Sondagem dá vitória a Marcelo à primeira volta. Ana Gomes à frente de André Ventura

Estela Silva / Lusa

Uma sondagem do ICS/ISCTE para o semanário Expresso e para a SIC dá a Marcelo Rebelo de Sousa a vitória na primeira ronda nas eleições presidenciais, caso o atual Chefe de Estado concorra a um segundo mandato.

Apesar de não ter revelado ainda publicamente se irá concorrer a um segundo mandato a Belém, Marcelo Rebelo de Sousa reúne 65% das intenções de votos dos portugueses, ultrapassando a percentagem com que foi eleito em 2016 (52%).

Segundo esta pesquisa de opinião, o atual Presidente da República vencerá à primeira volta mas não conseguirá alcançar o resultado histórico de Mário Soares, que conseguiu reunir 70,35% dos votos dos portugueses em 1991.

Em segundo lugar na sondagem esta sexta-feira divulgada surge a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes (12%), com mais quatro pontos percentuais do que o líder e deputado único do Chega, André Ventura (8%). Segue-se depois a bloquista Marisa Matias (7%) e o candidato presidencial do PCP, João Ferreira (8%).

De acordo com a pesquisa de opinião, André Ventura falhará o seu objetivo pessoal de reunir mais votos do que a socialista Ana Gomes.

Os restantes candidatos reúnem 1% das intenções de votos.

A sondagem foi conduzida entre 14 e 24 de setembro e contou com uma amostra composta por 801 voluntários, sendo a margem de erro máxima associada à mesma de +/- 3,5%, com um nível de confiança de 95%.

A pouco menos de seis meses do fim do mandato do atual Presidente da República, são já oito os pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa.

São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e João Ferreira, do PCP.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Não me acredito nada que o André Ventura esteja atrás da Ana Gomes em intenções de votos, acho este tipo de notícias mais uma campanha negativa contra o candidato do CHEGA, assim como outras iniciativas tipo o Ricardo Araújo Pereira a denegrir a imagem do Ventura, ou até entrevistas dramáticas na TVI a promover a Ana Gomes. Enfim…

    • A palavra do Ventura vale tanto como a de um papagaio!…
      É só ver o “verdadeiro artista” a mentir à descarada a poucos dias de ser eleito deputado:
      poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-defende-regime-de-exclusividade-de-deputados-mas-acumula-salario-de-consultor-privado

  2. Não me surpreende que a defensora dos terroristas tenha uma boa votação porque vai haver muito esquerdalho, dentro do PS, que vai votar nela. Desses que já se deveriam ter mudado há muito tempo de armas e bagagens para o berloque, para o PCP ou ainda mais para a esquerda.

    • Não me digas que o encantador de burros/profeta/advogado vigarista não consegue enganar mais ovelhinhas do que a A. Gomes!…
      Tem que ir ao Brasil/ EUA para treinar mais e melhor como manipular o rebanho…

  3. Ohhhh, e agora o que vai ser do bispo Edir Ventura? E o rebanho ( ou será cáfila)?
    E eu que, se ele ficasse à frente da dra Ana Gomes, ia organizar um peditório para a construção do Templo dos Milagres para Otários, na Ilha Deserta.
    Assim, resta voltar para a Inspeção Tributária, não vá o Lalanda e Castro precisar dele.

  4. A esquerda reacionária anda muito nervosa. E com razão. Finalmente há alguém para dar luta aos PSR’s, às UDP’s, aos trostkitas-leninistas, aos maoístas e também aos arrogantes e ignorantes mal educados que fazem comentários no ZAP. Também há por aqui um certo artista mascarado de comentador que sofre de uma patologia psicólogica denominada de projeção. Esse indivíduo transfere para André Ventura tudo aquilo que ele vê na esquerda radical. No dia das eleições saberemos qual o resultado de todos os candidatos. O que eu não sabia era que 8% ou 10% causavam assim tanta urticária aos radicais! Quanto à demissão, o que interessa isso, mesmo que peça demissão pode sempre candidatar-se outra vez, e mesmo que saísse de vez, isso não significava o fim do partido! Se um Ventura incomoda muita gente, dois Venturas incomodam muito mais! E se dois Venturas incomodam muita gente, milhares de Venturas eliminarão o comunismo da face da terra!

RESPONDER

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …