/

Apple remove aplicação que promovia festas secretas durante a pandemia

ddxxx / Flickr

Uma aplicação norte-americana que promovia festas privadas durante a pandemia de covid-19 foi removido da App Store, loja de aplicações da Apple.

O Vybe Together autodenomina-se uma “comunidade privada para encontrar, participar e hospedar festas”. Um vídeo recente na sua conta na rede social TikTok afirmava que a ferramenta organizava festas privadas todos os fins de semana.

De acordo com o The Verge, os utilizadores do aplicação precisavam de enviar um perfil para aprovação, incluindo a conta do Instagram, bem como fotografias em festas. Depois de aceites na aplicação, os utilizadores poderiam inscrever-se para participar em festas.

A sua participação seria aprovada pelos organizadores. Os candidatos aprovados recebem a morada da festa duas horas antes do evento.

Um representante da aplicação disse ao The Verge que a ferramenta tinha alguns milhares de utilizadores.

“Algumas pessoas terríveis criaram uma aplicação para encontrar e promover grandes festas secretas e inseguras e estão a usar o TikTok para comercializá-lo para milhões de pessoas”, escreveu a repórter do The New York Times Taylor Lorenz no Twitter, partilhando imagens de um vídeo promocional da aplicação divulgado no TikTok.

O vídeo mostrava pessoas a dançar e a anunciar uma festa de Ano Novo em Nova Iorque. No entanto, em Nova Iorque, as reuniões internas e externas são limitadas a 10 pessoas e os bares e restaurantes estão fechados.

Em declarções à BBC, o TikTok disse que a conta foi removida por violar as diretrizes da comunidade. O perfil tinha apenas 139 seguidores e três vídeos.

No entanto, uma página no seu site, agora removido, afirmava: “Estamos cientes de que a covid-19 é um grande problema de saúde… Fazer festas em grande escala é muito perigoso. É por isso que não apoiamos isto. Mas a Vybe é um meio-termo, sem grandes festas, mas pequenas reuniões. Poderíamos estar a viver, pelo menos um pouco durante esses tempos, com Vybe.”

Embora a sua conta na plataforma, assim como o seu próprio site, tenham sido retirados, a empresa promete regressar às atividades. “A App Store derrubou-nos! Voltaremos! Siga para se manter atualizado!”, afirmou a empresa na descrição da sua conta no Instagram.

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.