“Há outras prioridades”. Ana Gomes está a refletir sem “pressa” sobre eventual candidatura a Belém

Tiago Petinga / Lusa

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a “refletir” sobre uma eventual candidatura à Presidência da República.

Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura a Belém. A ex-eurodeputada disse que existem, neste momento, “outras prioridades”, por isso ainda está a “refletir”. “Não tenho prazo, nem há pressa”, afirmou.

Ana Gomes agradeceu as “mensagens de simpatia e encorajamento” que tem recebido, mas sublinhou que as presidenciais não são uma questão prioritária.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir sobre uma candidatura à Presidência da República depois de, na semana passada, António Costa ter feito alusão à eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ana Gomes não gostou, mas não foi a única. Manuel Alegre não gostou de ouvir Costa sobre recandidatura de Marcelo porque é preciso respeitar as regras dentro do partido.

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse que o Bloco apresentará “no seu tempo” a “sua candidatura” à Presidência da República, considerando ainda que e o PS “anda muito agitado” com este tema.

Ana Gomes aproveitou ainda para deixar uma palavra de apreço à ministra da Saúde, à Direção-Geral da Saúde (DGS) e aos cientistas pelas “coisas positivas e animadoras” sobre a pandemia, mas salientou que é necessário “olhar para os sinais alarmantes” da crise que se adivinha, como o desemprego a subir; “mais de 1,2 milhões de pessoas em lay off; e um “recorde de afluências ao Banco Alimentar e junto da Caritas”.

Para a política, “o lay-off terá de ser prolongado até ao fim do ano”, em termos semelhantes ou de forma adaptada, “tal como as moratórias”. Além disso, para Ana Gomes, todos os trabalhadores têm de ser abrangidos.

A ex-eurodeputada recordou o caso dos artistas. “Sinto-me chocada e entristecida” pela situação que atravessam. “Um país sem cultura não é um país”, disse.

António Costa anunciou um apoio de 30 milhões de euros para a Cultura, que foi recebido com “preocupação” pelo setor das Artes. Há dúvidas quanto à forma como será aplicado o dinheiro e de onde é que ele vem. Enquanto isso, os autarcas dizem que não chega.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …