Buscas em ministérios desencadeadas por escutas a Miguel Macedo

portugal.gov.pt

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

Três escutas telefónicas que envolvem Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, terão motivado as 34 buscas feitas esta quarta-feira pela Polícia Judiciária no âmbito do processo dos vistos gold a vários organismos do Estado, incluindo o Ministério das Finanças e o dos Negócios Estrangeiros.

Em causa estarão suspeitas de que Miguel Macedo, de acordo com o Ministério Público, “sem que qualquer interesse de natureza pública o justificasse”, terá favorecido com perdão de IVA a empresa Intelligent Life Solutions (ILS) – detida por um antigo quadro do INEM e gerida por Paulo Lalanda Castro, atual arguido no caso Sócrates -, num contrato entre esta e o Governo líbio.

A PJ procurava provas de que Miguel Macedo terá favorecido a empresa do amigo no pagamento de IVA, estendendo as buscas ao MNE para averiguar a emissão de vistos para cidadãos líbios.

O acordo previa o transporte para Portugal de vários feridos de guerra líbios para efetuarem tratamentos médicos em Portugal, e o Diário de Notícias descreve que a empresa terá ainda contratualizado os tratamentos com hospitais portugueses.

Uma fonte oficial da ILS afirma, citada pelo DN, que “uma vez que se levantaram dúvidas quanto ao pagamento de IVA, foi pedido um parecer à Autoridade Tributária e a empresa agiu de acordo com o parecer”. No entanto, numa resposta aos recursos dos arguidos da Operação Labirinto, o Ministério Público confirma existirem suspeitas de que a empresa foi beneficiada por Miguel Macedo.

Já o Correio da Manhã noticia que o despacho que isentou a ILS de IVA foi assinado por Paulo Núncio, atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, descrevendo que um responsável da empresa terá metido uma cunha no gabinete do governante.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a admiração?
    Esta gente está a fazer aquilo a que se comprometeu, arrasar com a economia, levar as pessoas à miséria e favorecer os amigos e garantir belas e bem pagas colocações quando se forem embora

  2. Show off, é o que é! Ninguém, mesmo os mais ingénuos, pode acreditar que no “laranjal” ninguém soubesse das investigações, como querem impigir. A escusa do levantamento da imunidade, não deixa dúvidas. Mas mesmo sem escusa, já onde vão as provas… Mais um conto de crianças.

  3. Vida a transversalidade… Nunca em tão pouco tempo a justiça investigou tanto… Depois de 25 de Abril. Excluo a do grupo terrorista, do fax com ambições de asas e outros ‘flopes’

  4. Os ‘ boys’ e ‘as gorduras’ a aparecerem! Não há vergonha nesta gente! Por isso se assanhavam tanto para irem para o poder! Está à vista !!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …