Autarcas do interior pedem para se “denunciar” emigrantes que furem quarentena obrigatória

Tiago Petinga / Lusa

Municípios do interior estão atentos às matrículas estrangeiras e pedem às próprias populações para denunciarem emigrantes que estejam a desrespeitar as regras.

Esta semana, presidentes de várias Câmaras e fontes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já tinham alertado para o facto de vários emigrantes terem voltado ao país e não estarem a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 dias.

Na quinta-feira, aliás, quatro emigrantes de Ribeira de Pena, em Vila Real, que tinham sido detidos por desobediência, foram condenados a multas entre os 1800 e os 6000 euros.

Segundo o jornal online Observador, perante esta situação, alguns municípios estão a pedir ajuda às próprias populações para identificar as pessoas que vêm de fora e até para denunciar caso estas estejam a desrespeitar as regras. É o caso de Valpaços.

“Pedimos às pessoas que fossem os próprios vizinhos que nos fizessem chegar informação sobre carros que passam e são da Suíça ou de França. Dão-nos a morada exata de onde moram”, explicou ao jornal online o autarca, Amílcar Castro de Almeida.

O autarca conta que há emigrantes vindos de França que têm sido difíceis de controlar. “As pessoas continuavam a estar juntas como se estivéssemos em dias de verão, há cafés que furaram ordens de encerramento e grupos de emigrantes em amena cavaqueira. Tivemos de chamar a GNR para intervir nessas situações”.

Ao jornal, o presidente da Câmara diz que, com a mobilização de presidentes da junta e de residentes, já foi possível identificar mais de 300 pessoas que regressaram ao município.

Este desrespeito pelas regras também é uma situação confirmada pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias. “Tem havido alguns desalinhados desta orientação que têm provocado alguns problemas”, disse ao jornal. Mas, neste caso, o autarca afirma que têm sido os próprios locais a “fazer denúncias”. “Cada membro acaba por ser um fiscal da sua aldeia”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Por os vistos, está a favor do aumento da propagação desta pandemia a nível Nacional. Tanto para quem vem de fora como para os residentes Nacionais potencialmente suspeitos de estarem infectados, a medida de quarentena é para se respeitar, se não consegue perceber isso, fique a vontade. Cumprimente , beije e abrace quem quiser e se adoecer talvez compreenda melhor !

RESPONDER

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …