Emigrantes que regressam a Portugal estão a furar quarentena

Estela Silva / EPA

Há portugueses emigrantes, vindos de Espanha e de França, que não estão a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 dias. “Chegam às aldeias, andam na rua e cumprimentam a população toda.”

Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, diz que há emigrantes que estão a regressar a casa e não cumprem a quarentena de confinamento em casa, determinada pela Autoridade Regional de Saúde e imposta a partir da passada quinta-feira. Por esse motivo, o autarca decidiu proceder a “avisos sonoros” nas zonas rurais do município.

Além desta medida, a autarquia fechou as vias municipais de ligação a Espanha com barreiras físicas, mantendo-se aberto o posto de passagem de Quintanilha, refere o semanário Expresso. A ligação a Espanha é feita pela A4 e antiga Estrada Nacional, após paragem obrigatória no antigo posto fronteiriço, controlado pelo SEF e GNR.

O presidente da Câmara pediu à GNR uma fiscalização mais rigorosa das viaturas, sendo que estas são sujeitas a identificação. Entram em Portugal os emigrantes vindos, sobretudo, de Espanha, França e Bélgica, com residência em Portugal.

Francisco Guimarães, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança, já pediu o recurso ao Exército para reforçar a fiscalização na fronteira, apelando a que se faça despistagem de quem chega a Quintanilha.

Ao Expresso, fontes do SEF revelaram que têm chegado a Portugal “um número elevado” de emigrantes provenientes de França, mas também imigrantes que há alguns anos se tinham legalizado em Portugal e que já não se encontravam por cá. “Estes imigrantes estavam a trabalhar noutros países da Europa e, com medo de serem infetados, decidiram voltar para o nosso país”.

As autoridades suspeitam que alguns terão mostrado contratos de trabalho falsificados para justificarem o regresso. No entanto, não houve maneira de comprovar em tempo útil que os documentos eram fraudulentos. “Nenhum deles foi impedido de entrar, pois reúnem todas as condições de entrada.”

Segundo o boletim desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas.

No que respeita ao número de infetados por Covid-19, deu-se um aumento de 29% relativamente aos números divulgados neste domingo. Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, revela o boletim epidemiológico, com dados referentes até às 24:00 de domingo.

Segundo os dados do organismo liderado por Graça Freitas, há 14 recuperados (mais nove do que ontem) e 1.402 pessoas à espera de resultados laboratoriais.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Andam a brincar connosco, estão habituados à nossa permissividade. Quando saíram daqui, sabiam que as amplas liberdades do costume, lhes permitiam tudo.
    Espero vivamente, que as autoridades façam mudar esta maneira de pensar.

    Já agora quantos navios atracaram noutros portos da Europa? Este ultimo saíu do Brasil a 3 de Março. De férias, em turismo, não ouviram as notícias? Andam a brincar com a tropa…
    Aqui vale TUDO

  2. Os tugas que regressam a Portugal, são os “bichos” que trabalham à “negra” nos países onde estão emigrados.

    Ou seja, não pagam impostos nos países onde estão e pq agora se vem apertados, bota a fugir para Portugal.
    São estes mesmos emigrantes que sempre criticaram Portugal e agora bem como cachorrinhos se refugiar no “pais de terceiros mundo” como eles sempre chamaram!!!

    Essas pessoas nem deveriam entrar no pais!!!

  3. Alguns destes emigrantes , são aqueles , que , na terra deles , afirmam que estão a encher o c… aos que cá estão , como eu já ouvi, e que mo disseram na cara , mas quando sentem o c… apertado ,estava-me a enganar, a saudade aperta, são os primeiros a fugir , como sabem que aqui continua a mesma bandalheira de sempre , passaram com controle sanitário !!?? e controle documental !!!??? que ninguém conferiu , entendem que estão no direito de visitar os compadres e depois logo se vê .Vieram por não ter trabalho ??
    Será bem assim ??
    Prisão imediata em casa com pulseira electrónica, e pesada multa .
    Vi um comentário numa rede social , em que falavam no perigo da vinda dos queridos imigrantes , e do seu possível comportamento irracional , o que choveu nessa rede social , escrito por pessoa , que esta a aguardar por familiares imigrantes. Se o interior estava aliviado , agora como se está a ver , é bom que esteja enganado,mas vai virar-se o feitiço contra o ….
    Resguardem-se, e melhoras para todos, os doentes com o vírus e os outros doentes da mioleira .

  4. Gente sem Cultura e sem Civismo. Matarruanos sem Educação e potenciais agentes de contaminação. Deste tipo de pessoas, Portugal tem o seu lote, o que dá para recear o pior em termos de alta contaminação endémica. Identificar e processar estes infractores, é o que as autoridades locais tem obrigação de fazer.

  5. Ontem fui ao super e lá estavam pelo menos 3 casais de emigrantes que regressaram na semana passada. Pensei chamar a policia, mas seria a minha palavra contra a deles. Sem passaportes ou qualquer outro documento com datas de entrada e saída, como podemos saber quando estas pessoas entraram no país. Caminhos de terra batida entre portugal e espanha (normalmente usados por ciclistas) sem qualquer bloqueio há por toda a parte e sem qualquer controlo.

  6. O titulo não deveria ser emigrantes furam, mas sim estamos a deixar emigrantes furar!
    Os emigrantes têm todo o direito de regressar a Portugal mas cumprindo as regras.

  7. Acho muito bem. Ainda para mais agora que chegam a casa e nao tem comida no frigorifico, vao ter que andar a fazer compras. Quem nao se quiser cruzar com eles que fique em casa! Todos merecemos férias, e os imigrantes nao iam ficar a fazer nada nos outros paises.

    • Deviam ir todos para a casa do Kapitan. Não quer deixar a morada? Idiota. Devíamos ter férias é da estupidez que teima em habitar tanta mal empregada massa cinzenta!!!!

  8. É igual um gajo do Porto regressar a casa a Lisboa, ou alguém de França regressar a casa na provincia. A unica coisa que muda é o conceito de distância. Todas as pessoas tem o direito de regressar a casa sempre que lhes apetecer.

RESPONDER

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …