Aulas à distância, provas de aferição e exames. O 3.º período ainda é incerto

Pedro Nunes / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou, esta segunda-feira, que as notas dos 2.º período serão publicadas. Porém, a forma como o 3.º período vai decorrer ainda é incerta.

Em entrevista à Renascença, Tiago Brandão Rodrigues assegurou que as notas referentes ao 2.º período serão publicadas, de acordo com as garantias recebidas de todas as escolas. Para o ministro, este é “um primeiro objetivo foi alcançado”.

Porém, o grua de incerteza é maior quando se fala do 3.º período. O ministro da Educação ainda não tem decisão definitiva sobre como vai decorrer, mas diz que “tudo indica que aulas serão à distância”.

O modelo a adotar para garantir que o ensino à distância chegue a todos os alunos ainda está em avaliação, mas Brandão Rodrigues aponte que a opção pela distribuição de conteúdos pela Televisão Digital Terrestre (TDT) é um cenário muito provável.

Numa entrevista ao Porto Canal, Siza Vieira, ministro da Economia, disse que o Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no 3.º período, que podem passar por canais “do estilo YouTube”, que permitem a transmissão de vários conteúdos em simultâneo, ou por fazer chegar os conteúdos pela televisão por cabo.

Tiago Brandão Rodrigues remete para 9 de abril o anúncio de todas as decisões sobre como irá terminar o ano letivo. O ministro vai anunciar decisões sobre as provas de aferição e aos exames do 9º ano de escolaridade.

Relativamente aos exames no 11º e 12º anos, o ministro da Educação diz estar apostado em conseguir um “processo justo” e ponderado “com auscultação das escolas e das associações de pais”.

Por outro lado, Brandão Rodrigues não admite uma passagem administrativa para todos os estudantes, com o ano escolar a terminar mais cedo – hipótese levantada pelo ex-ministro da educação Marçal Grilo, numa entrevista à Renascença.

Em relação aos pedidos dos estudantes do Ensino Superior para que o pagamento de propinas seja suspenso, o ministro sublinha que o tema é da esfera do ministro da Ciência e Tecnologia. Porém, Brandão Rodrigues nota que “as aulas não presenciais têm sido uma constante no ensino superior”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, e que tal assumir que não é possível, pelo menos para já, dar aulas com o mínimo da qualidade pretendida, nem assegurar que todos os alunos possuem os meios necessários para aulas à distância (nomeadamente uma ligação à net e um computador/tablet) e fazer as férias escolares enquanto estamos em isolamento social, para compensar depois, quando o risco baixar, o que deve acontecer lá para o verão.
    No fundo era ter férias agora e depois ter aulas no verão.
    Ou será que ir de férias no verão, para a praia ou um destino turístico qualquer, ainda é o mais importante?

      • Quais férias? As férias que são possíveis, considerando a situação actual.
        De facto meio país está de férias. Férias diferentes, mas de férias, pois não está a produzir. E por isso mesmo será necessário trabalhar bem quando a situação permitir.
        Fingir que se está a trabalhar nos dias de hoje e querer gozar as férias no verão, quando o país precisará de recuperar, será um erro muito grande.
        Na situação actual, em que muitos portugueses não conseguem produzir porque estão em isolamento social, o melhor que se poderá fazer é gastar dias de férias. De trabalhar vamos precisar nós todos, incluindo professores e alunos, quando a situação acalmar. Só assim poderemos recuperar…

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …