Estado Islâmico reivindica tiroteio em Las Vegas. Atirador suicidou-se no hotel

Paul Buck / EPA

O Estado Islâmico reclamou responsabilidade, esta segunda-feira, pelo pior tiroteio da história dos EUA, que fez pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos.

Num comunicado publicado pela agência Amaq, o grupo terrorista afirmou hoje que o atacante responsável pelo tiroteio, em Las Vegas, “era um soldado do Estado Islâmico”.

“O atacante de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico em resposta ao pedido para atacar países da coligação”, lê-se na nota, citada pelo jornal Independent, acrescentando que o homem se “converteu ao Islão há vários meses”.

Esta segunda-feira, o xerife da polícia local, Joe Lombardo, confirmou que se tratava de Stephen Paddock, um homem de 64 anos que vivia no Nevada. A imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido das autoridades locais.

A companheira, Marilou Danley, que chegou a ser procurada pela polícia, também já foi localizada pelas autoridades.

O homem foi encontrado num dos quartos do 32.º andar do hotel Mandalay Bay, junto ao recinto onde estava a decorrer o festival de música country, ao lado de várias armas. A polícia acredita que o atacante se terá suicidado.

(dr)

A primeira fotografia de Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas que matou 50 pessoas e feriu outras 400

Segundo o jornal britânico, não é ainda possível verificar a veracidade da reivindicação do grupo terrorista, mas a verdade é que surge dias depois de ter divulgado um discurso no qual o líder Abu Bakr al-Baghdadi incentiva a um “ataque intensivo contra os infiéis”.

Neste momento, o último balanço dá conta de pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival que decorria num espaço ao ar livre.

Numa entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atacante, garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este massacre. “Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar as nossas condolências às vítimas”, afirmou.

A polícia bloqueou o trânsito no centro da cidade e alguns voos do aeroporto internacional McCarran estão a ser desviados para outros destinos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou as suas condolências às vítimas e familiares através do Twitter. “Profundas condolências e solidariedade às vítimas e seus familiares do terrível tiroteio de Las Vegas. Deus vos abençoe!”, escreveu na rede social.

Entretanto, Trump falou a partir da Casa Branca, em Washington, considerando este tiroteio como “um ato de pura maldade” e onde anunciou que vai visitar o local ainda esta semana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …