Bloquistas e comunistas torcem nariz ao Orçamento e vão encostar Costa às cordas

O projecto de Orçamento de Estado negociado pelo PS com a Comissão Europeia não agrada ao Bloco de Esquerda, nem ao PCP que prometem fincar o pé na defesa das suas bandeiras. E o PCP não confirma se vai aprovar ou não o documento.

“Este não é o orçamento do PCP”, diz sem subterfúgios o deputado comunista João Oliveira, em declarações citadas pelo jornal Público, notando o “distanciamento” e a “preocupação” do PCP com algumas das medidas previstas no documento que já mereceu a aprovação da Comissão Europeia.

O PCP congratula-se com medidas como o fim das isenções de IMI para fundos imobiliários, o aumento da contribuição do sector bancário, a introdução de deduções fiscais por filhos e o regresso da cláusula de salvaguarda do IMI, mas queixa-se de outras opções, como o aumento dos impostos sobre os combustíveis.

Pelo meio, ficam as críticas ao “quadro de chantagem e ingerência exercido” pela União Europeia, conforme nota João Oliveira que não revela se o PCP vai votar favoravelmente o OE no Parlamento.

Do lado do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua coloca o partido do lado de António Costa, notando que “respeita o compromisso do Governo com Bruxelas”, “mas não nos peçam para não lutarmos pelas nossas bandeiras”, avisa.

Estes discursos fazem antever mais uma dura negociação de António Costa com os seus aliados no Parlamento. O primeiro-ministro deverá ter que fazer cedências, se quiser o seu apoio para aprovar um Orçamento que, contrariamente a que vinha antecipando, mantém o tom na austeridade.

Mariana Mortágua diz, também em declarações citadas pelo Público, que esta última versão do OE é “pior do que a primeira versão entregue a Bruxelas” e lamenta que “as pressões da Comissão Europeia, activamente auxiliadas pelos argumentos do PSD e do CDS em Portugal, pioraram este orçamento, prejudicaram o objectivo de repor rendimentos e tornaram a vida das pessoas mais difícil“.

Lamentando a “excessiva carga de impostos”, a deputada bloquista deixa antever que o seu partido vai tentar alterar algumas medidas na discussão do OE na especialidade, visando desagravar a carga para as famílias.

A discussão e votação do OE na generalidade está marcada para os próximos 22 e 23 de Fevereiro. O debate na especialidade vai ocorrer entre 24 de Fevereiro e 4 de Março.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Ò Zap, vaticinador da desgraça, actualiza mas é as notícias!…
    Tás tão caladinho em relação às ultimas da TAP!
    A TAP atravessou-se-te na garganta?

  2. O Bloco de Esquerda e o PCP vão ter que engolir todos os sapos e contentarem-se e isto para não darem a entender perante toda a sociedade que meteram a pata na argola , à partida deveriam saber muito bem assim como o PS que todas aquelas promessas eram irrealistas, como é que seria possível dar mais, receber menos e manter o défice abaixo dos 3%, o grande mal foi a ganância pelo Poder de todos eles a qualquer custo e agora uma vez confrontados com a realidade, nem batem o pé à UE e companhia como pareciam dar a entender e para manterem algumas das promessas feitas são obrigados a aumentar impostos e de que maneira para colmatar o grande aumento de despesas a que se propõem, contas bem feitas vamos ficar pior do que estávamos e isto sim será a reversão da lenta recuperação que o país já ia seguindo.

  3. “O PCP congratula-se com medidas como o fim das isenções de IMI para fundos imobiliários”…Ó PCP, E QUE TAL PROPORES O FIM DAS ISENÇÕES DE IMI QUE OS PARTIDOS BENEFICIAM?!?

  4. O Costa, o Dá a Volta a Tudo, o Eucalipto seca terrenos à volta…kkk
    Não acredito, os bloquistas…depois de um bom tinto e umas festinhas não importa de onde venham…está tudo bem meu…
    Quanto ao PC…vergonha completa! Pelo menos 300 enganados já entregaram o cartão ou não pagam cotas! Mas que é isto meu???!!!
    Quanto a nós POVO, abram os olhos…porque quem vai pagar a BORRADA somos nós e de que maneira, também os filhos e netos, ACREDITEM!
    Eu defendo CADEIA EFECTIVA para ARTISTAS e MALABARISTAS que não sejam de Circo.
    Podem saltar e pinchar, mas foi com o Passos e a ministra da defesa que alguns “chouriços” (como dizemos por cá) começaram a ser apanhados e até à data nunca mais parou.
    Não há maneira POVO de isto parar, é uns atrás dos outros…
    Sociedades a 50%…é um espetáculo…mesmo de insuficiente! A sociedade dos cabeçudos, nem ata nem desata. Que QI´s Costa, Jerónimo, engraçadinhas e engraçadinhos do bloco…kkkk
    Que grandes QI`s…vocês são uma sumidade, “bons democratas”. Não esqueçam tomar o Angelical ou algo que a Lei adora, para nanar…porque vos deve ser muito, mas muito difícil…
    O Passos disse de forma revoltada e aflita; Temos de arranjar dinheiro para pagar as vigarices desenfreadas do PS, Sócrates, Costa, do que disse “NÃO PAGAMOS!”…e companhia.
    Nem que para isso seja necessário emigrar. Para que os nossos Filhos e netos não sintam na pele estes medíocres…que a lei de os colocar na cadeia se vê à nora para ser aprovada, porque não aceitam nem querem alterar a constituição, por conveniência e defesa de lóbis!!!
    Este não perde tempo. Faz o qualquer individuo sem carater e escrúpulos o diz; Não têm dinheiro para pagar o aumentam brutal de impostos que fiz, façam o favor de sair que isto é só para nós! Não é bloqueios ou Pê Cêzinhos?
    POVO, não adormeçam…Abram os OLHOS…Olhem para o que vos digo!

  5. os comentários aqui são todos dos oxiúros da direita torta, parasitas, lombrigas .a ESQUERDINHA para que saibam reúne-se com frequência para se debruçarem profundamente nos assuntos do POVO a direita torta só se incomoda com os muito ricos, como extorquir tudo ao POVO, nas guerras, e nas suas luxurias a direita que defende com unhas e dentes os banqueiros TUBARÕES…

    • A palavra ESQUERDINHA está muito bem empregue.
      Quanto à inveja, rancor e insuficiência….é muito mau.
      Os descendentes desejam evolução, mas não nessa matéria!
      Vamos, la…evoluir e avançar!
      VIVA O POVO! POBRE mas RICO de PRINCÍPIOS E VALORES MORAIS!
      VIVA O POVO!!!

    • Concordo…eu conheci o Costa camionista que tinha um ajudante chamado Centeno que era maneta (com o devido respeito pela profissão) que a dado momento da condução o camião despista-se pela falésia e diz o camioneta:
      Lá vão o cameão para o maneta, e diz o maneta e vai o maneta para o “caraças”!!
      E assim amigos vai o nosso lindo país, pelos caminhos de Portugal!
      Abram os Olhos e não se deixem levar…

  6. Que carrada de ódio as pessoas manifestam nestes comentários. Vão-se tratar, ó malta da direitola sem escrúpulos (sem qualquer generalização, que conheço gente de direita séria). E já agora, trabalhem também um bocadinho, pois pelos vistos têm imenso tempo tempo livre, a julgar pelo tempo que passam a escrever comentários ressaibiados.
    Julgam que só há gente competente do vosso lado? Na esquerda também há gente muito competende, que todos os dias contribuir para o progresso e riqueza nacionais. Acham este OE mau, mas se fosse proposto por partidos de direita, comeriam tudo o que lhes põem à frente. Farta de tanta “esquerdo-fobia”…

  7. direitolas uma mer……foi por causa de homens como este que nos estão a governar neste momento que o general Carmona na altura chamou um Homem
    com H grande para equilibrar as contas do país volta Marcelo Caetano estás perdoado eu sei que estes politicos de esquerda te trataram tão mal que nem depois de morto quiseste voltar à tua Pátria mas podes voltar que esse já cá não estão

RESPONDER

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …