Ana Gomes sobe, Marcelo cai (mas pode ser reeleito à primeira volta)

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, durante o anúncio da sua candidatura à Presidência da República.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que a candidata presidencial Ana Gomes sobe nas intenções de voto. Marcelo Rebelo de Sousa está em queda, mas ainda pode ser reeleito à primeira volta.

De acordo com o Jornal de Negócios, a sondagem da Intercampus revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes subiu de 14% das intenções de voto para 17,2%.

Entretanto, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou a sua recandidatura a Belém, perdeu quatro pontos percentuais, fixando-se no 56,2%.

Em meados de julho, Marcelo Rebelo de Sousa reunia 70,8% das intenções de voto – número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

Já o líder do Chega, André Ventura, que prometeu demitir-se se ficar atrás de Ana Gomes na eleição, caiu mais de um ponto para 8,2% das intenções de voto.

A candidata bloquista Marisa Matias mantém-se estável com 6,1% e o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, ganha um ponto e chega aos 1,5%.

O candidato comunista João Ferreira surge com 2,6%, abaixo dos 2,9% que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recolhia no mês passado quando não tinha sido ainda revelado o nome que os comunistas iriam apresentar na corrida presidencial.

Além destes, o ex-candidato presidencial Tino de Rans e o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, também já confirmaram pretender disputar as presidenciais do próximo ano.

O Jornal de Negócios adianta ainda que Marcelo pretende marcar as eleições para o terceiro (dia 17) ou quarto (dia 24) domingo de janeiro.

O inquérito da Intercampus teve em conta um universo de 609 entrevistas, feitas a 291 homens e 318 mulheres com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental (232 no Norte, 163 em Lisboa, 143 no Centro, 45 no Alentejo e 26 no Algarve).

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “André Ventura ameaça demitir-se caso Ana Gomes fique à sua frente nas eleições”

    Vamos ver se o bispo Edir Ventura cumpre e se retira para o templo da IURB (Igreja Universal do Reino do Basta)
    Vá com deus, aliás, vá com tudo.

  2. Todos sabem que há muito esquerdalho atascado no PS. O lugar deles era no PCP ou no berloque. Esses não vão votar Marcelo. Em quem é que eles vão votar? Na defensora dos terroristas, evidentemente. Quanto ao candidato do PCP é natural que leve uma banhada. Esse grupelho anda pelas ruas da amargura e quando houver novas eleições deve desaparecer. Já não é sem tempo!!

  3. A subserviência que o senhor PR vem prestando ao senhor Costa começa a dar demasiado nas vistas e o encanto começa-se a desvanecer!

  4. Triste país este que confere confiança a uma candidata que apenas faz a sua campanha baseada em vagas teorias politicas de demagogia esquerdista e sem adequação à realidade.
    No caso remotíssimo de ser eleita, esta “vomiatadora de ódio” irá fracturar a sociedade, dar força a uma mina à deriva como é o ministro das infraestruturas.
    Estaremos mais de Espanha e mais longe da Europa. Mas que seja tudo pelo socialismo…

  5. O presidente Marcelo resolveu fazer uma sessão de streap-tease e o resultado foi ficar despido de uns tantos votos. O povo não gosta e, por isso, perdeu logo os votos das mães de Bragança que nem podem ouvir falar de tal pouca vergonha!

  6. Daqui até ao fim o presidente ainda vai perder mais. Já da outra vez não votei nele e agora ainda muito menos. Claro que não vou votar nessa defensora dos terroristas nem noutra esquerdalha (caviar).

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …