Atirador de Las Vegas tinha um arsenal em casa. Número de mortos sobe para 59

(dr)

A primeira fotografia de Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas

As autoridades norte-americanas encontraram 23 armas no quarto do hotel Mandala Bay, em Las Vegas, e 19 outras na casa onde morava o atirador, em Mesquite, juntamente com explosivos e milhares de munições.

O assistente do xerife do condado de Clark, Todd Fasulo, disse que os investigadores acreditam que o autor do massacre agiu sozinho, mas ainda não identificaram o motivo do ataque.

Segundo a mais recente atualização, pelo menos 59 pessoas morreram e 527 ficaram feridas no tiroteio ocorrido no domingo à noite em Las Vegas, durante um concerto de música country junto a um casino, e a que assistiam mais de 40 mil pessoas.

O xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse ainda que as centenas de feridos foram transportados para cinco hospitais do Nevada, acrescentando que a identificação das vítimas mortais vai ser um processo “longo e demorado”.

A polícia federal norte-americana (FBI) indicou que o autor do ataque – identificado como Stephen Paddock, um residente local de 64 anos -, não tinha qualquer relação com grupos terroristas.

Esta informação surgiu depois de o grupo extremista Estado Islâmico ter reivindicado o ataque, sem fornecer qualquer prova, dizendo apenas que o atirador era “um soldado” que se converteu ao Islão há alguns meses.

Paddock suicidou-se depois do ataque, perpetrado a partir de um dos quartos do 32.º andar do hotel Mandala Bay.

Pai já foi um dos homens mais procurados dos EUA

O pai do atirador, Patrick Benjamin Paddock, já esteve na lista do FBI dos dez criminosos mais procurados dos Estados Unidos, revela o Diário de Notícias. O homem, que chegou a ser considerado psicopata, esteve envolvido numa série de assaltos a bancos na cidade de Phoenix nos anos 60 do século passado.

Ontem, numa entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atacante, garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este massacre.

“Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar as nossas condolências às vítimas”, afirmou.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, que qualificou este ataque como “um ato de pura maldade”, observou um minuto de silêncio nos jardins da Casa Branca em homenagem às vítimas do tiroteio. Na cerimónia também estiveram a mulher Melania, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e a sua mulher Karen.

Em Las Vegas, foram várias as vigílias de oração feitas por líderes religiosos e locais.

Não há portugueses entre as vítimas

Devido à grande comunidade portuguesa presente nos EUA, os serviços consulares de São Francisco, que tutelam Las Vegas, estão em constante contacto com as autoridades para saber se há cidadãos nacionais entre as vítimas.

Para já, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse à Lusa que não há portugueses entre as vítimas.

“O departamento de Estado [norte-americano] contactou todas as missões afetadas e a nossa missão felizmente não foi contactada. Um português com quem contactámos, que assistiu ao concerto, encontra-se bem”, disse.

“Contudo, continuamos a acompanhar a situação para verificar o decurso das diligências da polícia para saber com certeza se há algum cidadão português envolvido”.

Segundo a Associated Press, este foi o tiroteio mais mortífero da História moderna dos Estados Unidos, ultrapassando o número de vítimas do ataque numa discoteca de Orlando, em junho de 2016, que fez 49 mortes.

Paul Buck / EPA

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Sobre isto tenho a dizer é que isto é uma false flag e que as pessoas foram AVISADAS HÁ 3 SEMANAS QUE ISTO IA ACONTECER em LasVegas! Inacreditável!!! Fala-se em muitos fóruns que isto faz parte do chamado “High Incident Project”. Procurem no google e vejam por vocês próprios.

  2. Ah?
    E ninguém te avisou que misturar noticias com palermices nunca dá bom resultado?
    Vai lá para os fóruns dos lerdos brincar às conspirações…

    • É mais uma ovelha que segue o rebanho…
      Por acaso deste-te ao trabalho de pesquisar alguma coisa sobre a dita teoria da conspiração? Eu sim e faz muito sentido.
      O problema de pessoas como tu é que aceitam tudo o que lhes é dito sem questionar. Faz perguntas, muitas perguntas!

RESPONDER

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …