Bruxelas dá luz verde ao Orçamento para 2016

European Parliament / Flickr

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros

A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira o esboço do Orçamento do Estado para 2016. Bruxelas dá assim um voto de confiança a Costa, mas alerta que “os riscos de incumprimento não estão eliminados”.

O colégio de Comissários esteve hoje reunido extraordinariamente e deu luz verde ao projeto de plano orçamental apresentado por Portugal, depois de Bruxelas ter solicitado a Portugal medidas adicionais, embora com reservas.

Pierre Moscovici, comissário europeu para os assuntos económicos e financeiros, afirmou que “mesmo sem pedir um plano revisto, o diálogo construtivo levou a medidas adicionais que chegam a 845 milhões de euros, que vão ajudar a salvaguardar as finanças públicas portuguesas”, refere o Diário Económico.

O primeiro esboço orçamental entregue deu origem a dúvidas de várias entidades, que argumentaram na altura que existiam “inconformidades graves” com as regras europeias.

Depois de novas negociações entre o Governo com PCP, BE e os técnicos da Comissão Europeia, estas resultaram em novos aumentos de impostos, nomeadamente sobre os combustíveis, banca, imposto de selo e automóvel.

António Costa garantiu que o orçamento, no Conselho de Ministros, foi aprovado “por unanimidade e aclamação”.

Apesar da aprovação, Bruxelas alerta que o exercício orçamental para 2016 ainda apresenta risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

“O risco de não cumprimento continua e vamos continuar a monitorizar os desenvolvimentos nos próximos meses”, alertou Pierre Moscovici.

O projeto final de Orçamento do Estado será entregue esta sexta-feira no Parlamento, com discussão marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro.

Entre as 16h e as 16h30 deverá ser feita a apresentação pública do documento no Ministério das Finanças.

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, anunciou que Bruxelas vai avaliar novamente a situação de Portugal em maio.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ora aí está!…
    Tanta polémica por parte dos sabe tudo, que querem ser donos disto tudo, mas afinal a “geringonça” funciona mesmo!…

RESPONDER

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …