MP acredita que furto de Tancos foi encomendado pela ETA

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O Ministério Público acredita que o material de guerra furtado em Tancos estava destinado a ser vendido a elementos da ETA, a organização terrorista basca, que na altura do assalto ainda estava ativa.

Abastecer organizações criminosas de tráfico de estupefacientes e tráfico internacional de armas, como objetivo mais provável do assalto as paióis de Tancos, é a tese com mais força na investigação dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Segundo a teoria, suportada em depoimentos prestados nos interrogatórios do processo,  o assalto teria sido encomendado por terroristas bascos, que em maio, ou seja cerca de um ano depois do assalto, anunciaram a dissolução da organização nacionalista. O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar as ligações entre um dos arguidos, atualmente em prisão preventiva, e membros da ETA.

De acordo com o Diário de Notícias, durante o interrogatório, um dos arguidos admitiu que a encomenda do assalto teria partido de traficantes com possíveis ligações a dissidentes dos terroristas da ETA.

No entanto, esta ligação carece de provas mais concretas. Aliás, nenhum dos cinco detidos esta segunda-feira, que ficou em prisão preventiva, ficou indiciado por terrorismo internacional, segundo confirmou um dos advogados.

Desde que o inquérito foi aberto, em julho de 2017, o Ministério Público tem mantido estes crimes na sua linha de investigação tendo sido esse o motivo que levou a atribuir o processo à Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ.

A tese de que o assalto teria sido planeado para obter munições para as 57 pistolas desviadas da PSP está cada vez mais descartada, segundo o mesmo jornal. Apesar de ambos os casos terem um suspeito em comum – já em prisão preventiva – fontes que estão a acompanhar as investigações, não têm indícios concretos que corroborem essa ideia.

Entre o material roubado em Tancos, recorde-se, estavam 1.500 munições 9 mm, que são utilizadas neste tipo de armas. Quando a maior parte do material de guerra foi recuperado, quatro meses depois, as munições não estavam incluídas.

“Não faz muito sentido que as munições furtadas em Tancos tenham sido para utilizar nas pistolas da PSP. Isto porque as pistolas foram roubadas aos poucos durante 2016 e colocadas logo no mercado criminal, em grupos com atividade em Portugal e em Espanha. Dessa forma, será inverosímil que as munições tenham sido roubadas, quando já estavam dispersas há tanto tempo”, disse uma fonte que está a acompanhar o processo.

Tendo em conta que oito das pistolas foram recuperadas nas mãos de criminosos, principalmente traficantes de droga, em vários pontos do país e em Espanha, não será difícil concluir que as outras tiveram o mesmo destino. Por outro lado, este tipo de munições não são difíceis de conseguir no mercado negro, não havendo por isso necessidade de assaltar uma base militar para as conseguir.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • tá-se a ver que não te convém. a fita do tempo tá a pôr a ocorrência pr’álem de outubro de 2015 o que altera tudo o que foi bolsado por comentadeiros como tú e a colocá-la nos braços dos teus saudosos indigentes que por cá andaram entre 2011 e 2015 a destruir o País do qual tão cobardemente usavam a bandeirinha na lapela levando-o a um ponto de ruína tal que tem sido uma penosa maratona reconstrui-lo.

      • Acho que copiaste mal o texto, já li isso em algum lado, acho que deves escrever isso em todos os comentário, serve pra tudo, mas aqui falta uma ligação a um contexto. Nota-se que andavas mortinho por escrever essa treta, e na primeira oportunidade, zás, aí vai isto….mas azar do caraças, bateste na porta errada, e se há coisa que mais deteste para além de passos de coelho e de bater de portas, é idiotas de cérebro em modo “safe”.

  1. Faz sentido. Estive a pensar melhor e então é assim, a ETA já desmilitarizou, mas a encomenda das armas foi efetuada há 10 anos atrás, e claro, como bons portugueses, só agora é que alguém aviou a encomenda 😉

RESPONDER

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …