Boris Johnson recebeu oxigénio, mas não está ligado a ventilador

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, transferido para os cuidados intensivos de um hospital de Londres por causa da covid-19, recebeu oxigénio, mas não foi ligado a qualquer ventilador, revelou o ministro Michael Gove.

“O primeiro-ministro recebeu apoio de oxigénio e permanece sob vigilância rigorosa”, mas “não foi ligado a um ventilador”, disse o ministro do Conselho de Ministros, Michael Gove, em declarações à rádio LBC.

Boris Johnson passou na segunda-feira para uma unidade de cuidados intensivos no hospital onde foi internado no domingo à noite devido a sintomas persistentes de covid-19.

Um porta-voz disse na segunda-feira que o estado de saúde do primeiro-ministro tinha piorado e que, a conselho da sua equipa médica, foi transferido para a unidade de cuidados intensivos. Ainda segunda a mesma fonte, Boris Johnson terá pedido ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, enquanto primeiro ministro de Estado, para o substituir na frente do governo “quando for necessário”.

Boris Johnson, de 55 anos, tinha sido admitido no hospital Hospital St Thomas no domingo à noite, por conselho do médico, uma vez que apresentava “sintomas persistentes” da covid-19, nomeadamente febre e tosse, há nove dias.

Líderes mundais desejam rápida recuperação

Vários líderes mundiais reagiram à transferência do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para os cuidados intensivos do hospital onde se encontra desde domingo à noite com covid-19, desejando-lhe uma rápida recuperação.

O Presidente norte-americano, Donald Trump desejou ao seu “amigo” Boris Johnson que melhore rapidamente, em declarações na Casa Branca.

“Ficámos muito tristes ao saber que foi colocado há pouco nos cuidados intensivos. Todos os americanos rezam pela sua recuperação”, disse Trump, acrescentando que a Casa Branca está em contacto com os médicos de Johnson. “Veremos se podemos ajudar”, acrescentou, sem adiantar mais.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou solidariedade a Johnson e à sua família, desejando que tenha “um rápido e total restabelecimento”, numa mensagem na rede social Twitter.

Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia no processo do Brexit, também diagnosticado com covid-19 no passado dia 19 de março, declarou que faz votos para uma “rápida recuperação” do primeiro-ministro britânico.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou, igualmente no Twitter, todo o seu “apoio a Boris Johnson, à sua família e ao povo britânico neste momento difícil”. “Desejo-lhe que ultrapasse rapidamente esta situação”, escreveu Macron.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, deixou, na mesma rede social, uma mensagem com votos de um “rápido restabelecimento” do primeiro-ministro britânico. “São dias difíceis para os nossos países, mas com é com força e unidade que conseguiremos vencer esta batalha”, disse Sánchez, expressando também a sua solidariedade a todo o povo britânico.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Luigi Di Maio, escreveu: “O povo italiano está com o Reino Unido nestes tempos difíceis. Todos por um. Rápidas melhoras, Boris Johnson!”. O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, também disse desejar uma recuperação célere de Boris Johnson e pediu-lhe para ser forte.

Por sua vez o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu no Twitter: “Esta noite penso no meu amigo Boris Johnson, a quem envio, tal como a OMS, votos sinceros, numa altura em que combate o coronavírus. Sei que o Serviço Nacional de Saúde e os seus funcionários dedicados vão cuidar de ti”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas…….não foi este Sr. que quando esta epidemia, já estava bem instalada na Europa com baixas preocupantes, subestimou o risco deixando a População continuar a actividade Social como se nada fosse ????……… Agora é vitima também da sua estupidez !

      • Será a única forma que o Sr. tem para actuar ????……… Ofendendo e insultando os que dão a sua opinião, e sem nada acrescentar ao tema ???…respeite se quer ser respeitado !

        • Quem ofendeu foi o Sr.
          Refere que os outros são estúpidos quando desconhece os problemas e as imensas decisões que estão em cima da mesa. Simplifica tudo, porque tudo desconhece. Esse discurso é velho.

          • Pois saiba que a única decisão que tem de ser tomada numa situação dramática como esta, por parte de um Governante é de salvaguardar e evitar a todo o custo a perca de vidas humanas ao detrimento de outros interesses, que para mim são secundários. Isso sim é ser “Responsável” !…Há mortes evitáveis e a evitar, mas isso não parece ser a sua primeira preocupação !

    • Exactamente!… há personagens que só acordam quando levam com a realidade mesmo “de frente”!
      Estupidez é pouco para classificar a actuação desse Sr Boris!…

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …