Bruxelas diz que ainda há “grandes diferenças” sobre esboço do Orçamento

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia alerta que continuam a existir “grandes diferenças” nas discussões com o Governo português sobre o projeto de Orçamento de Estado para 2016, e anunciou esta segunda-feira que o assunto será discutido amanhã pelos comissários.

“Está de facto a ser trocada informação, o processo prossegue e permanecem grandes diferenças. Estamos a trabalhar com o Governo português para aproximar as posições. O colégio vai discutir esta questão amanhã”, afirmou Annika Breidthardt, porta-voz para os Assuntos Económicos, referindo-se ao Colégio de Comissários de todos os países que compõem o órgão comunitário.

O esboço do plano orçamental enviado pelo Governo a Bruxelas a 22 de janeiro vai ser, assim, discutido na reunião semanal do colégio da Comissão Europeia, que esta semana se realiza em Estrasburgo, França.

A 27 de janeiro, a Comissão Europeia enviou uma carta ao Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, a solicitar informações adicionais e a questionar porque é que o plano apresentado pelo Governo prevê uma redução do défice estrutural em 0,2 pontos percentuais, apenas um terço do recomendado em julho.

No dia seguinte, 28 de janeiro, uma equipa de técnicos da Comissão Europeia chegou a Lisboa para trabalhar com Mário Centeno no sentido de aproximar as posições, prevenindo assim um eventual parecer negativo de Bruxelas ao projeto orçamental.

No quadro do regulamento do semestre europeu de coordenação de políticas económicas, a Comissão Europeia pode vir a solicitar a um Estado-membro que elabore um plano orçamental revisto, caso considere que o projeto enviado apresenta “risco grave” de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Uma vez avaliado o projeto orçamental e emitido o parecer de Bruxelas, este será então analisado pelo Eurogrupo, a reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas ainda ninguém percebeu que o costa anda a comprar votos!!!
    Agora anda a dar, a dar….daqui a uns tempos quando tiver de tirar, o governo cai.
    Depois fará o papel de vítima, que ele bem tentou…mas não o deixaram…
    Ah valentes!!! Aceleramos rumo ao 4.º resgate.

  2. Estes montes de mer… deviam era ver o que os Políticos tem feito nos últimos anos e não quererem mais cortes ao povo, tudo a mesma gamela, ainda a gente que acha que a Europa é boa.

  3. Já se começa a falar em novos aumentos de impostos sem se saber quais, até agora já foram alguns, agora vamos ver o que isto vai dar porque omeletes sem ovos ninguém conseguiu fazer até agora, alguém irá engolir uns bons sapos resta saber quem.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …