Buscas em ministérios desencadeadas por escutas a Miguel Macedo

portugal.gov.pt

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

O MInistro da Administração Interna, Miguel Macedo

Três escutas telefónicas que envolvem Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, terão motivado as 34 buscas feitas esta quarta-feira pela Polícia Judiciária no âmbito do processo dos vistos gold a vários organismos do Estado, incluindo o Ministério das Finanças e o dos Negócios Estrangeiros.

Em causa estarão suspeitas de que Miguel Macedo, de acordo com o Ministério Público, “sem que qualquer interesse de natureza pública o justificasse”, terá favorecido com perdão de IVA a empresa Intelligent Life Solutions (ILS) – detida por um antigo quadro do INEM e gerida por Paulo Lalanda Castro, atual arguido no caso Sócrates -, num contrato entre esta e o Governo líbio.

A PJ procurava provas de que Miguel Macedo terá favorecido a empresa do amigo no pagamento de IVA, estendendo as buscas ao MNE para averiguar a emissão de vistos para cidadãos líbios.

O acordo previa o transporte para Portugal de vários feridos de guerra líbios para efetuarem tratamentos médicos em Portugal, e o Diário de Notícias descreve que a empresa terá ainda contratualizado os tratamentos com hospitais portugueses.

Uma fonte oficial da ILS afirma, citada pelo DN, que “uma vez que se levantaram dúvidas quanto ao pagamento de IVA, foi pedido um parecer à Autoridade Tributária e a empresa agiu de acordo com o parecer”. No entanto, numa resposta aos recursos dos arguidos da Operação Labirinto, o Ministério Público confirma existirem suspeitas de que a empresa foi beneficiada por Miguel Macedo.

Já o Correio da Manhã noticia que o despacho que isentou a ILS de IVA foi assinado por Paulo Núncio, atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, descrevendo que um responsável da empresa terá metido uma cunha no gabinete do governante.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Onde está a admiração?
    Esta gente está a fazer aquilo a que se comprometeu, arrasar com a economia, levar as pessoas à miséria e favorecer os amigos e garantir belas e bem pagas colocações quando se forem embora

  2. Show off, é o que é! Ninguém, mesmo os mais ingénuos, pode acreditar que no “laranjal” ninguém soubesse das investigações, como querem impigir. A escusa do levantamento da imunidade, não deixa dúvidas. Mas mesmo sem escusa, já onde vão as provas… Mais um conto de crianças.

  3. Vida a transversalidade… Nunca em tão pouco tempo a justiça investigou tanto… Depois de 25 de Abril. Excluo a do grupo terrorista, do fax com ambições de asas e outros ‘flopes’

  4. Os ‘ boys’ e ‘as gorduras’ a aparecerem! Não há vergonha nesta gente! Por isso se assanhavam tanto para irem para o poder! Está à vista !!

RESPONDER

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …