Bruxelas dá luz verde ao Orçamento para 2016

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira o esboço do Orçamento do Estado para 2016. Bruxelas dá assim um voto de confiança a Costa, mas alerta que “os riscos de incumprimento não estão eliminados”.

O colégio de Comissários esteve hoje reunido extraordinariamente e deu luz verde ao projeto de plano orçamental apresentado por Portugal, depois de Bruxelas ter solicitado a Portugal medidas adicionais, embora com reservas.

Pierre Moscovici, comissário europeu para os assuntos económicos e financeiros, afirmou que “mesmo sem pedir um plano revisto, o diálogo construtivo levou a medidas adicionais que chegam a 845 milhões de euros, que vão ajudar a salvaguardar as finanças públicas portuguesas”, refere o Diário Económico.

O primeiro esboço orçamental entregue deu origem a dúvidas de várias entidades, que argumentaram na altura que existiam “inconformidades graves” com as regras europeias.

Depois de novas negociações entre o Governo com PCP, BE e os técnicos da Comissão Europeia, estas resultaram em novos aumentos de impostos, nomeadamente sobre os combustíveis, banca, imposto de selo e automóvel.

António Costa garantiu que o orçamento, no Conselho de Ministros, foi aprovado “por unanimidade e aclamação”.

Apesar da aprovação, Bruxelas alerta que o exercício orçamental para 2016 ainda apresenta risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

“O risco de não cumprimento continua e vamos continuar a monitorizar os desenvolvimentos nos próximos meses”, alertou Pierre Moscovici.

O projeto final de Orçamento do Estado será entregue esta sexta-feira no Parlamento, com discussão marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro.

Entre as 16h e as 16h30 deverá ser feita a apresentação pública do documento no Ministério das Finanças.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, anunciou que Bruxelas vai avaliar novamente a situação de Portugal em maio.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ora aí está!…
    Tanta polémica por parte dos sabe tudo, que querem ser donos disto tudo, mas afinal a “geringonça” funciona mesmo!…

RESPONDER

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …