MP acredita que furto de Tancos foi encomendado pela ETA

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O Ministério Público acredita que o material de guerra furtado em Tancos estava destinado a ser vendido a elementos da ETA, a organização terrorista basca, que na altura do assalto ainda estava ativa.

Abastecer organizações criminosas de tráfico de estupefacientes e tráfico internacional de armas, como objetivo mais provável do assalto as paióis de Tancos, é a tese com mais força na investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Segundo a teoria, suportada em depoimentos prestados nos interrogatórios do processo,  o assalto teria sido encomendado por terroristas bascos, que em maio, ou seja cerca de um ano depois do assalto, anunciaram a dissolução da organização nacionalista. O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar as ligações entre um dos arguidos, atualmente em prisão preventiva, e membros da ETA.

De acordo com o Diário de Notícias, durante o interrogatório, um dos arguidos admitiu que a encomenda do assalto teria partido de traficantes com possíveis ligações a dissidentes dos terroristas da ETA.

No entanto, esta ligação carece de provas mais concretas. Aliás, nenhum dos cinco detidos esta segunda-feira, que ficou em prisão preventiva, ficou indiciado por terrorismo internacional, segundo confirmou um dos advogados.

Desde que o inquérito foi aberto, em julho de 2017, o Ministério Público tem mantido estes crimes na sua linha de investigação tendo sido esse o motivo que levou a atribuir o processo à Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ.

A tese de que o assalto teria sido planeado para obter munições para as 57 pistolas desviadas da PSP está cada vez mais descartada, segundo o mesmo jornal. Apesar de ambos os casos terem um suspeito em comum – já em prisão preventiva – fontes que estão a acompanhar as investigações, não têm indícios concretos que corroborem essa ideia.

Entre o material roubado em Tancos, recorde-se, estavam 1.500 munições 9 mm, que são utilizadas neste tipo de armas. Quando a maior parte do material de guerra foi recuperado, quatro meses depois, as munições não estavam incluídas.

“Não faz muito sentido que as munições furtadas em Tancos tenham sido para utilizar nas pistolas da PSP. Isto porque as pistolas foram roubadas aos poucos durante 2016 e colocadas logo no mercado criminal, em grupos com atividade em Portugal e em Espanha. Dessa forma, será inverosímil que as munições tenham sido roubadas, quando já estavam dispersas há tanto tempo”, disse uma fonte que está a acompanhar o processo.

Tendo em conta que oito das pistolas foram recuperadas nas mãos de criminosos, principalmente traficantes de droga, em vários pontos do país e em Espanha, não será difícil concluir que as outras tiveram o mesmo destino. Por outro lado, este tipo de munições não são difíceis de conseguir no mercado negro, não havendo por isso necessidade de assaltar uma base militar para as conseguir.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • tá-se a ver que não te convém. a fita do tempo tá a pôr a ocorrência pr’álem de outubro de 2015 o que altera tudo o que foi bolsado por comentadeiros como tú e a colocá-la nos braços dos teus saudosos indigentes que por cá andaram entre 2011 e 2015 a destruir o País do qual tão cobardemente usavam a bandeirinha na lapela levando-o a um ponto de ruína tal que tem sido uma penosa maratona reconstrui-lo.

      • Acho que copiaste mal o texto, já li isso em algum lado, acho que deves escrever isso em todos os comentário, serve pra tudo, mas aqui falta uma ligação a um contexto. Nota-se que andavas mortinho por escrever essa treta, e na primeira oportunidade, zás, aí vai isto….mas azar do caraças, bateste na porta errada, e se há coisa que mais deteste para além de passos de coelho e de bater de portas, é idiotas de cérebro em modo “safe”.

  1. Faz sentido. Estive a pensar melhor e então é assim, a ETA já desmilitarizou, mas a encomenda das armas foi efetuada há 10 anos atrás, e claro, como bons portugueses, só agora é que alguém aviou a encomenda 😉

RESPONDER

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …

Mau tempo nos Açores faz nove desalojados

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros …

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade. "Uma falha maciça no sistema de …