Ana Gomes sobe, Marcelo cai (mas pode ser reeleito à primeira volta)

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, durante o anúncio da sua candidatura à Presidência da República.

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que a candidata presidencial Ana Gomes sobe nas intenções de voto. Marcelo Rebelo de Sousa está em queda, mas ainda pode ser reeleito à primeira volta.

De acordo com o Jornal de Negócios, a sondagem da Intercampus revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes subiu de 14% das intenções de voto para 17,2%.

Entretanto, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não anunciou a sua recandidatura a Belém, perdeu quatro pontos percentuais, fixando-se no 56,2%.

Em meados de julho, Marcelo Rebelo de Sousa reunia 70,8% das intenções de voto – número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

Já o líder do Chega, André Ventura, que prometeu demitir-se se ficar atrás de Ana Gomes na eleição, caiu mais de um ponto para 8,2% das intenções de voto.

A candidata bloquista Marisa Matias mantém-se estável com 6,1% e o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, ganha um ponto e chega aos 1,5%.

O candidato comunista João Ferreira surge com 2,6%, abaixo dos 2,9% que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recolhia no mês passado quando não tinha sido ainda revelado o nome que os comunistas iriam apresentar na corrida presidencial.

Além destes, o ex-candidato presidencial Tino de Rans e o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, também já confirmaram pretender disputar as presidenciais do próximo ano.

O Jornal de Negócios adianta ainda que Marcelo pretende marcar as eleições para o terceiro (dia 17) ou quarto (dia 24) domingo de janeiro.

O inquérito da Intercampus teve em conta um universo de 609 entrevistas, feitas a 291 homens e 318 mulheres com mais de 18 anos e residentes em Portugal continental (232 no Norte, 163 em Lisboa, 143 no Centro, 45 no Alentejo e 26 no Algarve).

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “André Ventura ameaça demitir-se caso Ana Gomes fique à sua frente nas eleições”

    Vamos ver se o bispo Edir Ventura cumpre e se retira para o templo da IURB (Igreja Universal do Reino do Basta)
    Vá com deus, aliás, vá com tudo.

  2. Todos sabem que há muito esquerdalho atascado no PS. O lugar deles era no PCP ou no berloque. Esses não vão votar Marcelo. Em quem é que eles vão votar? Na defensora dos terroristas, evidentemente. Quanto ao candidato do PCP é natural que leve uma banhada. Esse grupelho anda pelas ruas da amargura e quando houver novas eleições deve desaparecer. Já não é sem tempo!!

  3. A subserviência que o senhor PR vem prestando ao senhor Costa começa a dar demasiado nas vistas e o encanto começa-se a desvanecer!

  4. Triste país este que confere confiança a uma candidata que apenas faz a sua campanha baseada em vagas teorias politicas de demagogia esquerdista e sem adequação à realidade.
    No caso remotíssimo de ser eleita, esta “vomiatadora de ódio” irá fracturar a sociedade, dar força a uma mina à deriva como é o ministro das infraestruturas.
    Estaremos mais de Espanha e mais longe da Europa. Mas que seja tudo pelo socialismo…

  5. O presidente Marcelo resolveu fazer uma sessão de streap-tease e o resultado foi ficar despido de uns tantos votos. O povo não gosta e, por isso, perdeu logo os votos das mães de Bragança que nem podem ouvir falar de tal pouca vergonha!

  6. Daqui até ao fim o presidente ainda vai perder mais. Já da outra vez não votei nele e agora ainda muito menos. Claro que não vou votar nessa defensora dos terroristas nem noutra esquerdalha (caviar).

RESPONDER

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …

FC Porto arrisca sanção da UEFA por incidentes nos jogos contra o City

A UEFA pode vir a sancionar o FC Porto devido a episódios que aconteceram no âmbito dos jogos da Liga dos Campeões contra o Manchester City. Em causa estão, nomeadamente, alegados insultos dirigidos por elementos …