Ana Gomes sobe, Marcelo cai (mas pode ser reeleito à primeira volta)

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, durante o anúncio da sua candidatura à Presidência da República.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que a candidata presidencial Ana Gomes sobe nas intenções de voto. Marcelo Rebelo de Sousa está em queda, mas ainda pode ser reeleito à primeira volta.

De acordo com o Jornal de Negócios, a sondagem da Intercampus revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes subiu de 14% das intenções de voto para 17,2%.

Entretanto, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou a sua recandidatura a Belém, perdeu quatro pontos percentuais, fixando-se no 56,2%.

Em meados de julho, Marcelo Rebelo de Sousa reunia 70,8% das intenções de voto – número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

Já o líder do Chega, André Ventura, que prometeu demitir-se se ficar atrás de Ana Gomes na eleição, caiu mais de um ponto para 8,2% das intenções de voto.

A candidata bloquista Marisa Matias mantém-se estável com 6,1% e o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, ganha um ponto e chega aos 1,5%.

O candidato comunista João Ferreira surge com 2,6%, abaixo dos 2,9% que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recolhia no mês passado quando não tinha sido ainda revelado o nome que os comunistas iriam apresentar na corrida presidencial.

Além destes, o ex-candidato presidencial Tino de Rans e o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, também já confirmaram pretender disputar as presidenciais do próximo ano.

O Jornal de Negócios adianta ainda que Marcelo pretende marcar as eleições para o terceiro (dia 17) ou quarto (dia 24) domingo de janeiro.

O inquérito da Intercampus teve em conta um universo de 609 entrevistas, feitas a 291 homens e 318 mulheres com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental (232 no Norte, 163 em Lisboa, 143 no Centro, 45 no Alentejo e 26 no Algarve).

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “André Ventura ameaça demitir-se caso Ana Gomes fique à sua frente nas eleições”

    Vamos ver se o bispo Edir Ventura cumpre e se retira para o templo da IURB (Igreja Universal do Reino do Basta)
    Vá com deus, aliás, vá com tudo.

  2. Todos sabem que há muito esquerdalho atascado no PS. O lugar deles era no PCP ou no berloque. Esses não vão votar Marcelo. Em quem é que eles vão votar? Na defensora dos terroristas, evidentemente. Quanto ao candidato do PCP é natural que leve uma banhada. Esse grupelho anda pelas ruas da amargura e quando houver novas eleições deve desaparecer. Já não é sem tempo!!

  3. A subserviência que o senhor PR vem prestando ao senhor Costa começa a dar demasiado nas vistas e o encanto começa-se a desvanecer!

  4. Triste país este que confere confiança a uma candidata que apenas faz a sua campanha baseada em vagas teorias politicas de demagogia esquerdista e sem adequação à realidade.
    No caso remotíssimo de ser eleita, esta “vomiatadora de ódio” irá fracturar a sociedade, dar força a uma mina à deriva como é o ministro das infraestruturas.
    Estaremos mais de Espanha e mais longe da Europa. Mas que seja tudo pelo socialismo…

  5. O presidente Marcelo resolveu fazer uma sessão de streap-tease e o resultado foi ficar despido de uns tantos votos. O povo não gosta e, por isso, perdeu logo os votos das mães de Bragança que nem podem ouvir falar de tal pouca vergonha!

  6. Daqui até ao fim o presidente ainda vai perder mais. Já da outra vez não votei nele e agora ainda muito menos. Claro que não vou votar nessa defensora dos terroristas nem noutra esquerdalha (caviar).

RESPONDER

"Falta de transparência". Sindicato acusa Ryanair de violar Código do Trabalho com despedimento coletivo no Porto

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou a Ryanair de violar o Código do Trabalho, ao iniciar um despedimento coletivo na base do Porto enquanto promove cursos de formação para …

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …