim Barroca Rodrigues, vice-presidente do Grupo Lena e um dos oito arguidos do caso. Valores estes que acabaram transferidos para Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates, também arguido, que é visto pelo Ministério Público como o “testa de ferro” do ex-primeiro-ministro.

ZAP

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Tudo vai mal desde o início. Desde o canudo ao domingo produzido por universidade que acabou extinta… Escutas destruídas… Mais pontas de uma meada de “extrema complexidade”, sem pena dos investigadores que são profissionais de direito, primeiros defensores do estado de direito democrático.

  2. Este Sócrates estava metido em tudo o que era “trafulhice”, é realmente alarmante um governante chegar a este ponto, só num país sem lei.

    • Alarmante é como a “justiça” está funcionando neste caso!
      É preciso despertar!
      Se vires as barbas do teu vizinho a arder, pôr as tuas de molho….
      É preciso despertar…

      • Como a “eu mesma ” nunca usei barbas…. Nem tive a sorte do Pai Natal enfiar com milhares de notas de quinhentos na chaminé durante anos.

        Despertos está mais agora quem sempre esteve a dormir.

        Mas uma pessoa tão séria só pode estar inocente…., e com”esta deixa “uma velha senhora , ex atriz do saudoso elenco do Teatro Nacional , encerrou o acto da “absolvição” , curiosamente na mesma cidade onde D. João II, julgou e justiciou publicamente , seu primo o Duque de Bragança, que então conspirava com Isabel , de Espanha, contra si e o reino de Portugal.

        Hestórias da História

        • Perdoem-me se não alinho em pré-julgamentos públicos promovidos pelo MP ou por outros quaisquer….
          Culpado ou inocente? Como qualquer pessoa de boa-fé, eu continuo sem saber!
          Mas admito desde já, que acredito na sua inocência.

      • Foi assim Afonso, Foi assim…
        os casos, BES , BPN, SLN, Monte Branco, Face Oculta, Apito Dourado, Vistos Gold, submarinos, e já agora, Furacão, Portucale, Remédio Santo, Dívida da Madeira, Pandur, Milénio BCP, Moderna, Porto Cale, Sobreiros, Somague, etc. etc

        • Ao persistir em colocar tudo no mesmo pote, corre o risco de alienar-se da realidade. Contudo, não nos surpreendamos que alguns dos casos que refere possam ter pontos de toque com o supra citado! Será que os 23M€ de que se fala são amostra de mais de 200M€ e que os arguidos actuais são também amostra? Especulo a “especulação” com propriedades rústicas e urbanas (OTA Alcochete) ao que consta estarão a ser passadas a “pente fino”
          NB.- Não estou a acusar ninguém

          • À não? Não é isso que faz todos os dias? Não só acusa como já condenou!
            Culpado ou inocente? Como qualquer pessoa de boa-fé, eu continuo sem saber! Embora acreditando na sua inocência.

    • Culpado ou inocente? Como qualquer pessoa de boa-fé, eu continuo sem saber!
      Mas admito desde já, que acredito na sua inocência.
      Estou no meu direito de não alinhar e de contestar pré-julgamentos públicos, promovidos pelo MP ou mesmo por uns ilustres João “Honesto”, ou Viez, ou por seja lá quem for…

  3. Pois então se tu não foste foi teu pai!
    e desta sorte, atirando-se ao cordeiro
    logo ali lhe deu a morte.

    É assim que os maus procedem
    desde as mais velhas idades
    com razões que inventam escondem
    seus crimes suas maldades

    • Por questão de honestidade intelectual e sem “lavagem” doutrinal apenas pelo enquadramento desajustado, evocou espalhafatosamente La Fontaine e porque não Rostand para a “missa” ser completa e sem guerras santa, fria, ou quente?
      “C’est inutile?
      C’est bien plus beaux lorsque c’est inutile!”

      • E já agora caro Viés a Fábula que eu “espalhafatosamente” evoquei não é de La Fontaine mas sim de José Renato Monteiro Lobato (José Bento) e quer dizer o seguinte:
        – Contra a força, não há argumentos…

        • Vamos então às origens:
          As fábulas são de Esopo Sec.VI AC e foram retomadas por La Fontaine (Le loup et l’agneau) cerca de 150 antes de José Bento (Monteiro Lobato) entre muitos outros autores.

          • Exactamente… Fábulas de Ensopo que muitos outros recontaram da melhor forma que souberam.
            “Contra a força não há argumentos, é a moral da questão”

    • Parece que pretende inverter o que a cada um compete enquanto prestador de contas alheias.

      Por muito que goste da pessoa e isso não se discute, está em causa um eleito , num processo, dito democrático, por quem milhares ou milhões tiveram expectativas , e as viram goradas pelos resultados e pela dúvida.
      É que à mulher de César, não basta ser séria, tem de parecer. ……

      Lamento por todos os socialistas partidários e pos todos quanto crêm em partidos, que seja quem fôr de que partido fôr , n ão saibam isentar-se de suspeitas , para bem da dignificação dos cargos que exercem, e das suas pessoas, em troca da vida faustosa, antitesse da sua apregoada doutrina, que o tornou escolhido.

      Porque n ão ensinaram dignidade aos politicos que assim se portam, nas escolas por onde andaram?

  4. Pois, é vê-los cair parecem moscas. Durante muito tempo andaram a voar em torno do maior vigarista da história (até prova em contrário), agora chega a factura. Cara Dra. Marques Vidal, “que nunca lhe doam as mãos…”

  5. Serão só aqueles milhões? Serão só os arguidos actuais? Será que o manto deixou de esticar e começa a perder elasticidade destapando várias e impensáveis carecas ?

    • As procissões ao adro, os ‘out doors’ o hino (…obrigado pela vida(inha) sócrates…) as ‘msg’ helitransportadas, os ombros emprestados ao andor e as “personalidades” que prestaram vassalagem na morada conhecida do detento… Ao lado do céu até o diabo perde gás!

  6. Sempre o sr. de Évora que devia por enquanto lá continuar mas anda a pavonear-se como um pobre coitado. Com tanto indicio de corrupção este sr. está no pais que criou para ele e esteve sempre a saque de em varias situações: freeport JP sá couto (computadores Magalhães)CGD,e os outros que todos sabemos mas há carneirada que ainda acredita que é um D. Sebastião é jantares,manifestações, já agora abram uma conta e depositem lá euros para voltar para Paris ou Siberia.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …