Detidos oito suspeitos do roubo de Tancos

Paulo Cunha / Lusa

O Ministério Público (MP) e a Policia Judiciária (PJ) tem em curso uma operação na zona centro e Algarve para deter oito suspeitos de envolvimento no roubo de Tancos, em junho de 2017. Um dos detidos esteve também envolvido, há pouco mais de um ano e meio, no roubo de pistolas Glock da PSP.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e executada pela PJ. Há buscas e detenções a ser realizadas no centro do país e no Algarve.

O alvo da autoridades são oito suspeitos de estar envolvidos no roubo de Tancos, de onde foram desviadas munições, explosivos e granadas em junho do ano passado.

Um dos detidos esteve também envolvido, em fevereiro de 2017, no roubo de 50 pistolas Glock da PSP.

Em causa estão os crimes que a Procuradoria-Geral da República tinha indicado no início desta investigação e que são reiterados nos mandados de captura: “suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas internacional e terrorismo”, ao qual se deverá juntar também o tráfico de droga.

Segundo adianta o DN esta manhã, ambos os crimes – tráfico de droga e tráfico de armas – serão a principal atividade do grupo de detidos, entre os quais não há militares.

Estes são os crimes por que está indiciado o ex-fuzileiro João Paulino, suspeito de ter participado no assalto, em prisão preventiva desde setembro, quando foi detido no âmbito da operação Hubris, que investigou a recuperação encenada do material de guerra pela Polícia Judiciária Militar, em outubro de 2017.

Entre os detidos esta segunda-feira, apenas cinco estarão diretamente envolvidos no assalto. Os restantes têm ligações ao grupo criminoso e terão apoiado a operação. Parte dos suspeitos tem residência na zona centro do país e no Algarve.

De acordo com informações avançadas pela revista Sábado, a operação liderada pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária envolve dezenas de inspetores e várias buscas e já resultou em oito detenções. Entre os detidos estará também um indivíduo já referenciado como um dos autores do desaparecimento de pistolas Glock da PSP.

Os investigadores não têm dúvidas que o assalto foi planeado e que o material foi roubado para ser vendido ao crime organizado.

Ainda está por esclarecer a ligação ao terrorismo internacional. Quem exatamente encomendou o roubo e para que fim são outras questões que a investigação quer ver esclarecidas com estas detenções.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …