Emigrantes que regressam a Portugal estão a furar quarentena

Estela Silva / EPA

Há portugueses emigrantes, vindos de Espanha e de França, que não estão a respeitar o isolamento social obrigatório de 14 dias. “Chegam às aldeias, andam na rua e cumprimentam a população toda.”

Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, diz que há emigrantes que estão a regressar a casa e não cumprem a quarentena de confinamento em casa, determinada pela Autoridade Regional de Saúde e imposta a partir da passada quinta-feira. Por esse motivo, o autarca decidiu proceder a “avisos sonoros” nas zonas rurais do município.

Além desta medida, a autarquia fechou as vias municipais de ligação a Espanha com barreiras físicas, mantendo-se aberto o posto de passagem de Quintanilha, refere o semanário Expresso. A ligação a Espanha é feita pela A4 e antiga Estrada Nacional, após paragem obrigatória no antigo posto fronteiriço, controlado pelo SEF e GNR.

O presidente da Câmara pediu à GNR uma fiscalização mais rigorosa das viaturas, sendo que estas são sujeitas a identificação. Entram em Portugal os emigrantes vindos, sobretudo, de Espanha, França e Bélgica, com residência em Portugal.

Francisco Guimarães, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança, já pediu o recurso ao Exército para reforçar a fiscalização na fronteira, apelando a que se faça despistagem de quem chega a Quintanilha.

Ao Expresso, fontes do SEF revelaram que têm chegado a Portugal “um número elevado” de emigrantes provenientes de França, mas também imigrantes que há alguns anos se tinham legalizado em Portugal e que já não se encontravam por cá. “Estes imigrantes estavam a trabalhar noutros países da Europa e, com medo de serem infetados, decidiram voltar para o nosso país”.

As autoridades suspeitam que alguns terão mostrado contratos de trabalho falsificados para justificarem o regresso. No entanto, não houve maneira de comprovar em tempo útil que os documentos eram fraudulentos. “Nenhum deles foi impedido de entrar, pois reúnem todas as condições de entrada.”

Segundo o boletim desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas.

No que respeita ao número de infetados por Covid-19, deu-se um aumento de 29% relativamente aos números divulgados neste domingo. Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, revela o boletim epidemiológico, com dados referentes até às 24:00 de domingo.

Segundo os dados do organismo liderado por Graça Freitas, há 14 recuperados (mais nove do que ontem) e 1.402 pessoas à espera de resultados laboratoriais.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • portugues é isto . mas pior que portugues é olitico e ministro portugues. nao ha policias que cheguem para tudo nao é….

      • Português?
        És português e falas por ti, certo?
        Os da notícia são daqueles emigrantes toscos sem educação/cultura… e pelo teu comentário, provavelmente, não serás muito diferente!…

  1. Andam a brincar connosco, estão habituados à nossa permissividade. Quando saíram daqui, sabiam que as amplas liberdades do costume, lhes permitiam tudo.
    Espero vivamente, que as autoridades façam mudar esta maneira de pensar.

    Já agora quantos navios atracaram noutros portos da Europa? Este ultimo saíu do Brasil a 3 de Março. De férias, em turismo, não ouviram as notícias? Andam a brincar com a tropa…
    Aqui vale TUDO

  2. Os tugas que regressam a Portugal, são os “bichos” que trabalham à “negra” nos países onde estão emigrados.

    Ou seja, não pagam impostos nos países onde estão e pq agora se vem apertados, bota a fugir para Portugal.
    São estes mesmos emigrantes que sempre criticaram Portugal e agora bem como cachorrinhos se refugiar no “pais de terceiros mundo” como eles sempre chamaram!!!

    Essas pessoas nem deveriam entrar no pais!!!

  3. Alguns destes emigrantes , são aqueles , que , na terra deles , afirmam que estão a encher o c… aos que cá estão , como eu já ouvi, e que mo disseram na cara , mas quando sentem o c… apertado ,estava-me a enganar, a saudade aperta, são os primeiros a fugir , como sabem que aqui continua a mesma bandalheira de sempre , passaram com controle sanitário !!?? e controle documental !!!??? que ninguém conferiu , entendem que estão no direito de visitar os compadres e depois logo se vê .Vieram por não ter trabalho ??
    Será bem assim ??
    Prisão imediata em casa com pulseira electrónica, e pesada multa .
    Vi um comentário numa rede social , em que falavam no perigo da vinda dos queridos imigrantes , e do seu possível comportamento irracional , o que choveu nessa rede social , escrito por pessoa , que esta a aguardar por familiares imigrantes. Se o interior estava aliviado , agora como se está a ver , é bom que esteja enganado,mas vai virar-se o feitiço contra o ….
    Resguardem-se, e melhoras para todos, os doentes com o vírus e os outros doentes da mioleira .

  4. Gente sem Cultura e sem Civismo. Matarruanos sem Educação e potenciais agentes de contaminação. Deste tipo de pessoas, Portugal tem o seu lote, o que dá para recear o pior em termos de alta contaminação endémica. Identificar e processar estes infractores, é o que as autoridades locais tem obrigação de fazer.

  5. Ontem fui ao super e lá estavam pelo menos 3 casais de emigrantes que regressaram na semana passada. Pensei chamar a policia, mas seria a minha palavra contra a deles. Sem passaportes ou qualquer outro documento com datas de entrada e saída, como podemos saber quando estas pessoas entraram no país. Caminhos de terra batida entre portugal e espanha (normalmente usados por ciclistas) sem qualquer bloqueio há por toda a parte e sem qualquer controlo.

  6. O titulo não deveria ser emigrantes furam, mas sim estamos a deixar emigrantes furar!
    Os emigrantes têm todo o direito de regressar a Portugal mas cumprindo as regras.

  7. Acho muito bem. Ainda para mais agora que chegam a casa e nao tem comida no frigorifico, vao ter que andar a fazer compras. Quem nao se quiser cruzar com eles que fique em casa! Todos merecemos férias, e os imigrantes nao iam ficar a fazer nada nos outros paises.

    • Deviam ir todos para a casa do Kapitan. Não quer deixar a morada? Idiota. Devíamos ter férias é da estupidez que teima em habitar tanta mal empregada massa cinzenta!!!!

  8. É igual um gajo do Porto regressar a casa a Lisboa, ou alguém de França regressar a casa na provincia. A unica coisa que muda é o conceito de distância. Todas as pessoas tem o direito de regressar a casa sempre que lhes apetecer.

RESPONDER

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …

Federação Portuguesa de Futebol dá por concluídos campeonatos não profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explica que não existem condições que permitam finalizar as provas não profissionais, pelo que as dá por concluídas, sem vencedores. Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da …