Buscas em ministérios desencadeadas por escutas a Miguel Macedo

portugal.gov.pt

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

Três escutas telefónicas que envolvem Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, terão motivado as 34 buscas feitas esta quarta-feira pela Polícia Judiciária no âmbito do processo dos vistos gold a vários organismos do Estado, incluindo o Ministério das Finanças e o dos Negócios Estrangeiros.

Em causa estarão suspeitas de que Miguel Macedo, de acordo com o Ministério Público, “sem que qualquer interesse de natureza pública o justificasse”, terá favorecido com perdão de IVA a empresa Intelligent Life Solutions (ILS) – detida por um antigo quadro do INEM e gerida por Paulo Lalanda Castro, atual arguido no caso Sócrates -, num contrato entre esta e o Governo líbio.

A PJ procurava provas de que Miguel Macedo terá favorecido a empresa do amigo no pagamento de IVA, estendendo as buscas ao MNE para averiguar a emissão de vistos para cidadãos líbios.

O acordo previa o transporte para Portugal de vários feridos de guerra líbios para efetuarem tratamentos médicos em Portugal, e o Diário de Notícias descreve que a empresa terá ainda contratualizado os tratamentos com hospitais portugueses.

Uma fonte oficial da ILS afirma, citada pelo DN, que “uma vez que se levantaram dúvidas quanto ao pagamento de IVA, foi pedido um parecer à Autoridade Tributária e a empresa agiu de acordo com o parecer”. No entanto, numa resposta aos recursos dos arguidos da Operação Labirinto, o Ministério Público confirma existirem suspeitas de que a empresa foi beneficiada por Miguel Macedo.

Já o Correio da Manhã noticia que o despacho que isentou a ILS de IVA foi assinado por Paulo Núncio, atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, descrevendo que um responsável da empresa terá metido uma cunha no gabinete do governante.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a admiração?
    Esta gente está a fazer aquilo a que se comprometeu, arrasar com a economia, levar as pessoas à miséria e favorecer os amigos e garantir belas e bem pagas colocações quando se forem embora

  2. Show off, é o que é! Ninguém, mesmo os mais ingénuos, pode acreditar que no “laranjal” ninguém soubesse das investigações, como querem impigir. A escusa do levantamento da imunidade, não deixa dúvidas. Mas mesmo sem escusa, já onde vão as provas… Mais um conto de crianças.

  3. Vida a transversalidade… Nunca em tão pouco tempo a justiça investigou tanto… Depois de 25 de Abril. Excluo a do grupo terrorista, do fax com ambições de asas e outros ‘flopes’

  4. Os ‘ boys’ e ‘as gorduras’ a aparecerem! Não há vergonha nesta gente! Por isso se assanhavam tanto para irem para o poder! Está à vista !!

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …