Autarcas do interior pedem para se “denunciar” emigrantes que furem quarentena obrigatória

2

Tiago Petinga / Lusa

Municípios do interior estão atentos às matrículas estrangeiras e pedem às próprias populações para denunciarem emigrantes que estejam a desrespeitar as regras.

Esta semana, presidentes de várias Câmaras e fontes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já tinham alertado para o facto de vários emigrantes terem voltado ao país e não estarem a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 dias.

Na quinta-feira, aliás, quatro emigrantes de Ribeira de Pena, em Vila Real, que tinham sido detidos por desobediência, foram condenados a multas entre os 1800 e os 6000 euros.

Segundo o jornal online Observador, perante esta situação, alguns municípios estão a pedir ajuda às próprias populações para identificar as pessoas que vêm de fora e até para denunciar caso estas estejam a desrespeitar as regras. É o caso de Valpaços.

“Pedimos às pessoas que fossem os próprios vizinhos que nos fizessem chegar informação sobre carros que passam e são da Suíça ou de França. Dão-nos a morada exata de onde moram”, explicou ao jornal online o autarca, Amílcar Castro de Almeida.

O autarca conta que há emigrantes vindos de França que têm sido difíceis de controlar. “As pessoas continuavam a estar juntas como se estivéssemos em dias de verão, há cafés que furaram ordens de encerramento e grupos de emigrantes em amena cavaqueira. Tivemos de chamar a GNR para intervir nessas situações”.

Ao jornal, o presidente da Câmara diz que, com a mobilização de presidentes da junta e de residentes, já foi possível identificar mais de 300 pessoas que regressaram ao município.

Este desrespeito pelas regras também é uma situação confirmada pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias. “Tem havido alguns desalinhados desta orientação que têm provocado alguns problemas”, disse ao jornal. Mas, neste caso, o autarca afirma que têm sido os próprios locais a “fazer denúncias”. “Cada membro acaba por ser um fiscal da sua aldeia”.

ZAP //

2 Comments

    • Por os vistos, está a favor do aumento da propagação desta pandemia a nível Nacional. Tanto para quem vem de fora como para os residentes Nacionais potencialmente suspeitos de estarem infectados, a medida de quarentena é para se respeitar, se não consegue perceber isso, fique a vontade. Cumprimente , beije e abrace quem quiser e se adoecer talvez compreenda melhor !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.