Estado Islâmico reivindica tiroteio em Las Vegas. Atirador suicidou-se no hotel

Paul Buck / EPA

O Estado Islâmico reclamou responsabilidade, esta segunda-feira, pelo pior tiroteio da história dos EUA, que fez pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos.

Num comunicado publicado pela agência Amaq, o grupo terrorista afirmou hoje que o atacante responsável pelo tiroteio, em Las Vegas, “era um soldado do Estado Islâmico”.

“O atacante de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico em resposta ao pedido para atacar países da coligação”, lê-se na nota, citada pelo jornal Independent, acrescentando que o homem se “converteu ao Islão há vários meses”.

Esta segunda-feira, o xerife da polícia local, Joe Lombardo, confirmou que se tratava de Stephen Paddock, um homem de 64 anos que vivia no Nevada. A imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido das autoridades locais.

A companheira, Marilou Danley, que chegou a ser procurada pela polícia, também já foi localizada pelas autoridades.

O homem foi encontrado num dos quartos do 32.º andar do hotel Mandalay Bay, junto ao recinto onde estava a decorrer o festival de música country, ao lado de várias armas. A polícia acredita que o atacante se terá suicidado.

(dr)

A primeira fotografia de Stephen Paddock, autor do tiroteio em Las Vegas que matou 50 pessoas e feriu outras 400

Segundo o jornal britânico, não é ainda possível verificar a veracidade da reivindicação do grupo terrorista, mas a verdade é que surge dias depois de ter divulgado um discurso no qual o líder Abu Bakr al-Baghdadi incentiva a um “ataque intensivo contra os infiéis”.

Neste momento, o último balanço dá conta de pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival que decorria num espaço ao ar livre.

Numa entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atacante, garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este massacre. “Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar as nossas condolências às vítimas”, afirmou.

A polícia bloqueou o trânsito no centro da cidade e alguns voos do aeroporto internacional McCarran estão a ser desviados para outros destinos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou as suas condolências às vítimas e familiares através do Twitter. “Profundas condolências e solidariedade às vítimas e seus familiares do terrível tiroteio de Las Vegas. Deus vos abençoe!”, escreveu na rede social.

Entretanto, Trump falou a partir da Casa Branca, em Washington, considerando este tiroteio como “um ato de pura maldade” e onde anunciou que vai visitar o local ainda esta semana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …