Atirador de Las Vegas tinha um arsenal em casa. Número de mortos sobe para 59

(dr)

A primeira fotografia de Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas

As autoridades norte-americanas encontraram 23 armas no quarto do hotel Mandala Bay, em Las Vegas, e 19 outras na casa onde morava o atirador, em Mesquite, juntamente com explosivos e milhares de munições.

O assistente do xerife do condado de Clark, Todd Fasulo, disse que os investigadores acreditam que o autor do massacre agiu sozinho, mas ainda não identificaram o motivo do ataque.

Segundo a mais recente atualização, pelo menos 59 pessoas morreram e 527 ficaram feridas no tiroteio ocorrido no domingo à noite em Las Vegas, durante um concerto de música country junto a um casino, e a que assistiam mais de 40 mil pessoas.

O xerife de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse ainda que as centenas de feridos foram transportados para cinco hospitais do Nevada, acrescentando que a identificação das vítimas mortais vai ser um processo “longo e demorado”.

A polícia federal norte-americana (FBI) indicou que o autor do ataque – identificado como Stephen Paddock, um residente local de 64 anos -, não tinha qualquer relação com grupos terroristas.

Esta informação surgiu depois de o grupo extremista Estado Islâmico ter reivindicado o ataque, sem fornecer qualquer prova, dizendo apenas que o atirador era “um soldado” que se converteu ao Islão há alguns meses.

Paddock suicidou-se depois do ataque, perpetrado a partir de um dos quartos do 32.º andar do hotel Mandala Bay.

Pai já foi um dos homens mais procurados dos EUA

O pai do atirador, Patrick Benjamin Paddock, já esteve na lista do FBI dos dez criminosos mais procurados dos Estados Unidos, revela o Diário de Notícias. O homem, que chegou a ser considerado psicopata, esteve envolvido numa série de assaltos a bancos na cidade de Phoenix nos anos 60 do século passado.

Ontem, numa entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atacante, garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este massacre.

“Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar as nossas condolências às vítimas”, afirmou.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, que qualificou este ataque como “um ato de pura maldade”, observou um minuto de silêncio nos jardins da Casa Branca em homenagem às vítimas do tiroteio. Na cerimónia também estiveram a mulher Melania, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e a sua mulher Karen.

Em Las Vegas, foram várias as vigílias de oração feitas por líderes religiosos e locais.

Não há portugueses entre as vítimas

Devido à grande comunidade portuguesa presente nos EUA, os serviços consulares de São Francisco, que tutelam Las Vegas, estão em constante contacto com as autoridades para saber se há cidadãos nacionais entre as vítimas.

Para já, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, disse à Lusa que não há portugueses entre as vítimas.

“O departamento de Estado [norte-americano] contactou todas as missões afetadas e a nossa missão felizmente não foi contactada. Um português com quem contactámos, que assistiu ao concerto, encontra-se bem”, disse.

“Contudo, continuamos a acompanhar a situação para verificar o decurso das diligências da polícia para saber com certeza se há algum cidadão português envolvido”.

Segundo a Associated Press, este foi o tiroteio mais mortífero da História moderna dos Estados Unidos, ultrapassando o número de vítimas do ataque numa discoteca de Orlando, em junho de 2016, que fez 49 mortes.

Paul Buck / EPA

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Sobre isto tenho a dizer é que isto é uma false flag e que as pessoas foram AVISADAS HÁ 3 SEMANAS QUE ISTO IA ACONTECER em LasVegas! Inacreditável!!! Fala-se em muitos fóruns que isto faz parte do chamado “High Incident Project”. Procurem no google e vejam por vocês próprios.

  2. Ah?
    E ninguém te avisou que misturar noticias com palermices nunca dá bom resultado?
    Vai lá para os fóruns dos lerdos brincar às conspirações…

    • É mais uma ovelha que segue o rebanho…
      Por acaso deste-te ao trabalho de pesquisar alguma coisa sobre a dita teoria da conspiração? Eu sim e faz muito sentido.
      O problema de pessoas como tu é que aceitam tudo o que lhes é dito sem questionar. Faz perguntas, muitas perguntas!

RESPONDER

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após se candidatar às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …