Ana Gomes sobe, Marcelo cai (mas pode ser reeleito à primeira volta)

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, durante o anúncio da sua candidatura à Presidência da República.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que a candidata presidencial Ana Gomes sobe nas intenções de voto. Marcelo Rebelo de Sousa está em queda, mas ainda pode ser reeleito à primeira volta.

De acordo com o Jornal de Negócios, a sondagem da Intercampus revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes subiu de 14% das intenções de voto para 17,2%.

Entretanto, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou a sua recandidatura a Belém, perdeu quatro pontos percentuais, fixando-se no 56,2%.

Em meados de julho, Marcelo Rebelo de Sousa reunia 70,8% das intenções de voto – número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

Já o líder do Chega, André Ventura, que prometeu demitir-se se ficar atrás de Ana Gomes na eleição, caiu mais de um ponto para 8,2% das intenções de voto.

A candidata bloquista Marisa Matias mantém-se estável com 6,1% e o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, ganha um ponto e chega aos 1,5%.

O candidato comunista João Ferreira surge com 2,6%, abaixo dos 2,9% que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recolhia no mês passado quando não tinha sido ainda revelado o nome que os comunistas iriam apresentar na corrida presidencial.

Além destes, o ex-candidato presidencial Tino de Rans e o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, também já confirmaram pretender disputar as presidenciais do próximo ano.

O Jornal de Negócios adianta ainda que Marcelo pretende marcar as eleições para o terceiro (dia 17) ou quarto (dia 24) domingo de janeiro.

O inquérito da Intercampus teve em conta um universo de 609 entrevistas, feitas a 291 homens e 318 mulheres com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental (232 no Norte, 163 em Lisboa, 143 no Centro, 45 no Alentejo e 26 no Algarve).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “André Ventura ameaça demitir-se caso Ana Gomes fique à sua frente nas eleições”

    Vamos ver se o bispo Edir Ventura cumpre e se retira para o templo da IURB (Igreja Universal do Reino do Basta)
    Vá com deus, aliás, vá com tudo.

  2. Todos sabem que há muito esquerdalho atascado no PS. O lugar deles era no PCP ou no berloque. Esses não vão votar Marcelo. Em quem é que eles vão votar? Na defensora dos terroristas, evidentemente. Quanto ao candidato do PCP é natural que leve uma banhada. Esse grupelho anda pelas ruas da amargura e quando houver novas eleições deve desaparecer. Já não é sem tempo!!

  3. A subserviência que o senhor PR vem prestando ao senhor Costa começa a dar demasiado nas vistas e o encanto começa-se a desvanecer!

  4. Triste país este que confere confiança a uma candidata que apenas faz a sua campanha baseada em vagas teorias politicas de demagogia esquerdista e sem adequação à realidade.
    No caso remotíssimo de ser eleita, esta “vomiatadora de ódio” irá fracturar a sociedade, dar força a uma mina à deriva como é o ministro das infraestruturas.
    Estaremos mais de Espanha e mais longe da Europa. Mas que seja tudo pelo socialismo…

  5. O presidente Marcelo resolveu fazer uma sessão de streap-tease e o resultado foi ficar despido de uns tantos votos. O povo não gosta e, por isso, perdeu logo os votos das mães de Bragança que nem podem ouvir falar de tal pouca vergonha!

  6. Daqui até ao fim o presidente ainda vai perder mais. Já da outra vez não votei nele e agora ainda muito menos. Claro que não vou votar nessa defensora dos terroristas nem noutra esquerdalha (caviar).

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …