Aquarius vai para Espanha com ajuda de barcos militares italianos

Christophe Petit Tesson / EPA

O navio Aquarius, da ONG francesa SOS Mediterranée, que as autoridades italianas e maltesas se recusaram a acolher

O barco com mais de 600 migrantes, que Itália e Malta se recusaram a acolher, vai fazer a viagem até Espanha com a ajuda de dois barcos militares italianos.

Após Espanha se ter oferecido para receber, no porto de Valência, o barco Aquarius, onde se encontram 629 migrantes – 123 das quais são menores não acompanhados e sete grávidas – o responsável pelas operações marítimas da SOS Mediterranée, ONG francesa responsável pelo navio, informou que não havia condições para chegar em segurança.

No entanto, a viagem, que deverá demorar quatro dias a ser feita, já está assegurada, uma vez que dois barcos militares italianos vão ajudar a processar toda a operação, avança o Observador. O Aquarius vai transportar uma centena de migrantes e está previsto que os restantes viajem em duas embarcações da Guarda Costeira e da Marinha Italiana que, esta manhã, também se dispuseram a levar alimentos e medicamentos.

Esta terça-feira, o presidente do conselho executivo da Córsega, Gilles Simeoni, também anunciou estar disponível para acolher o barco.

A oferta de acolher o navio em Valência foi uma decisão direta e pessoal do novo presidente do Governo, Pedro Sánchez, considerando ser a sua obrigação “ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e oferecer um porto seguro a estas pessoas, cumprindo desta forma as obrigações do direito internacional”.

Recorde-se que os migrantes foram resgatados do Mediterrâneo no fim-de-semana e o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, proibiu o barco de atracar num porto do país, embora várias cidades – Palermo, Nápoles, Messina e Régio de Calábria – tenham desafiado o Governo e mostraram-se disponíveis para receber o Aquarius.

european_parliament / Flickr

Matteo Salvini, líder da Liga e novo ministro do Interior italiano

Itália pediu a Malta que acolhesse os migrantes, mas o Executivo maltês defendeu que a responsabilidade era de Itália porque as operações de salvamento ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

Entretanto, a presidente da Câmara de Madrid, Manuela Carmena, disse que a capital pode acolher 20 famílias, até um máximo de 100 pessoas. Numa mensagem no Twitter, a autarca afirmou que “com a ajuda de todos a situação pode ser resolvida em breve”.

A Câmara de Madrid está a aguardar que o Governo central aceite a oferta, segundo fontes municipais, e a vice-presidente do Governo, Carmen Calvo, pediu ao presidente da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), Abel Caballero, que coordene as ofertas que estão a chegar aos municípios para hospedar os 629 migrantes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros já afirmou que Espanha, ao oferecer-se para acolher os migrantes a bordo do Aquarius, quer pressionar os líderes da União Europeia a discutir as políticas de migração ainda este mês.

Josep Borrell disse à radio espanhola Ser que o gesto de Espanha procura impedir que os países ignorem a situação ao “permitir que um membro da UE lide com o problema enquanto os restantes descartam responsabilidades”.

O governante prometeu levar o problema aos chefes de Estado ou de Governo da UE, no Conselho Europeu a realizar-se nos dias 28 e 29 de junho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Prasitas a ajudar parasitas, mas os conflitos acabaram, portanto hora de retornar as origens. A Europpa tem 40 milhoes de pobres e andamos a sustentar originarios de paises ricos cheios de petroleo

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …