Ex-governantes dizem que aumento de freguesias é “favor político ao PCP”

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares

O Governo terá acordado um novo mecanismo para aumentar o número de freguesias. Ex-governantes denunciam “negócio partidário” e “favor político ao PCP”.

Ao fim de dois anos de negociações, o Governo terá chegado a um relativo consenso junto das associações de municípios e de freguesias para avançar com um novo mecanismo para aumentar o número de freguesias. Os pressupostos do executivo deverão levar à criação de 600 novas freguesias.

Miguel Relvas, ex-ministro de Pedro Passos Coelho, acusa António Costa de estar a fazer um mero negócio partidário com o Partido Comunista Português.

“Custa-me muito ver como uma medida racional e justificada pela necessidade do país se adaptar à sua nova realidade, até em termos demográficos, seja hoje usada como ‘moeda de troca’ num mero negócio partidário, colocando o interesse deste ou daquele partido à frente do que é o interesse nacional”, disse Relvas, que foi o autor da última revisão do mapa autárquico.

“Quando um país navega assim, ao sabor das conveniências de cada momento, é de temer pelo naufrágio. Um retrocesso desnecessário”, acrescentou, em declarações ao Observador.

A opinião é partilhada por António Leitão Amaro, ex-secretário de Estado da Administração Local: “O Governo está a querer pagar favores políticos ao PCP”.

Leitão Amaro realça que o Governo pode e deve fazer “correções pontuais”, mas que esses ajustes nunca devem levar a um aumento do número de freguesias.

“Portugal precisa de freguesias fortes, não de mais freguesias. O país não pode suportar isso. Isso não pode acontecer e é profundamente errado. É estar a dizer aos portugueses que não se aprendeu nada”, disse.

A revisão do mapa de freguesias é há muito tempo uma exigência dos comunistas. O Observador escreve que também dentro do próprio PS, a questão tem motivado pressões. O assunto foi trazido a discussão por Maria Luz Rosinha, secretária nacional do PS para as Autarquias Locais.

Do lado dos sociais-democratas, há quem suspeite que a urgência em aprovar um novo mapa autárquico prende-se com a fragilidade da geringonça. O Governo quer apaziguar o PCP, que tem vindo a perder influência autárquica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas pusestes-nos a pagar as autoestradas mais caras da Europa…
    “Grândola vila more-eeee-na. Terra da ah aaahhh aaaaahhhh fraternidade. O povo é quem mais orde-naaaaahhh aaahhhh ahah aaaahhhh!!!!!”

  2. As freguesias podem e devem existir, mas não à custa do erário público. Onde está a sociedade civil? Só funciona se houver cheque do Estado?

RESPONDER

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …