“António Costa está com medo da sombra e psicologicamente frágil”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

Neste domingo à noite, Luís Marques Mendes destacou uma frase do primeiro-ministro, António Costa, para garantir que mostra o “estado de espírito” de quem está com “medo”.

Este sábado, na tomada de posse, António Costa afirmou: “cada eleição vale por si e nenhuma se substitui às demais ou altera o mandato da Assembleia da República ora eleita”. Para Luís Marques Mendes, este foi um “momento” que “passou despercebido” nas análises feitas aos discursos proferidos este fim de semana no Palácio da Ajuda.

Segundo o comentador do Jornal da Noite da SIC, esta frase é da maior importância, uma vez que destaca o “estado de espírito” do primeiro-ministro que, segundo Marques Mendes, sente “medo”.

“Medo” de um “mau resultado” nas eleições autárquicas, no outono de 2021; “medo” da forma como decorrerá o segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, que, sendo o caso, será reeleito em janeiro de 2021; e “medo” de possíveis eleições legislativas antecipadas.

António Costa está com medo da sombra e psicologicamente frágil”, sublinhou o comentador político, citado pelo Expresso, acrescentando tal “fragilidade psicológica pode dar fragilidade política”.

O ex-líder do PSD prevê que neste mandato “as coisas não vão correr bem”. Para Marques Mendes, o facto de haver “ministros muito desgastados”, “faz lembrar o terceiro Governo de Cavaco Silva (1991-1995)”.

O comentador antevê mesmo uma remodelação, já em 2021, na qual entrarão Mário Centeno e Augusto Santos Silva (Centeno poderá até querer sair antes, diz). Na ocasião, também na Ciência, Saúde e Educação haverá troca de ministros.

Mesmo assim, “acho que o Governo durará quatro anos: primeiro, porque António Costa não se demite”. Na opinião de Marques Mendes, quando Costa disse “comigo não haverá pântanos”, “o que ele quis dizer foi que não se demitirá como fez Guterres; depois, porque a oposição não o consegue derrubar. A esquerda toda juntar-se a toda a direita para derrubar um Governo de esquerda é uma missão quase impossível”.

Ainda assim, admite que será cada vez mais premente o tema da sucessão de António Costa no PS e quem disputará a liderança com Pedro Nuno Santos. Fernando Medina, Ana Catarina Mendes, Francisco Assis são algumas hipóteses apontadas por Mendes.

Discursos no Palácio da Ajuda

Quanto ao discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, o comentador afirma ter visto um discurso “diferente do habitual”: o Presidente da República foi “justo na análise do passado” [do Governo de Costa]; “distante na análise do presente”, remetendo as opções tomadas para a “responsabilidade do primeiro-ministro”; e, sobre o que Costa tem pela frente, “mais exigente do que o habitual, para memória futura”.

Já sobre a intervenção do primeiro-ministro, Marques Mendes disse que teve “muita substância”. Ainda assim, tendo recordado os quatro objetivos estratégicos assumidos no programa do Governo [alterações climáticas, demografia, desigualdades e sociedade digital ], salientou que houve aspetos omissos, sobre os quais Costa não disse “nem uma palavra”.

Há questões cruciais às quais “faltam” respostas e, na opinião de Marques Mendes, são três: crescimento económico, competitividade fiscal e investimento público.

Houve tempo ainda para “anúncios bons”: o aumento do salário mínimo e o fecho antecipado das centrais termoelétricas do Pego e de Sines, e um “anúncio completamente demagógico” – a promessa de Conselhos de Ministros descentralizados.

O Governo está a preparar a retirada de três secretarias de Estado de Lisboa para locais como Castelo Branco, Bragança e Guarda. Algo que o comentador considera não ser mais do que “show off, apenas a pensar nas eleições autárquicas”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …

FPF suspende a Supertaça Cândido de Oliveira de 2020

A Supertaça portuguesa foi, esta quarta-feira, suspensa após decisão da Federação Portuguesa de Futebol. O objetivo é aliviar o calendário de SL Benfica e FC Porto na Europa. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, esta …