MP acredita que furto de Tancos foi encomendado pela ETA

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O Ministério Público acredita que o material de guerra furtado em Tancos estava destinado a ser vendido a elementos da ETA, a organização terrorista basca, que na altura do assalto ainda estava ativa.

Abastecer organizações criminosas de tráfico de estupefacientes e tráfico internacional de armas, como objetivo mais provável do assalto as paióis de Tancos, é a tese com mais força na investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Segundo a teoria, suportada em depoimentos prestados nos interrogatórios do processo,  o assalto teria sido encomendado por terroristas bascos, que em maio, ou seja cerca de um ano depois do assalto, anunciaram a dissolução da organização nacionalista. O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar as ligações entre um dos arguidos, atualmente em prisão preventiva, e membros da ETA.

De acordo com o Diário de Notícias, durante o interrogatório, um dos arguidos admitiu que a encomenda do assalto teria partido de traficantes com possíveis ligações a dissidentes dos terroristas da ETA.

No entanto, esta ligação carece de provas mais concretas. Aliás, nenhum dos cinco detidos esta segunda-feira, que ficou em prisão preventiva, ficou indiciado por terrorismo internacional, segundo confirmou um dos advogados.

Desde que o inquérito foi aberto, em julho de 2017, o Ministério Público tem mantido estes crimes na sua linha de investigação tendo sido esse o motivo que levou a atribuir o processo à Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ.

A tese de que o assalto teria sido planeado para obter munições para as 57 pistolas desviadas da PSP está cada vez mais descartada, segundo o mesmo jornal. Apesar de ambos os casos terem um suspeito em comum – já em prisão preventiva – fontes que estão a acompanhar as investigações, não têm indícios concretos que corroborem essa ideia.

Entre o material roubado em Tancos, recorde-se, estavam 1.500 munições 9 mm, que são utilizadas neste tipo de armas. Quando a maior parte do material de guerra foi recuperado, quatro meses depois, as munições não estavam incluídas.

“Não faz muito sentido que as munições furtadas em Tancos tenham sido para utilizar nas pistolas da PSP. Isto porque as pistolas foram roubadas aos poucos durante 2016 e colocadas logo no mercado criminal, em grupos com atividade em Portugal e em Espanha. Dessa forma, será inverosímil que as munições tenham sido roubadas, quando já estavam dispersas há tanto tempo”, disse uma fonte que está a acompanhar o processo.

Tendo em conta que oito das pistolas foram recuperadas nas mãos de criminosos, principalmente traficantes de droga, em vários pontos do país e em Espanha, não será difícil concluir que as outras tiveram o mesmo destino. Por outro lado, este tipo de munições não são difíceis de conseguir no mercado negro, não havendo por isso necessidade de assaltar uma base militar para as conseguir.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • tá-se a ver que não te convém. a fita do tempo tá a pôr a ocorrência pr’álem de outubro de 2015 o que altera tudo o que foi bolsado por comentadeiros como tú e a colocá-la nos braços dos teus saudosos indigentes que por cá andaram entre 2011 e 2015 a destruir o País do qual tão cobardemente usavam a bandeirinha na lapela levando-o a um ponto de ruína tal que tem sido uma penosa maratona reconstrui-lo.

      • Acho que copiaste mal o texto, já li isso em algum lado, acho que deves escrever isso em todos os comentário, serve pra tudo, mas aqui falta uma ligação a um contexto. Nota-se que andavas mortinho por escrever essa treta, e na primeira oportunidade, zás, aí vai isto….mas azar do caraças, bateste na porta errada, e se há coisa que mais deteste para além de passos de coelho e de bater de portas, é idiotas de cérebro em modo “safe”.

  1. Faz sentido. Estive a pensar melhor e então é assim, a ETA já desmilitarizou, mas a encomenda das armas foi efetuada há 10 anos atrás, e claro, como bons portugueses, só agora é que alguém aviou a encomenda 😉

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …