Bloquistas e comunistas torcem nariz ao Orçamento e vão encostar Costa às cordas

O projecto de Orçamento de Estado negociado pelo PS com a Comissão Europeia não agrada ao Bloco de Esquerda, nem ao PCP que prometem fincar o pé na defesa das suas bandeiras. E o PCP não confirma se vai aprovar ou não o documento.

“Este não é o orçamento do PCP”, diz sem subterfúgios o deputado comunista João Oliveira, em declarações citadas pelo jornal Público, notando o “distanciamento” e a “preocupação” do PCP com algumas das medidas previstas no documento que já mereceu a aprovação da Comissão Europeia.

O PCP congratula-se com medidas como o fim das isenções de IMI para fundos imobiliários, o aumento da contribuição do sector bancário, a introdução de deduções fiscais por filhos e o regresso da cláusula de salvaguarda do IMI, mas queixa-se de outras opções, como o aumento dos impostos sobre os combustíveis.

Pelo meio, ficam as críticas ao “quadro de chantagem e ingerência exercido” pela União Europeia, conforme nota João Oliveira que não revela se o PCP vai votar favoravelmente o OE no Parlamento.

Do lado do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua coloca o partido do lado de António Costa, notando que “respeita o compromisso do Governo com Bruxelas”, “mas não nos peçam para não lutarmos pelas nossas bandeiras”, avisa.

Estes discursos fazem antever mais uma dura negociação de António Costa com os seus aliados no Parlamento. O primeiro-ministro deverá ter que fazer cedências, se quiser o seu apoio para aprovar um Orçamento que, contrariamente a que vinha antecipando, mantém o tom na austeridade.

Mariana Mortágua diz, também em declarações citadas pelo Público, que esta última versão do OE é “pior do que a primeira versão entregue a Bruxelas” e lamenta que “as pressões da Comissão Europeia, activamente auxiliadas pelos argumentos do PSD e do CDS em Portugal, pioraram este orçamento, prejudicaram o objectivo de repor rendimentos e tornaram a vida das pessoas mais difícil“.

Lamentando a “excessiva carga de impostos”, a deputada bloquista deixa antever que o seu partido vai tentar alterar algumas medidas na discussão do OE na especialidade, visando desagravar a carga para as famílias.

A discussão e votação do OE na generalidade está marcada para os próximos 22 e 23 de Fevereiro. O debate na especialidade vai ocorrer entre 24 de Fevereiro e 4 de Março.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Ò Zap, vaticinador da desgraça, actualiza mas é as notícias!…
    Tás tão caladinho em relação às ultimas da TAP!
    A TAP atravessou-se-te na garganta?

  2. O Bloco de Esquerda e o PCP vão ter que engolir todos os sapos e contentarem-se e isto para não darem a entender perante toda a sociedade que meteram a pata na argola , à partida deveriam saber muito bem assim como o PS que todas aquelas promessas eram irrealistas, como é que seria possível dar mais, receber menos e manter o défice abaixo dos 3%, o grande mal foi a ganância pelo Poder de todos eles a qualquer custo e agora uma vez confrontados com a realidade, nem batem o pé à UE e companhia como pareciam dar a entender e para manterem algumas das promessas feitas são obrigados a aumentar impostos e de que maneira para colmatar o grande aumento de despesas a que se propõem, contas bem feitas vamos ficar pior do que estávamos e isto sim será a reversão da lenta recuperação que o país já ia seguindo.

  3. “O PCP congratula-se com medidas como o fim das isenções de IMI para fundos imobiliários”…Ó PCP, E QUE TAL PROPORES O FIM DAS ISENÇÕES DE IMI QUE OS PARTIDOS BENEFICIAM?!?

  4. O Costa, o Dá a Volta a Tudo, o Eucalipto seca terrenos à volta…kkk
    Não acredito, os bloquistas…depois de um bom tinto e umas festinhas não importa de onde venham…está tudo bem meu…
    Quanto ao PC…vergonha completa! Pelo menos 300 enganados já entregaram o cartão ou não pagam cotas! Mas que é isto meu???!!!
    Quanto a nós POVO, abram os olhos…porque quem vai pagar a BORRADA somos nós e de que maneira, também os filhos e netos, ACREDITEM!
    Eu defendo CADEIA EFECTIVA para ARTISTAS e MALABARISTAS que não sejam de Circo.
    Podem saltar e pinchar, mas foi com o Passos e a ministra da defesa que alguns “chouriços” (como dizemos por cá) começaram a ser apanhados e até à data nunca mais parou.
    Não há maneira POVO de isto parar, é uns atrás dos outros…
    Sociedades a 50%…é um espetáculo…mesmo de insuficiente! A sociedade dos cabeçudos, nem ata nem desata. Que QI´s Costa, Jerónimo, engraçadinhas e engraçadinhos do bloco…kkkk
    Que grandes QI`s…vocês são uma sumidade, “bons democratas”. Não esqueçam tomar o Angelical ou algo que a Lei adora, para nanar…porque vos deve ser muito, mas muito difícil…
    O Passos disse de forma revoltada e aflita; Temos de arranjar dinheiro para pagar as vigarices desenfreadas do PS, Sócrates, Costa, do que disse “NÃO PAGAMOS!”…e companhia.
    Nem que para isso seja necessário emigrar. Para que os nossos Filhos e netos não sintam na pele estes medíocres…que a lei de os colocar na cadeia se vê à nora para ser aprovada, porque não aceitam nem querem alterar a constituição, por conveniência e defesa de lóbis!!!
    Este não perde tempo. Faz o qualquer individuo sem carater e escrúpulos o diz; Não têm dinheiro para pagar o aumentam brutal de impostos que fiz, façam o favor de sair que isto é só para nós! Não é bloqueios ou Pê Cêzinhos?
    POVO, não adormeçam…Abram os OLHOS…Olhem para o que vos digo!

  5. os comentários aqui são todos dos oxiúros da direita torta, parasitas, lombrigas .a ESQUERDINHA para que saibam reúne-se com frequência para se debruçarem profundamente nos assuntos do POVO a direita torta só se incomoda com os muito ricos, como extorquir tudo ao POVO, nas guerras, e nas suas luxurias a direita que defende com unhas e dentes os banqueiros TUBARÕES…

    • A palavra ESQUERDINHA está muito bem empregue.
      Quanto à inveja, rancor e insuficiência….é muito mau.
      Os descendentes desejam evolução, mas não nessa matéria!
      Vamos, la…evoluir e avançar!
      VIVA O POVO! POBRE mas RICO de PRINCÍPIOS E VALORES MORAIS!
      VIVA O POVO!!!

    • Concordo…eu conheci o Costa camionista que tinha um ajudante chamado Centeno que era maneta (com o devido respeito pela profissão) que a dado momento da condução o camião despista-se pela falésia e diz o camioneta:
      Lá vão o cameão para o maneta, e diz o maneta e vai o maneta para o “caraças”!!
      E assim amigos vai o nosso lindo país, pelos caminhos de Portugal!
      Abram os Olhos e não se deixem levar…

  6. Que carrada de ódio as pessoas manifestam nestes comentários. Vão-se tratar, ó malta da direitola sem escrúpulos (sem qualquer generalização, que conheço gente de direita séria). E já agora, trabalhem também um bocadinho, pois pelos vistos têm imenso tempo tempo livre, a julgar pelo tempo que passam a escrever comentários ressaibiados.
    Julgam que só há gente competente do vosso lado? Na esquerda também há gente muito competende, que todos os dias contribuir para o progresso e riqueza nacionais. Acham este OE mau, mas se fosse proposto por partidos de direita, comeriam tudo o que lhes põem à frente. Farta de tanta “esquerdo-fobia”…

  7. direitolas uma mer……foi por causa de homens como este que nos estão a governar neste momento que o general Carmona na altura chamou um Homem
    com H grande para equilibrar as contas do país volta Marcelo Caetano estás perdoado eu sei que estes politicos de esquerda te trataram tão mal que nem depois de morto quiseste voltar à tua Pátria mas podes voltar que esse já cá não estão

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …