Ana Gomes. “Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica”

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19.

No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou vários temas nacionais, nomeadamente a terceira fase de desconfinamento, que se inicia esta segunda-feira, e o aumento de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente o surto detetado no bairro da Jamaica, no Seixal.

“Vimos bairros, esta semana, como o bairro da Jamaica, que não é o único, onde as pessoas vivem sem as mínimas condições de salubridade. Não se percebe porque é que os poderes públicos, a nível municipal e a nível do Estado governamental, não intervieram.”

“O bairro da Jamaica existe há 40 anos. Da mesma maneira que, esta semana, vimos o Presidente da República ir a um hotel verificar as condições de higiene, estou à espera de o ver também ir a este bairro”.

“Não só para apurar responsabilidades por uma situação que se arrasta há 40 anos, com particular incidência numa comunidade com condições de vida mais desfavorecidas, mas sobretudo pelas proporções e pelas medidas que podem ser desde já tomadas para aliviar os problemas que enfrentam as comunidades neste tipo de bairros e que não podem persistir”, acrescenta.

Questionada sobre o seu momento de reflexão para uma eventual candidatura à Presidência da República, a ex-eurodeputada disse que “está a continuar” e que, quando a concluir, anunciará a sua decisão.

“Vou ouvir pessoas que muito prezo, incluindo a minha própria família. Tenho recebido muitos incentivos, mas também tenho recebido muitos desincentivos de pessoas que gostam muito de mim. A seu tempo eu falarei“, afirmou.

Ana Gomes admitiu refletir sobre uma candidatura a Belém depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter feito alusão à eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa na visita à fábrica da Autoeuropa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O bairro da Jamaica existe há 40 anos e a câmara do Seixal sempre foi e é comunista. Isto a mim diz-me muito acerca da treta demagógica dos comunistas.

  2. Ana, parece impossível! Queria que o presidente contraísse o vírus e passar a ter, assim, mais probabilidades de vir a substituí-lo, em Belém?!! Estou só a brincar. Acho que o PCP, com a ajuda do património que possui, podia muito bem contribuir para a melhoria das condições de vida destas pessoas. Não admira que o vírus ali prolifere!! É vergonhoso que estas imagens circulem e que se refiram a um país europeu do séc. XXI!!!

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …