Autarcas do interior pedem para se “denunciar” emigrantes que furem quarentena obrigatória

Tiago Petinga / Lusa

Municípios do interior estão atentos às matrículas estrangeiras e pedem às próprias populações para denunciarem emigrantes que estejam a desrespeitar as regras.

Esta semana, presidentes de várias Câmaras e fontes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já tinham alertado para o facto de vários emigrantes terem voltado ao país e não estarem a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 dias.

Na quinta-feira, aliás, quatro emigrantes de Ribeira de Pena, em Vila Real, que tinham sido detidos por desobediência, foram condenados a multas entre os 1800 e os 6000 euros.

Segundo o jornal online Observador, perante esta situação, alguns municípios estão a pedir ajuda às próprias populações para identificar as pessoas que vêm de fora e até para denunciar caso estas estejam a desrespeitar as regras. É o caso de Valpaços.

“Pedimos às pessoas que fossem os próprios vizinhos que nos fizessem chegar informação sobre carros que passam e são da Suíça ou de França. Dão-nos a morada exata de onde moram”, explicou ao jornal online o autarca, Amílcar Castro de Almeida.

O autarca conta que há emigrantes vindos de França que têm sido difíceis de controlar. “As pessoas continuavam a estar juntas como se estivéssemos em dias de verão, há cafés que furaram ordens de encerramento e grupos de emigrantes em amena cavaqueira. Tivemos de chamar a GNR para intervir nessas situações”.

Ao jornal, o presidente da Câmara diz que, com a mobilização de presidentes da junta e de residentes, já foi possível identificar mais de 300 pessoas que regressaram ao município.

Este desrespeito pelas regras também é uma situação confirmada pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias. “Tem havido alguns desalinhados desta orientação que têm provocado alguns problemas”, disse ao jornal. Mas, neste caso, o autarca afirma que têm sido os próprios locais a “fazer denúncias”. “Cada membro acaba por ser um fiscal da sua aldeia”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Por os vistos, está a favor do aumento da propagação desta pandemia a nível Nacional. Tanto para quem vem de fora como para os residentes Nacionais potencialmente suspeitos de estarem infectados, a medida de quarentena é para se respeitar, se não consegue perceber isso, fique a vontade. Cumprimente , beije e abrace quem quiser e se adoecer talvez compreenda melhor !

RESPONDER

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …