Assembleia da República vai gastar 25,3 milhões com partidos em 2019

António Cotrim / Lusa

A Assembleia da República prevê gastar um total de 121 milhões de euros em 2019. Desse total, 25,3 milhões de euros destinam-se aos cofres dos partidos pelas subvenções.

Em 2019, a Assembleia da República prevê gastar um total de 121 milhões de euros, mais do que estava inscrito no orçamento inicial deste ano porque em 2018 não se realizaram eleições, avança esta segunda-feira o jornal Público.

Deste montante, 25,3 milhões de euros destinam-se aos cofres dos partidos pelas subvenções. Cerca de onze milhões para pagar as campanhas eleitorais das europeias, legislativas nacionais e legislativas da Madeira; e ainda 14,4 milhões para as subvenções devidas aos sete partidos representados no Parlamento e aos dois sem representação – PCTP/MRPP e PDR (de Marinho e Pinto).

Segundo o matutino, quando se comparam as despesas de funcionamento e investimento da Assembleia da República previstas para 2019 com as deste ano, percebe-se que há um aumento de 3,2 milhões de euros. Ou seja, o funcionamento do Parlamento e de uma série de entidades deverá custar aos portugueses cerca de 83 milhões de euros.

No próximo ano realizam-se eleições europeias, legislativas nacionais e da Madeira. Além das campanhas eleitorais, há outras despesas que vão aumentar face a este ano. A conservação e reparação de edifícios vai custar 1,5 milhões de euros, quando este ano se ficou pelos 500 mil, por exemplo.

Além disso, os gastos com equipamento informático vão triplicar, de 400 mil euros para 1,2 milhões. Já os gastos com audiovisual crescem meio milhão de euros, totalizando 2,1 milhões.

Mas o maior encargo a Assembleia da República é a despesa com pessoal, que irá custar perto de 51 milhões de euros, aumentando 640 mil euros em relação a este ano.

A parte destinada aos salários dos deputados mantém-se nos 11,8 milhões de euros enquanto que as ajudas de custo dos parlamentares vão ser cortadas em 500 mil euros, para 3,1 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É ROUBAR VILANAGEM !!!
    O contribuinte paga altos impostos para estes “senhores” roubarem desta forma.
    Precisamos rápido de um Ditador de mão de Ferro. Esta “Democracia” da treta está a sair muito cara.

  2. As ajudas de custo vão ser cortadas graças à comunicação social que descobriu as fraudes com as falsas residências. Mas nunca há devolução do que é gamado.

  3. Ora aí está… e assim se compreende a vontade do Santana ir a correr criar um novo partido para deitar a mão a um bocado deste “pote”!…
    E são “apenas” 3,1 milhões para ajudas de custo!…

  4. Este artigo faz-me lembrar os artigos que se liam antes do 25 de Abril de 74… e mais não digo porque posso ser multado supresa!

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …