Atirador de Las Vegas tinha um arsenal em casa. Número de mortos sobe para 59

(dr)

A primeira fotografia de Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas

As autoridades norte-americanas encontraram 23 armas no quarto do hotel Mandala Bay, em Las Vegas, e 19 outras na casa onde morava o atirador, em Mesquite, juntamente com explosivos e milhares de munições.

O assistente do xerife do condado de Clark, Todd Fasulo, disse que os investigadores acreditam que o autor do massacre agiu sozinho, mas ainda não identificaram o motivo do ataque.

Segundo a mais recente atualização, pelo menos 59 pessoas morreram e 527 ficaram feridas no tiroteio ocorrido no domingo à noite em Las Vegas, durante um concerto de música country junto a um casino, e a que assistiam mais de 40 mil pessoas.

O xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse ainda que as centenas de feridos foram transportados para cinco hospitais do Nevada, acrescentando que a identificação das vítimas mortais vai ser um processo “longo e demorado”.

A polícia federal norte-americana (FBI) indicou que o autor do ataque – identificado como Stephen Paddock, um residente local de 64 anos -, não tinha qualquer relação com grupos terroristas.

Esta informação surgiu depois de o grupo extremista Estado Islâmico ter reivindicado o ataque, sem fornecer qualquer prova, dizendo apenas que o atirador era “um soldado” que se converteu ao Islão há alguns meses.

Paddock suicidou-se depois do ataque, perpetrado a partir de um dos quartos do 32.º andar do hotel Mandala Bay.

Pai já foi um dos homens mais procurados dos EUA

O pai do atirador, Patrick Benjamin Paddock, já esteve na lista do FBI dos dez criminosos mais procurados dos Estados Unidos, revela o Diário de Notícias. O homem, que chegou a ser considerado psicopata, esteve envolvido numa série de assaltos a bancos na cidade de Phoenix nos anos 60 do século passado.

Ontem, numa entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atacante, garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este massacre.

“Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar as nossas condolências às vítimas”, afirmou.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, que qualificou este ataque como “um ato de pura maldade”, observou um minuto de silêncio nos jardins da Casa Branca em homenagem às vítimas do tiroteio. Na cerimónia também estiveram a mulher Melania, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e a sua mulher Karen.

Em Las Vegas, foram várias as vigílias de oração feitas por líderes religiosos e locais.

Não há portugueses entre as vítimas

Devido à grande comunidade portuguesa presente nos EUA, os serviços consulares de São Francisco, que tutelam Las Vegas, estão em constante contacto com as autoridades para saber se há cidadãos nacionais entre as vítimas.

Para já, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse à Lusa que não há portugueses entre as vítimas.

“O departamento de Estado [norte-americano] contactou todas as missões afetadas e a nossa missão felizmente não foi contactada. Um português com quem contactámos, que assistiu ao concerto, encontra-se bem”, disse.

“Contudo, continuamos a acompanhar a situação para verificar o decurso das diligências da polícia para saber com certeza se há algum cidadão português envolvido”.

Segundo a Associated Press, este foi o tiroteio mais mortífero da História moderna dos Estados Unidos, ultrapassando o número de vítimas do ataque numa discoteca de Orlando, em junho de 2016, que fez 49 mortes.

Paul Buck / EPA

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Sobre isto tenho a dizer é que isto é uma false flag e que as pessoas foram AVISADAS HÁ 3 SEMANAS QUE ISTO IA ACONTECER em LasVegas! Inacreditável!!! Fala-se em muitos fóruns que isto faz parte do chamado “High Incident Project”. Procurem no google e vejam por vocês próprios.

  2. Ah?
    E ninguém te avisou que misturar noticias com palermices nunca dá bom resultado?
    Vai lá para os fóruns dos lerdos brincar às conspirações…

    • É mais uma ovelha que segue o rebanho…
      Por acaso deste-te ao trabalho de pesquisar alguma coisa sobre a dita teoria da conspiração? Eu sim e faz muito sentido.
      O problema de pessoas como tu é que aceitam tudo o que lhes é dito sem questionar. Faz perguntas, muitas perguntas!

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …